Entenda quais as diferenças entre a alectomia e a rinoplastia e em quais casos cada cirurgia plástica é mais indicada.
Os procedimentos estéticos no nariz, como rinomodelação, alectomia, septoplastia e rinoplastia são muito comuns devido à centralidade do nariz na estética facial e também à importância de seu bom funcionamento.
Por conta das diversas possibilidades, entretanto, é fundamental que a paciente conheça as particularidades de cada técnica antes de selecionar aquela que melhor atende suas necessidades. Saiba mais a seguir!
Um procedimento menos conhecido, mas que é uma opção satisfatória para parte significativa das insatisfações estéticas com o nariz é a alectomia.
A alectomia é a técnica cirúrgica para redução das asas nasais, quando apenas essa correção estética é suficiente para atender as demandas da paciente.
Uma forma de avaliar se a redução das asas nasais é a técnica mais indicada é considerar se a largura da base do nariz é semelhante à distância entre os cantos internos dos olhos.
Apesar dessa medida usada como referência, é indispensável que haja uma avaliação personalizada que considere e respeite as características individuais e étnicas da paciente.
A partir da avaliação especializada do cirurgião plástico será possível definir se a técnica mais indicada é a alectomia ou a rinoplastia.
A alectomia, diferente da rinomodelação, por exemplo, é uma cirurgia plástica e, portanto, demanda incisão cirúrgica. Apesar disso, trata-se de uma técnica significativamente menos invasiva do que a rinoplastia.
Entender as diferenças entre a alectomia e rinoplastia é fundamental para definir qual a abordagem mais apropriada. Veja a seguir:
A escolha entre alectomia e rinoplastia depende, diretamente, da avaliação especializada.
Sempre que a alectomia for suficiente para atender as demandas estéticas da paciente, será preferível fazer a abordagem mais simples.
Entretanto, quando a paciente relata outras insatisfações estéticas para além do tamanho das asas nasais, será preferível optar pela rinoplastia, atendendo todas essas demandas em uma única intervenção cirúrgica.
O cirurgião plástico é o mais apto a entender as insatisfações estéticas da paciente e suas expectativas com a cirurgia plástica de forma a recomendar a alectomia ou a rinoplastia de acordo com as particularidades do caso.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.