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conheça alguns dos alimentos com colágeno para implantar na sua dieta

Benefícios de investir em alimentos ricos em colágeno

Alimentos com colágeno e que ajudam na sua produção podem contribuir para minimizar a queda dos níveis dessa proteína no organismo. Conheça a seguir!

Os alimentos com colágeno e que estimulam a produção dessa proteína podem contribui para amenizar a redução dos níveis de fibras de colágenos que se torna a partir dos 30 anos.

De fato, a alimentação, assim como os hábitos, influencia diretamente nos níveis de colágeno, sendo que o tabaco, exposição solar intensa, poluição e estresse oxidativo são seus principais inimigos. 

4 alimentos com colágeno

Os alimentos com colágeno são aqueles ricos em proteína. Entre eles estão:

  • carne vermelha: tem altas concentrações de colágeno principalmente no ossos, como em preparos como o mocotó e outras que usam a cartilagem da carne bovina. O músculo também tem colágeno, mas em menores concentrações;
  • frango: nesse caso, a concentração de colágeno depende da idade do animal, sendo que quanto mais velhos, maior a disponibilidade. O colágeno concentra-se principalmente nas cartilagens e ossos, com destaque aos pés de frango;
  • peixes: entre os alimentos com colágeno estão os peixes que tem essa proteína concentrada especialmente na pele, espinhas e cartilagens;
  • gelatina: é produzida a partir dos ossos e cartilagens animais, concentrando elevados níveis de proteína e colágeno.

Apesar da importância do consumo de alimentos com colágeno, uma dieta restrita a esses itens não é indicada, pois diversos outros alimentos contribuem na produção e manutenção do colágeno devido suas vitaminas e minerais.

12 alimentos que contribuem na produção de colágeno

Para que os níveis de colágeno sejam maiores, é relevante ter uma dieta balanceada e, sempre que possível, baseada em itens naturais.

Por exemplo, a vitamina A colabora na recuperação de tecidos, a vitamina E na lubrificação das fibras de colágeno e a C no aumento da disponibilidade tanto do colágeno quanto da elastina.

Da mesma forma, outros nutrientes são relevantes no processo como o cobre, que contribui na ligação dessas duas proteínas. Entre os alimentos que contribuem na produção de colágeno destacam-se:

  • clara de ovo;
  • arroz e feijão;
  • abacate;
  • aveia;
  • semente de linhaça;
  • cenoura;
  • folhas verde escuras;
  • oleaginosas;
  • algas;
  • gengibre;
  • quinoa;
  • alho.

Portanto, tanto os alimentos com colágeno quanto àqueles ricos em vitaminas e minerais vão fazer diferença nos níveis dessa proteína no organismo.

A manutenção de uma dieta balanceada e diversificada é fundamental para alcançar os benefícios com o colágeno. Conheça eles a seguir!

Quais os benefícios do colágeno?

cápsula com alimentos com colágeno

O colágeno tem um papel fundamental na firmeza da pele onde age em conjunto com a elastina para garantir uma pele mais firme e elástica, reduzindo sinais incômodos como a flacidez, o surgimento de rugas e a perda de volume.

Portanto, níveis adequados de colágeno contribuem diretamente nas estratégicas para reduzir o envelhecimento facial.

Além disso, o colágeno desempenha um papel importante nas articulações contribuindo no tratamento da osteoporose.

As fibras de colágeno também contribuem na saúde dos ossos, músculos e do sistema digestivo, pois desempenha um papel semelhante às fibras vegetais, podendo contribuir nos protocolos de cuidados com a gastrite.

Apesar de uma dieta rica em alimentos com colágeno, pode ser necessário fazer a suplementação após os 30 anos, quando a produção do organismo diminui, e principalmente após os 50 anos.

A suplementação de colágeno deve ser avaliada por um profissional considerando as particularidades do caso e suas expectativas em relação ao tratamento.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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