Menu

O que você precisa fazer antes da cirurgia plástica?

segurança cirurgia plástica

Eis alguns cuidados que precisam ser tomados antes de ingressar para o centro cirúrgico

A princípio, escolher uma cirurgia plástica pode ser muito fácil para algumas pessoas. Porém, a decisão exige um processo de muita disciplina que começa no pré-operatório para que não haja riscos no centro cirúrgico e para que os resultados saiam como o esperado pelo paciente. É comum ainda achar que a responsabilidade pelo procedimento estético pertence apenas ao cirurgião plástico, mas essa é uma das partes que garante o sucesso da operação. A outra é de responsabilidade daquele que passará por todo o processo.

Afinal, cada paciente precisa tomar conta da própria saúde e, antes da cirurgia plástica, essa atitude não é tão diferente. Os primeiros passos antes da operação é fazer todos os exames requisitados pelo médico. Além disso, é importante relatar ao profissional quais medicamentos se consome com frequência, as alergias e os problemas mais graves de saúde. Não é novidade que fumar e consumir bebidas alcoólicas são vetados meses antes da operação, bem como o consumo de aspirina, de medicamentos anti-inflamatórios e até remédios naturais, porque eles são responsáveis em aumentar o sangramento.

Além desses cuidados antes da cirurgia plástica, é importante também:

 

• Listar os medicamentos: omitir os tipos que você consome pode afetar até mesmo na hora do preparo da anestesia;

• Manter a alimentação saudável: caso você pratique atividades físicas, se prepare para ficar um bom tempo de molho. Ter uma dieta balanceada influi no bem-estar do pós-operatório;

• Se você estiver indeciso/a, não se sinta acanhado em buscar uma segunda opinião;

• Interrompa o fumo antes da cirurgia plástica e mantenha essa rotina pelo tempo estipulado pelo médico. A proibição acontece por causa da maior probabilidade do aparecimento de necroses no pós-operatório;

• Ao passar pelo pós-operatório, mantenha os hábitos saudáveis para que os resultados sejam mantidos, especialmente em operações como lipoaspiração e abdominoplastia.

Ser honesto com o cirurgião plástico é um ponto de partida bastante positivo para que a operação seja bem-sucedida. Não esconda nada, por mais embaraçoso que possa soar. O primeiro contato é essencial antes da cirurgia plástica e é meio passo para que os resultados apareçam dentro daquilo que se espera.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Maria o Carmo santos disse:

    Por favor gostaria de marcar uma avaliação ,,,,,consulta com a Dra Luciana para plastica abdominal cel 984044889