11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Autocuidado é tudo: como se amar mais no próximo ano

2021 comece com nossas dicas de autocuidado

Veja dicas de autocuidado e como transformar estas ações em hábitos duradouros

Desde o início da pandemia e com a necessidade de realizarmos um isolamento social mais restrito, tivemos mais tempo para nos perceber e nos voltarmos para nós mesmos. Com mais tempo em casa e a diminuição drástica de momentos gastos em transportes públicos e no trânsito, conseguimos entender a importância do autocuidado e da manutenção da nossa saúde física e mental. Incorporar dicas de autocuidado e melhores hábitos de saúde na nossa rotina são cada vez mais essenciais para melhorar muitos aspectos da vida.

Isto pode ser muito mais simples do que imaginávamos, sabia? Muitas coisas não demandam tanto tempo como parece e apenas com um pouco de força de vontade conseguimos transformar nosso cotidiano. Nos cuidarmos e observar as mudanças e necessidades do nosso corpo pode, inclusive, prevenir doenças e condições de saúde que são prejudiciais. Acompanhe as dicas de como se amar e se cuidar mais no próximo ano:

5 dicas de autocuidado para incorporar na rotina

Reserve um tempo para você

Parece óbvio, não é? Mas não. Com a rotina corrida do nosso cotidiano, é comum esquecermos do básico: reservar um tempo para nós mesmos. Curta algumas horas livres do seu dia, não encare o tempo ocioso como uma coisa ruim. Assista sua série preferida, aprenda uma receita nova, leia um bom livro ou tente encontrar hobby! Invista em você e em fazer o que você gosta, mesmo que isto não esteja relacionado com sua carreira profissional, nem tudo precisa estar focado em ganhos materiais, ok?

Meditar é uma das grandes dicas de autocuidado

As consequências positivas da meditação na rotina diária são inúmeras. Te ajuda a acalmar a mente depois de um longo dia de trabalho, foca sua concentração no momento presente e diminui os efeitos da ansiedade e preocupações diárias. Relaxe, concentre-se no agora e garanta uma pausa para respirar fundo e prestar atenção em si mesmo. Meditar reduz o estresse, amplia emoções positivas e potencializa o autoconhecimento e a autoestima.

Preste atenção na alimentação

A alimentação é parte importantíssima do nosso bem estar e sensação de felicidade. Comer bem interfere em muitos aspectos psicológicos e físicos que fazem diferença a curto e a longo prazo. Esta é uma das dicas de autocuidado que merece atenção. Os nutrientes, vitaminas e proteínas ingeridas diariamente são diretamente relacionados com a produção de hormônio da felicidade, do bem estar, da motivação e do foco.

Exercite-se

Para fechar as dicas de autocuidado e em como se amar no próximo ano, exercitar-se com certeza é um dos pilares de qualquer mudança para melhor. O sedentarismo trás consequências muito negativas tanto para o nosso corpo, quanto para nossa autoestima e saúde mental. Você sabia que apenas 30 minutos de exercícios diários já não te deixam ser enquadrada como uma pessoa sedentária? Exercícios que respeitem o seu nível de preparo físico e que conseguem sem encaixados na rotina são ótimos para incluir na sua lista de mudanças para 2021!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).