11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Beleza e saúde: como unir o útil ao agradável?

Beleza e saúde em perfeito equilibro

Beleza e saúde são dois aspectos que podem – e devem – caminhar juntos, proporcionando tanto a estética almejada como qualidade de vida e bem estar.

A união de beleza e saúde permite ter o útil e o agradável ao mesmo tempo e o segredo para isso é dar atenção ao corpo, mas também à mente.

O importante é ter consciência de que esses fatores são complementares e, muitas vezes, caminham juntos. Esse é o caso, por exemplo, do protetor solar, que além de diminuir o envelhecimento facial é importante na prevenção do câncer de pele.

Em geral, se algo não está fazendo bem para sua saúde, como uma dieta restritiva com perda nutricional, é provável que ela não será benéfica à beleza também – o efeito sanfona nesse caso.

Como ter equilíbrio entre beleza e saúde?

Pensando nesses fatores, selecionamos abaixo 6 dicas de cuidados que geram benefícios e unem beleza e saúde, garantindo tanto que você alcance a estética desejada como que seja saudável no processo. Confira!

Exercícios físicos

Os exercícios físicos então entre as primeiras recomendações para quem quer ter mais saúde. O sedentarismo prejudica a produção hormonal, pode resultar em dores e ainda tem efeitos estéticos, como ficar acima do peso desejado e flacidez.

Existem dezenas de tipos de exercícios físicos de forma que você pode selecionar um de acordo com seu estilo de vida e preferências pessoais.

Alimentação balanceada

A alimentação é outro fator central para beleza e saúde. No primeiro aspecto, ela influencia o controle de peso, produção hormonal, controle da flacidez, produção de colágeno e elastina.

Além disso, a dieta afeta diretamente a saúde, com uma disposição nutricional suficiente para garantir bem-estar, prevenir doenças de diferentes tipos (diabetes, cardiopatias, estômago etc.) e outros.

Uma dica é sempre priorizar opções naturais na alimentação, como vegetais, frutas, legumes, verduras, oleaginosas, grãos, integrais etc. e reduzir o consumo de processados, gorduras, frituras e açúcares.

Equilíbrio emocional

A beleza e saúde dependem diretamente do equilíbrio emocional. Situações como o estresse e ansiedade impactam negativamente a produção hormonal, com substâncias prejudiciais ao organismo e aparência (acnes, queda de cabelo e outras).

Além disso, esses estados emocionais costumam ser acompanhados de outros problemas, como má alimentação, sedentarismo e insônia.

Descanso de qualidade

Podemos incluir como descanso de qualidade as noites de sono, que devem ter duração apropriada às suas necessidades – em geral 8 horas de sono.

Mas, além disso, pense que descansar também deve fazer parte dos seus momentos acordada, como fazendo uma atividade prazerosa ou apenas evitando a sobrecarga de pensamentos.

A qualidade do descanso vai afetar, por exemplo, questões hormonais, humor e disposição que influenciam na beleza e saúde.

Autocuidado

Os momentos de autocuidado contribuem no equilíbrio emocional e pode ser a rotina de skincare, que vai diretamente afetar a parte estética, mas não apenas.

O autocuidado também pode ser enxergado em outros momentos, como cozinhar algo que gosta, ler, relaxar, viajar entre outras atividades que tragam satisfação pessoal.

Procedimentos estéticos

Apesar de voltados majoritariamente a parte estética, os procedimentos estéticos também podem garantir a união de beleza e saúde.

Em um aspecto direto podemos citar a drenagem linfática, tratamento que contribui na eliminação da linfa e toxinas do organismo, gerando efeitos como redução do inchaço e de medidas.

Em um sentido indireto existem diversas técnicas como radiofrequência, carboxiterapia e laser de CO2 que podem corrigir pequenas insatisfações como depósitos de gordura localizada, flacidez e celulite.

A mudança estética pode motivar a adoção de um estilo de vida mais saudável, incluindo outros itens dessa lista na sua rotina e ser vista como o primeiro passo para que você se enxergue com mais amor-próprio, cuidado e satisfação pessoal.

Portanto, o ideal é manter o equilíbrio entre beleza e saúde, adotando um estilo de vida saudável, mas que também valorize suas individualidades e preferências pessoais.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).