11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

9 mitos e verdades sobre a aplicação do Botox®

botox

Esclareça de uma vez por todas as dúvidas sobre a aplicação do Botox ®, a toxina que virou a queridinha das mulheres nos consultórios.

É muito raro encontrar uma mulher que não queira se sentir mais bonita e ter uma aparência sempre jovem. Por isso, os consultórios estão sempre cheios de pacientes em busca de alternativas e soluções para conservar a vitalidade da pele. Em especial a do rosto, onde as rugas e marcas de expressão incomodam mais.

Em virtude disso, a aplicação do Botox®, um dos nomes comerciais da toxina botulínica. É o procedimento não cirúrgico mais realizado em todo mundo. Com tamanha popularidade, acabam circulando algumas informações sobre a técnica que não passam de boato. E por isso, preparamos esta lista de mitos e verdades sobre o Botox® para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas.

Preenchimento Facial

Botox ® é a mesma coisa que preenchimento

Mito! Embora os dois procedimentos tenham como finalidade o combate ao envelhecimento da pele. Eles são diferentes em sua natureza e finalidade. O Botox® é o nome de uma das marcas comerciais mais conhecidas da toxina botulínica. Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e é utilizada para suavizar rugas e marcas de expressão por meio do relaxamento do músculo.

O preenchimento facial, por outro lado, consiste na injeção de substâncias, como o ácido hialurônico, para preencher rugas e sulcos e dar mais volume ao contorno do rosto.

O Botox ® pode ser utilizado para aumentar os lábios

Mito! Novamente, trata-se de uma confusão entre o Botox® e o preenchimento. Quando injetada, a toxina botulínica atua nos terminais nervosos do músculo impedindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina. Isso faz com que as mensagens elétricas do cérebro deixem de chegar ao músculo. O qual fica relaxado e não se contrai. Como resultado, as rugas ficam menos aparentes.

Dessa forma, embora o Botox ® possa ser utilizado para suavizar as rugas ao redor dos lábios. Ele não apresenta propriedades de aumento de volume – a sensação de aumento que às vezes surge depois da aplicação do Botox® é resultado do relaxamento da musculatura. Para aumentar o volume dos lábios, o procedimento mais indicado é o preenchimento.

Existem dois tipos de rugas, e o Botox ® só é indicado para combater uma delas.

Verdade! Existem dois tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas. As rugas dinâmicas são aquelas que surgem como resultado da contração muscular, que acontece em qualquer expressão do rosto. Elas são mais comuns entre as sobrancelhas, testa e no canto externo dos olhos e não aparecem quando a face está relaxada.

As rugas estáticas, por sua vez, são marcas permanentes, que podem ser vistas mesmo com o músculo relaxado. A origem delas é a perda da elasticidade da pele e os vincos que se formam pela repetição da contração muscular.

Assim, a indicação do Botox® é para a suavização das rugas dinâmicas. Pois ele age paralisando os músculos que dão origem a essas marcas. Para as rugas estáticas, o mais indicado é recorrer ao preenchimento facial.

O efeito do Botox® demora alguns dias para aparecer.

Verdade! Não se preocupe se, logo ao sair da clínica, você não estiver vendo nenhuma diferença depois da aplicação do Botox®. Os efeitos da toxina botulínica começam a aparecer em cerca de 48 a 72 horas depois da aplicação. Atingindo seu potencial máximo em aproximadamente duas semanas.

Botox

O efeito do Botox® é permanente.

Mito! Nas mulheres, o efeito do Botox® dura por cerca de 4 a 6 meses. Nos homens, que em geral apresentam a musculatura mais forte, pode-se considerar que o efeito dura até 4 meses. Depois desse período, será necessário reaplicar a toxina botulínica para manter os resultados.

O Botox® deixa a pessoa sem expressão.

Mito! Apesar de paralisar o músculo, a toxina botulínica é aplicada somente no músculo que está formando a ruga. O relaxamento vai acontecer dependendo da dosagem aplicada e dos desejos de cada paciente.

Porém, para garantir um resultado natural, é fundamental realizar o procedimento com um médico devidamente habilitado para isso, que vai respeitar a estrutura anatômica do conjunto muscular da face.

É possível substituir o Botox® por cremes anti-idade.

Mito! Os cremes anti-idade oferecem uma série de benefícios dependendo de sua composição, mas nenhum deles proporciona o relaxamento do músculo e a suavização das rugas. Os cremes à base dos ácidos retinoico e glicólico, por exemplo, são capazes de firmar a pele, fechar poros e clarear manchas. O filtro solar, por sua vez, é indispensável para evitar os danos causados pela radiação ultravioleta. Outros, ainda, são capazes de estimular a produção de colágeno e elastina.

Dessa forma, os cremes anti-idade e a aplicação de toxina botulínica são tratamentos complementares no combate ao envelhecimento da pele, mas não são substituíveis.

O Botox® oferece outros benefícios além do rejuvenescimento facial

Verdade! Além de ser utilizada para suavizar as rugas dinâmicas. A toxina botulínica também é empregada nos casos de suor excessivo, conhecidos como hiperidrose, sendo aplicada em regiões como axilas e pés.

O Botox® pode deixar a boca torta.

Depende! Se a aplicação for feita de forma correta, seguindo todos os procedimentos e respeitando a harmonia da face, isso não vai acontecer. Por outro lado, se houver a aplicação de uma quantidade maior de toxina botulínica em áreas que possam ter relação com os músculos da boca, ela realmente poderá ficar torta.

Para evitar que isso acontece, o Botox® deve ser realizado apenas por médicos capacitados, como o cirurgião-plástico.

botox-e-prenchimento

Você também pode gostar de: Passo a passo: saiba como ter a sobrancelha perfeita

Conheça: Lifting Facial

VEJA TAMBÉM!

Quer saber mais sobre botox? Fizemos um ótimo material sobre o assunto que você pode conferir acessando aqui!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Rogério disse:

    Boa tarde gostaria de saber eu coloquei botox no rosto posso fazer outro tratamento estético

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Rogério, tudo bem?

      O Botox é compatível com outros tratamentos estéticos. Portanto, você pode realizá-los sem problemas. Boa sorte e quaisquer outras dúvidas estamos aqui.

      Abraços,