11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 Hábitos que causam estrias

Conheça 5 hábitos que podem causar ou piorar as estrias.

A mulher moderna está cada vez mais antenada com o mundo da beleza e querendo estar sempre bela e satisfeita com seu corpo. E quando estamos falando sobre beleza e corpo ideal é inevitável não lembrarmos das estrias. As estrias são uma das grandes reclamações das mulheres e mesmo quem não as tem imagine o quão frustrante é sair por aí com uma pele de “casca de laranja”.

As estrias surgem a partir do estiramento excessivo da pele, que ocorre através do ganho de peso, podendo também aparecer após uma gravidez, colocação de próteses mamárias ou uso de anabolizantes, por exemplo. O que muitas mulheres não sabem é que existem alguns hábitos que podem estimular o seu aparecimento ou piorar as que já marcam presença no corpo. Conheça abaixo os 5 principais hábitos!

Falta de hidratação

A falta de hidratação da pele, além de ser uma atitude que influencia no aparecimento de estrias, pode acabar contribuindo para uma perda na qualidade da pele. Isso porque nossa pele fica exposta durante o dia todo a todo tipo de poluição e, sem uma hidratação, ela começa a ficar vulnerável. A falta de uma boa hidratação faz a pele perder sua elasticidade e viço. Lembremos também que a pele é a primeira parte do corpo que fica desidratada e, portanto, o ideal é sempre ter um hidratante por perto. Assim, você vai poder mantê-la nutrida, evitando o ressecamento da pele e, consequentemente, as estrias.

Não usar protetor solar

Quem gosta de se cuidar sabe que o protetor solar é um dos itens primordiais para uma pele mais saudável e bela. Isso porque o produto protege a pele do sol, evitando desidratação, manchas, estrias e até doenças mais graves como o câncer. O ideal é escolher um produto que seja adequado para sua pele e, mesmo que esteja usando protetor solar, evitar ficar exposta entre 10h e 16h – horário em que os raios UV ganham intensidade e o calor aumenta. Aliás, uma dica é sempre usar o protetor solar, faça chuva ou faça sol, visto que, mesmo quando o céu está nublado, os raios solares estão entre nós!

Efeito sanfona

Essa dica pode ser clichê, mas é a mais comum entre todas as demais. Com a correria de hoje e tudo o que a mulher precisa realizar em seu dia a dia, muita coisa acaba passando despercebido, inclusive a alimentação. Como causa de uma alimentação desregrada e gordurosa, da falta de tempo para os exercícios físicos e do estresse do trabalho, tem-se o ganho de peso.

O problema é que muita gente acha que vai emagrecer com dietas mirabolantes, o que em geral tem o efeito contrário. A falta de disciplina faz com que a mulher engorde e emagreça com frequência. E não há pele que aguente a isso.

Você também pode gostar de: Efeito Sanfona: O que é e como evitar

Não beber água

Outro hábito que contribui para o desenvolvimento das estrias. Além dos cremes e cuidados externos com a pele, citados acima, a hidratação do corpo também é necessária. A água constitui quase todo o nosso corpo e sem ela a tendência é o corpo começar a padecer, começando pela pele. Em geral, as estrias aparecem devido ao rompimento das fibras elásticas que suportam a camada intermediária de nossa pele, formada principalmente por elastina e colágeno. Quando não há hidratação suficiente, essa camada não é nutrida e isso vai fazer com que a pele comece a perder sua qualidade e envelhecer.

Calças muito apertadas

Você também é daquelas que saem com a calça tão apertada que precisam fazer malabarismos para se sentar? Se, sim, saiba que você tem grandes chances de desenvolver as estrias. A calça apertada, principalmente na região das coxas, é um outro fator agravante para o aparecimento das estrias.

A razão disso é simples: com a calça mais apertada, há um maior atrito do tecido com a pele e, com o tempo, podem aparecer pequeninas cicatrizes ou marcas que vão ajudar no desenvolvimento delas. Além disso, calças muito apertadas sufocam a pele e não a deixam respirar direito, mesmo que ela esteja devidamente hidratada. A calça pode ser justa, desde que não seja exageradamente apertada.

Conheça também: Correção de Cicatrizes

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).