Protetor solar além do que já sabemos!

Descubra alguns benefícios do protetor solar que são pouco divulgados!

O protetor solar já se popularizou no mundo inteiro e está sempre sendo levado com aqueles que vão passar o dia tomando sol na praia ou passar um fim de semana curtindo uma piscina, por exemplo. Ficar sem usar o protetor solar pode trazer sérios problemas para a saúde da pele, além de te deixar com a pele da cor de um pimentão, que começa a descascar e causar todo aquele incômodo logo depois.

O ideal é usá-lo todos os dias, independentemente das mudanças climáticas, uma vez que, mesmo em dias mais nublados ou chuvosos, ainda existe a presença dos raios ultravioletas. Bom, todo mundo já conhece os principais benefícios do protetor solar, mas se engana quem acha que ele só serve para seu propósito de proteção contra raios solares. Os protetores trazem muitos outros benefícios, que, por sinal, são bastante desconhecidos pela sociedade. Listamos abaixo os principais deles!

Evita que a pele resseque
Uma pele desidratada e seca torna-se opaca e sem elasticidade, podendo até mesmo descamar. Aquelas ruguinhas e linhas de expressão também ganham mais notoriedade quando a pele encontra-se ressecada. O protetor solar também é um excelente hidratante e consegue manter sua pele úmida e nutrida, o que contribuirá para a regeneração de seus tecidos. Além disso, uma pele muito seca pode acabar favorecendo infecções, dermatites e outras doenças.

Controla a oleosidade
O protetor solar, mesmo já sendo oleoso, consegue estimular ativos que auxiliam no controle do brilho e da oleosidade da pele. Esses produtos possuem um efeito matizador, que controla a produção de sebo e, com isso, ajuda a tirar a oleosidade da pele.

Protege contra a sujeira
Os hidratantes, bem como os próprios protetores solares, são enriquecidos com agentes antioxidantes em sua composição, tais como as vitaminas C e E, podendo auxiliar na neutralização dos radicais livres e diminuindo as danificações causadas principalmente pela exposição da pele à poluição em excesso.

Previne e clareia manchas
As manchas na pele aparecem, em geral, devido à exposição em excesso à radiação solar. Como alguns protetores apresentam FPS e outros ativos que ajudam no clareamento das manchas, você vai poder tratar, clarear ou prevenir manchas na pele, além de proteger suas propriedades e dar-lhe mais resistência.

Traz mais brilho
Uma nutrição apropriada devolve-nos aquele viço que temos quando a pele está em perfeito estado. Quando a pele está desidratada, ela geralmente fica mais opaca e sem vida. O ideal é recuperar essa luminosidade através da hidratação, que também pode ser feita através do uso de um protetor solar.

Retarda o envelhecimento
O envelhecimento é nada mais do que a lenta perda da hidratação natural de nossa pele. O protetor solar consegue hidratar a pele, nutrir as células e, com isso, retardar o processo de envelhecimento, além de proteger contra os raios UV, evitando rugas, flacidez, manchas e os efeitos do fotoenvelhecimento.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).