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Exercícios de respiração podem melhorar o seu dia!

Você já parou para pensar sobre como a respiração é importante para manter-nos saudáveis? Conheça aqui 3 técnicas de respiração que vão melhorar sua saúde e ajudar a diminuir o estresse!

Assim como os Iogues e Meditadores orientais anunciam há milênios, a forma como respiramos afeta não só nosso estado emocional, como muitos acreditam, mas vai muito além disso. Uma respiração curta ou tensa pode causar inúmeros malefícios para o nosso corpo, impedindo a oxigenação de percorrer todo o nosso corpo de forma fluida e trazendo problemas físicos, uma vez que a falta de oxigenação contribui para a diminuição de nossa imunidade, e também emocionais, visto que uma respiração mais acelerada estimula a ansiedade e, quem possui este mal, sabe bem o que a ansiedade é capaz de despertar. A ansiedade é um prato cheio para doenças como depressão, transtornos compulsivos, enxaquecas, além de um tremendo mal-estar, fadiga e cansaço. A respiração é uma importante ferramenta que nosso corpo possui e, se estimulada da melhor forma, pode poupar-nos de um grande número de doenças, além de contribuir para turbinar nossa saúde e aumentar a longevidade.

Confira abaixo 3 técnicas de respiração que preparamos para você:

Técnica de Respiração Básica
Essa técnica não tem nenhum segredo e deve ser praticava preferivelmente todos os dias e sempre que possível. Ela consiste em uma expiração mais profunda, que refletirá positivamente no dia a dia, e deve durar entre 3 e 7 minutos e tendo como foco a respiração nasal. A expiração deve durar mais do que a inspiração, além da atenção estar na expansão do tórax e abdômen enquanto executa a técnica. Tudo sempre de forma suave e sem forçar nada para não causar o efeito contrário. Lembre-se de que estamos fazendo este exercício para relaxar. Você também pode fazer essa técnica antes de dormir, pois este exercício estimula o sono e o relaxamento do corpo.

Respiração Diafragmática
Esse tipo de respiração é extremamente importante para ajudar a regular o sistema nervoso e nosso organismo como um todo. É uma técnica de respiração muito difundida e praticada na meditação e no Yoga. Enquanto você pratica este exercício tente não focar demais nos movimentos de contração e expansão do abdômen, pois isso deve acontecer quase que naturalmente. O ideal é respirar bem lentamente e prestar atenção no movimento. Ao praticar este exercício você notará suas costelas sofrendo uma elevação em toda a circunferência de seu tórax, expandindo-o e trazendo mobilidade na estrutura. Você pode praticar este exercícios deitada ou sentada. É muito comum que muita gente não saiba respirar com o diafragma e, se este também for seu caso, você precisa primeiramente aprender a respirar usando este órgão. Para tal, deite-se na cama e coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire o ar normalmente pelas narinas e, quando for expirar, contraia os músculos do abdômen para estimular os mecanismos de respiração da região. Esse tipo de respiração é bom para o corpo todo e, diferentemente da respiração torácica, deixa-nos menos estressados, sendo ótimo para quem tem asma ou quando se está resfriado, além de ser uma respiração muito mais confortável.

Alternando Narinas
Essa é outra técnica bastante eficaz na diminuição da ansiedade, do nervosismo, da raiva e de outros sentimentos e emoções que nos deixam à flor da pele e tornam nossos dias verdadeiros ringues de luta livre. Você pode fazer este exercício utilizando a caixa torácica, através da respiração abdominal ou até mesmo respirando completamente, isto é, utilizando os dois órgãos. O exercício é bem simples, bastando você colocar o dedo indicador em uma das narinas, tampando-a e inspirando através da outra narina destampada. Ao expirar, troque o dedo indicador de narina rapidamente, soltando o ar pela narina que antes estava tampada. Novamente, tudo com muita calma e sem forçar os movimentos. Em caso de nariz entupido, essa técnica também é eficaz para melhorar a respiração das narinas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

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