Menu

O que fazer para diminuir as manchas de espinha no rosto

Saiba o que pode ser feito para amenizar manchas deixadas por espinhas.

As acnes são os terríveis vilões de quem preza pela saúde de sua pele. Suas causas podem ser variadas e elas podem aparecer em diferentes partes de nosso corpo, provocando um baita desconforto e afetando não só a estética da pessoa, mas trazendo incômodos. Mesmo quando a pessoa não tem o hábito de ficar espremendo-as com os dedos – que também contribui para que elas deixem suas marcas – as espinhas podem deixar cicatrizes bastante visíveis, dependendo do tamanho e da gravidade delas. Em algumas pessoas, elas são menores e em menor quantidade, desaparecendo rapidamente em poucos dias. Em outras, no entanto, as espinhas crescem em demasia, enchem-se de pus e, em casos como esse, as manchas são quase inevitáveis.

Essas manchas, geralmente, são de cor amarronzada ou apresentam-se como buracos na pele. Apesar de muitas das cavidades serem de difícil eliminação e precisarem de um tratamento a longo prazo, existem vários remédios caseiros, que, no caso das espinhas, funcionam e ajudam a amenizar as regiões afetadas, podendo diminuir as manchas ou até ajudar a extingui-las de vez.

Esfoliação de pele
Mesmo para quem já faz tratamento de pele ou para quem não tem tendência a ter espinhas, a esfoliação é importante para nossa pele, pois ela elimina todas as células mortas e atua na renovação da derme, o que, consequentemente, ajuda a evitar o aparecimento de espinhas e cravos. Esse processo de limpeza também ajuda a eliminar manchas deixadas pelas acnes e a esfoliação pode ser feita usando um esfoliante apropriado para seu tipo de pele. Uma receita bastante eficaz é misturar açúcar mascavo e mel – uma colher de chá para cada. Após misturar os dois ingredientes, aplique-os sobre seu rosto fazendo movimentos circulares e, depois, é só enxaguar com água. Fazendo a aplicação de uma a duas vezes por semana já será o suficiente para ver um bom resultado.

Vinagre de maçã
Um produto extremamente eficaz para tratamentos de pele. O vinagre de maçã é uma forma natural de tratar manchas de pele e traz uma série de benefícios que ajudam na eliminação de manchas deixadas por acnes. Para aplicar o vinagre de maçã sobre o rosto, o ideal é empapar um pedaço de algodão antes e deixar que o vinagre atue por 10 ou 15 minutos, enxaguando a região logo após.

Mel e limão
Dentre todos os remédios caseiros para remover manchas de acnes, o suco de limão está entre os melhores. Ele ajuda não só a remover as manchas e atuar na otimização da estética e saúde da pele, mas auxilia no clareamento das manchas mais escuras. No entanto, é importante lembrar que o limão – assim como outras frutas com alta concentração de Vitamina C – precisa ser aplicado durante a noite, pois seu contato com a luz do sol irá gerar mais manchas na pele e escurecer ainda mais as que já existem. Para aplicar, pressione-o de forma suave sobre as manchas e deixe que ele atue por 15 minutos. Em seguida, enxague o rosto e aplique um hidratante que pode ser aquele que você usa habitualmente. O mel é outro componente que ajuda a remover manchas na pele. Você pode optar por usar o mel sozinho ou junto ao limão. Para misturá-los, acrescente 2 colheres de mel no suco do limão e, após a aplicação, deixe atuar por 25 minutos.

Babosa (Aloe Vera)
Para quem ainda não conhece a Aloe Vera, ela é uma planta conhecida no mundo inteiro pelos inúmeros benefícios que traz para a saúde, sendo amplamente utilizada no setor de cosméticos e em tratamentos de estética. Para eliminação de manchas, o Aloe Vera também é muito eficiente. Basta cortar uma folha da planta ao meio e retirar sua polpa. Em seguida, aplique a polpa sobre a região das manchas e deixe atuar por cerca de 20 minutos. Para concluir, enxague com água morna. Por se tratar de um produto 100% natural, você pode aplicá-lo todas as noites antes de deitar-se.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).