Varizes: veja algumas curiosidades que você precisa saber

varizes - curiosidades

O assunto é rodeado por muitos mitos. Pensando nisso, desmistificamos os mais duvidosos

As varizes são um dos motivos que fazem muitas mulheres abandonarem a ideia de saírem de casa de saia ou de vestido, mesmo em época de verão. Elas podem não causar tanto incômodo para algumas, mas há quem realmente se incomode com esse impasse. Por isso, ficam as dúvidas sobre a maneira como as varizes aparecem, formas de tratamento e medidas para amenizá-las. Elas fazem parte da lista de assuntos rodeados por muitos mitos que contribuem para a mulherada ficar completamente perdida com tanta informação.

No geral, as varizes aparecem por causa de fatores genéticos como também por causa do envelhecimento das veias. Outros pontos que também influenciam esse quadro são a vida sedentária e a obesidade. Além disso, ficar muito tempo na mesma posição também ajuda no aparecimento das vilãs. Com certeza, você já deve ter se rendido ao conselho da avó que afirmava a importância de colocar as pernas para cima para fazer o sangue circular. Essa dica é bem real, pois, como qualquer parte do corpo, elas precisam se movimentar.

Salto alto, anticoncepcionais e gravidez dão varizes?

Os sapatos de salto alto contribuem para o aparecimento das varizes, mas não são uma ameaça se forem usados com moderação. Não só as pernas agradecem por isso, como também a coluna e os pés que ficam longe dos joanetes. Há quem comente que pernas cruzadas também causam varizes, mas isso também é um mito, uma situação que acontece se você tiver tendência a tê-las. No caso das gestantes, as varizes aparecem graças a maior concentração de hormônios que dilatam as veias e o peso do útero que as comprimem.

Os anticoncepcionais pertencem à lista de vilões que causam varizes devido ao estrógeno, um hormônio presente em muitas versões do medicamento. Ele aumenta a probabilidade de coagulação do sangue que obstrui as veias. Claro que não é preciso interromper o uso do anticoncepcional para não ter varizes, pois esse impasse pode ser muito bem resolvido com o médico que pode lhe indicar uma versão longe de substâncias que ajudam no aparecimento delas.

Há diferença entre varizes e vasinhos?

Sim. Ambas possuem estruturas diferentes: as varizes são veias que se dilatam e os vasinhos são vasos capilares que formam os risquinhos menores nas pernas. Uma não tem relação com o aparecimento da outra.

Para ficar longe das varizes, tenha uma rotina de atividades físicas atrelada a uma dieta balanceada. Muitas mulheres recorrem aos tratamentos a laser para amenizar as vilãs, mas é sempre bom consultar um profissional.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Joana disse:

    Obrigada, Doutora Luciana 🙂

  2. Joana disse:

    Olá Doutora Luciana, tudo bem com a senhora? A, 5 meses fiz um lifting facial completo! foi tudo bem estou bem mais tem um porem, nao gosto da minhas fotos eu me acho feia inchada, e estou triste 🙁 porque quando vejo minhas fotos de antes, mesmo com rugas e olho cansado eu estava sempre linda! Nas fotos eu nao me encontrei ainda! Será que vai passar? Eu queria te enviar umas fotos para a senhora me dizer o que realmente aconteceu, eu nao estou no Brasil, fiz em Curitiba a médica é uma ótima Profissional. Eu acho que aconteceu algo errado. por favor me ajuda .Desde já agradeço . mande resposta no meu e-mail eu nao sei o que acontece eu nao vejo as suas resposta, em seu blog ,acho que nao consigo ver as minhas respostas. ou no .

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Joana! Tudo bom com você?

      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Beijos!

  3. seria muito bom si houvesse um outro tipo de cirurgia pras mulheres
    qui tenham vazos estourados nas pernas.assim como eu tenho.eu tenho é veias estouradas nas penas ,coxas e no pé.sou doida pra operar elas.mas o medo não deixa.será qui tinha um jeito de vc fazer em minhas pernas um outro tipo de cirurgia qui não seja usado bisturi e anestesias.pois é a anestesia e o bisturi qui mi dar muito medo por isso estou sofrendo até hoje com os vazos estourados nas pernas.tenho vergonha de ter minhas pernas assim com os vazos estourados e um pouco grossos.mas o mais importante .qui eu tenho minhas pernas e elas mi levam pra onde eu quero ir todos os dias graças a Deus.aguardando sua resposta…..DR:LUCIANA PEPINO

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Maria Helena! Tudo bom?

      Como cada caso é um caso, só seria possível dizer qual tratamento é o adequado para você após uma avaliação. Aqui na nossa clínica, temos a Cirurgiã Vascular Dra Camila Millani. Se desejar, ligue agora no (11) 3285-6412 e marque uma consulta para sua avaliação com ela. 🙂

      Beijos

  4. Gilbraci disse:

    Excelente matéria