11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidado com as mãos: confira algumas dicas!

cuidado com as mãos

Dar atenção ao cuidado com as mãos é importante tanto para garantir uma boa apresentação e mais autoestima quanto para manter a saúde. Afinal, esses membros são constantemente usados e podem sofrer com o contato com produtos diversos, variações de temperaturas, poluição e outros fatores.

Na prática, implementar algumas mudanças no dia a dia faz uma grande diferença nesse cuidado e melhora os resultados. Além disso, é possível recorrer à bioestimulação, como você verá adiante.

Então, veja algumas dicas para cuidar das suas mãos e entenda como colocá-las em prática!

Prefira lavar as mãos com água fria

A temperatura da água é um dos fatores mais importantes quando falamos em cuidado com as mãos. Afinal, uma temperatura elevada retira a oleosidade natural da cútis, aumenta a sensação de ressecamento e ainda pode causar pequenas lesões. Por isso, o ideal é utilizar sempre água fria ou, no máximo, morna.

O melhor é que você não precisa ter receio quanto à higiene. Um estudo publicado no Journal of Food Protection indica que lavar as mãos com água fria remove a mesma quantidade de bactérias que a água morna ou quente. Então, basta acertar no sabonete bactericida para maximizar a limpeza.

Hidrate com cremes específicos

A pele das mãos exige cuidados especiais porque, além de ser fina, pode ficar mais seca que o restante do corpo. Dependendo do seu estilo de vida e se você entra em contato com certos produtos e ativos, isso se torna ainda mais intenso. Portanto, a hidratação das mãos deve estar entre as prioridades.

O indicado é utilizar cremes específicos para a região, pois eles entregarão a fórmula certa que combina rápida absorção e máxima absorção. Quanto à frequência, é importante aplicar o produto algumas vezes no dia, especialmente quando você sentir que a pele precisa de um pouco mais de maciez.

Use protetor solar diariamente

O protetor solar é essencial para proteger a sua pele da radiação solar ultravioleta, que pode causar a degeneração nas células. Além de evitar o fotoenvelhecimento (ou envelhecimento precoce), o filtro também previne o surgimento de manchas e até de câncer de pele.

No entanto, muita gente se esquece de que as mãos precisam desse cuidado, já que elas ficam expostas quase o tempo todo. Afinal, 70% dos casos de um dos tipos ocorrem na região da cabeça, do pescoço ou das mãos.

Portanto, a dica é aplicar protetor solar todos os dias no dorso das mãos, mesmo quando estiver nublado. Prefira um produto à prova d’água para aumentar sua durabilidade, mas é importante reaplicar ao longo do dia.

Agende uma consulta com um profissional

Além dos cuidados que você pode implementar na sua rotina, pode ser interessante buscar ajuda profissional para ter resultados ainda melhores. Nesse caso, é preciso buscar um profissional especialista e que conte com boas técnicas e recursos no cuidado com o corpo.

Dependendo da aparência das suas mãos, é possível recorrer à bioestimulação. Por meio do tratamento conhecido como Radiesse, por exemplo, é possível preencher os sulcos das mãos e áreas com perda de volume com um gel composto por hidroxiapatita de cálcio.

Após o tempo recomendado, o composto estimula a produção de colágeno na região e favorece a firmeza e o aspecto homogêneo da pele. Como cada caso é único, somente a consulta com um especialista poderá indicar o melhor tratamento.

O cuidado com as mãos permite manter a região com aspecto jovem e ainda ajuda na proteção contra doenças, como o câncer de pele. Com a bioestimulação, é possível oferecer ainda mais atenção e conquistar bons resultados para a região.

Se quiser mais dicas de autocuidado e bem-estar, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).