11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

A importância de fazer uma boa limpeza de pele periodicamente

A limpeza de pele e sua importância

Descubra a importância da limpeza de pele e saiba quando realizá-la

A pele é nosso cartão de visitas. Por ser uma área exposta a todo momento a diversos fatores externos – e internos – que influenciam na sua aparência, a importância da limpeza de pele é bastante discutida. 

Existem muitas variantes controláveis ou não que podem causar consequências negativas à saúde deste órgão, que é o maior do corpo humano. Pois é! A pele é um órgão e como tal, necessita de cuidados especiais.

Estresse, variação hormonal, alimentação, poluição, exposição ao sol e até mesmo a maquiagem podem ser fatores que alteram a composição natural da pele e prejudicam seu visual. 

Contudo, os benefícios da limpeza de pele vão além da remoção de cravos e espinhas tão indesejáveis. No processo de higienização, passa por diversas etapas que têm objetivos diferentes uns dos outros.

A incidência solar sem a utilização de protetor, a exposição à poluição diária e o uso contínuo de maquiagem fazem com que o organismo comece a estimular suas defesas: as glândulas sebáceas. 

Estas glândulas são as responsáveis por produzir o aspecto oleoso da pele que, por consequência, ocasiona a obstrução dos poros e o aparecimento de acnes e inflamações.

Qual a importância da limpeza de pele?

A importância da limpeza de pele é bastante extensa, sendo um dos hábitos mais necessários para quem deseja ter uma pele saudável. 

O principal ponto positivo da higienização é a remoção das células mortas que se acumulam com o passar do tempo. 

Além disso, quando realizada por um profissional qualificado, a limpeza de pele equilibra o PH, deixando a superfície mais firme, elástica e hidratada. Este procedimento auxilia ainda no rejuvenescimento e maciez da pele.

Existem muitas maneiras de realizar a higienização da pele. Produtos adstringentes e sabonetes específicos para a limpeza diária da pele já fazem um bom trabalho.

Lavar o rosto várias vezes ao dia com água corrente também auxiliará na manutenção de uma epiderme saudável. 

É importante lembrar que cada pele possui necessidades específicas e que a escolha dos produtos certos é tão relevante quanto a própria intenção de limpá-la, ok? Procure a indicação de um profissional.

De quanto em quanto tempo devo realizar?

Estes procedimentos caseiros mais simples podem ser realizados diariamente, mas a limpeza mais profunda feita por profissionais são indicadas ao menos uma vez ao mês ou a cada 40 dias. Nestes 30/40 dias a sua pele se renova e necessita de mais uma intervenção estética. 

Quando pensamos em tratar cravos e acnes, o intervalo de tempo pode ser menor, aproximadamente 15 dias de espaço entre uma limpeza e outra. 

Não deixe de escolher o profissional com critério, inúmeros procedimentos precisam de qualificação e conhecimento de técnicas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).