11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Abdominoplastia emagrece?

Assim como a lipoaspiração, essa cirurgia plástica visa, essencialmente, melhorar os contornos corporais

Não é mais vergonhoso para muita gente revelar a vontade de remover certas gordurinhas localizadas por meio de uma cirurgia plástica. Dentre tantas, muito se pergunta sobre os resultados favoráveis e os mitos em torno do emagrecimento. É comum pensar que, depois da remoção de gordura, alguns quilinhos possam ir embora, mas isso não é bem verdade. Até porque operações como a abdominoplastia não tem como objetivo principal fazer o paciente perder peso, mas sim, recuperar os contornos do corpo.

Durante a abdominoplastia, retira-se uma determinada quantidade de gordura que acarreta na redução do peso corporal e não de quilos. Os resultados aparecem nos traços harmônicos que o paciente apresentará depois do período pós-operatório, pois esse método remove a flacidez do abdome. Dependendo dos casos, o paciente precisa perder peso antes de ser submetido à cirurgia. Quem não tem problema com isso, pode recorrer à abdominoplastia para tirar a gordurinha do pé da barriga, assim como as gestantes, um tempo depois do parto.

Dessa forma, esse procedimento estético age como um corretivo e remove o acúmulo gorduroso e não deve ser vista como uma cirurgia que fará você perder peso. No final da operação, o paciente terá a musculatura abdominal restaurada e ele voltará a se sentir à vontade com a harmonia corporal trazida pela cirurgia. Por isso, é muito importante escolher o cirurgião plástico adequado, aquele que lhe dará segurança e que demonstrará não só aptidão para realizar a operação, mas boa vontade em lhe atender e tirar as dúvidas.

Muito se pergunta também sobre a manutenção dos resultados. Quem deseja fazer a abdominoplastia precisa saber que essa cirurgia, assim como tantas outras, não deve ser vista como a solução de todos os problemas só pelo fato dela corrigir algum defeito estético. Não se pode abrir mão dos cuidados pós-operatórios ou o procedimento não valerá de nada. Da mesma forma que a abdominoplastia não visa o emagrecimento, ela não lhe tornará imune às atividades físicas, nem muito menos te livrará de uma dieta adequada.

Para que os resultados da cirurgia perdurem por mais tempo, é preciso praticar exercícios e não descuidar daquilo que se coloca no prato durante as refeições. Esses cuidados também são aplicados à lipoaspiração, que se engloba com os mesmos objetivos da abdominoplastia. Além disso, há as sessões de drenagem linfática, que devem ser agendadas com o médico.

Se você se descuidar, as gordurinhas retornarão e é provável que você tenha que recorrer à cirurgia mais uma vez e passar por um novo pós-operatório que, como todo mundo sabe, deixa o paciente de molho por certo tempo. Por isso, converse com o cirurgião plástico, faça pesquisas e desmistifique-se de resultados que possam parecer milagrosos para que você não se decepcione após a operação.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. gostaria de saber se é muito caro para fazer correção de nadegas aqueles furinho que fica só de um lado pois quando pequena travei uma agulha ao tomar injeção nas nadegas,e fiquei com um defeito e tenho nas pernas uma gordura maior que o outro lado da perna tenho muito complexo mais estou ajuntando um dinheiro para realizar uma cirurgia ,mais meu sonho mesmo é fazer uma abdominoplastia nas costas e na barriga tenho 70k beijos

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Marilene

      Eu não tenho como te orientar por aqui sem ter avaliado o seu caso pessoalmente. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.

      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos

  2. SILVANA MARA disse:

    OI DRA. LUCIANA TUDO BEM, GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA FIZ UMA REDUÇÃO DE MAMA MAS FIQUEI COM CICATRIZES ENORMES , TENHO MEDO DE FAZER UMA PLÁSTICA DE ABDOMEN E ACONTECER A MESMA COISA, FIQUEI COM MUITO COMPLEXO ISSO PODE OCORRER NOVAMENTE.

    • Luciana Pepino disse:

      Silvana, para eu te dizer sobre o resultado de uma cirurgia eu precisaria avaliá-la pessoalmente – pois o processo de cicatrização depende de uma série de fatores.

      Se desejar agendar uma consulta, entre em contato conosco. Os nossos telefones você encontra neste link: http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos

  3. liliane disse:

    Ola boa tarde gostaria de saber se a gente faz a abdominoplastia tem perigo de voltar toda a gordura se nao fazer atividades fisicas obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Liliane,

      É importante ressaltar que a abdominoplastia não é um processo de emagrecimento. Ou seja, para perdurar o resultado da sua cirurgia você precisa manter hábitos saudáveis, como cuidar a alimentação e fazer exercícios físicos regularmente. Além disso, é ótimo para a sua saúde!

      Beijos

  4. Luana Géssica disse:

    Oi Dra. Luciana, é verdade que depois de uma abdominoplastia a gravidez não é indicada?

    • Luciana Pepino disse:

      Luana, a abdominoplastia não te impede de ter filhos. Quanto ao resultado, ele poderá ser preservado desde que na nova gestação o peso for controlado.

      Beijos

  5. cristina disse:

    Olá e o meu maior sonho . será que fica muito caro uma lipoaspiração? abraço.

    • Luciana Pepino disse:

      Cristina,

      Infelizmente não tenho como te informar valores deste procedimento sem antes avaliá-la pessoalmente. De qualquer forma, é importante que você saiba que hoje em dia as cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos podem ser parcelados e por isto, estão bem mais acessíveis. Se desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer conhecê-la pessoalmente. Neste link você encontra o nosso contato: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Um grande beijo!

  6. Monica disse:

    Olá,me interesso muito por esse assunto,ainda realizarei meu sonho.

  7. Telma disse:

    Ola dr Luciana gostei muito da materia,bem ineteressante,me lembro de voce aqui em ESMERALDAS,SEU PRIMEIRO DIA AQUI FOI NO MEU PLANTAO!tenho muito carinho por voce desejo saude ,felicidades e sucesso sempre ,bjs!