Hidratação de mãos

A forma como uma pessoa gesticula pode dizer muito sobre ela, assim como o estado das mãos de uma mulher. Considerada uma das partes do corpo que têm a pele mais seca, elas sofrem mais ainda por estarem sempre em uso – e, por isso mesmo, precisam de muito mais cuidado. O uso de sabonetes neutros e a aplicação constante de hidratantes tende a minimizar o efeito do tempo, do clima e das substâncias que entram em contato com a pele todos os dias, mas muitas vezes não são suficientes para deixá-las com aspecto jovem e sadio.

As mãos são também um dos primeiros lugares do corpo a denunciar a passagem do tempo. Como a pele é muito seca e fina, logo aparecem rugas difíceis de tirar e as chamadas manchas senis unem-se a pequenas queimaduras e arranhões do cotidiano, que com o tempo começam a escurecer. Por isso, intensificar o cuidado com as mãos a partir dos 30 anos é fundamental para mantê-las com aspecto jovem. Para isso, o melhor é usar protetor solar fator 30 diariamente, 60 quando estiver na praia ou piscina, e investir em massagens e hidratantes para reverter os efeitos do tempo e de produtos de limpeza, por exemplo.

Receitinhas caseiras ajudam a deixar as mãos hidratadas

Há vários cremes específicos para a hidratação das mãos, mas você também pode fazer algumas receitinhas caseiras que costumam ter resultado muito bom. Uma delas, bem fácil, é composta por duas colheres de sopa de aveia, três colheres de sopa de leite e uma colher de chá de mel. Basta misturar tudo em uma tigela e aplicar com movimentos circulares deixando agir por 15 minutos. Depois é só lavar com água abundante.

Esfoliante elimina as células mortas rejuvenescendo a pele das mãos

Você também pode fazer um creme esfoliante para eliminar as células mortas, suavizando manchas e marcas. Basta misturar uma colher de sopa de aveia e outra de seu creme hidratante preferido. Deixe os flocos amolecerem por cinco minutos e aplique, deixando nas mãos por três minutinhos, e então lave. Esse creme também funciona como máscara facial. Mel e açúcar misturados também são um ótimo esfoliante.

Tratamento das mãos também passa pelas unhas

Não esqueça de que as unhas também fazem parte do tratamento das mãos, e devem estar sempre saudáveis e higienizadas. O uso constante de esmaltes deixa as unhas ressecadas, por isso deixe-as sem qualquer tipo de cobertura por pelo menos uma noite por mês. Retire apenas o excesso de cutícula com uma espátula, porque ela protege naturalmente contra a entrada de micro-organismos na pele. E não esqueça: levando seus objetos à manicure você evita fungos, alergias e micoses.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).