Previna-se contra as varizes!

As mulheres sempre têm aqueles dias destinados às compras. Não importa se é durante a semana ou em um domingo chuvoso, lá estão elas, de loja em loja, de provador em provador, para encontrar aquela peça que será a nova estrela do guarda-roupa. Ao prová-la, especialmente se for um vestido, a mulherada fica preocupada com as gordurinhas localizadas e hesitam em aderir o figurino. Mas, às vezes, esse impasse acontece ao querer manter as pernas de fora e não fazer isso por causa das varizes.

As varizes podem surgir por motivos hereditários ou por causa do enfraquecimento das paredes das veias, que pode acontecer por motivos de obesidade, na gestação, longas jornadas em pé ou sentado, tabagismo, entre outros fatores. Os níveis das varizes vão desde os vasinhos, considerado um incômodo estético, até as que podem comprometer a saúde, necessitando de uma cirurgia para a remoção.  No caso das varizes em desenvolvimento, saiba que há métodos de prevenção para amenizá-las.

O primeiro passo é cuidar do equilíbrio do corpo. Não é mito quando afirmam que uma pessoa acima do peso está propensa a ter varizes, que podem aparecer por conta do peso corporal. Atividades físicas e uma dieta balanceada é uma atitude que beneficiará não só o controle das vilãs que não deixam você usar vestidos e saias, como também fará com que seu organismo funcione melhor. Na hora de fazer musculação ou carregar peso (como as sacolas de supermercado), tome cuidado com a carga, pois a tensão nos vasos podem dilatá-los.

Outras atividades recomendadas são a natação, a hidroginástica e os passeios ao ar livre, como andar de bicicleta e caminhar, que também ajudarão no relaxamento dos nervos após um dia estressante. Evite lugares que estejam em altas temperaturas, como saunas e sessões de bronzeamento, pois também podem causar a dilatação dos vasos. Sabe aquela dica da vovó sobre colocar as pernas para o alto? Ela é verdadeira! Ao deixar as pernas esticadas, você favorece a circulação do sangue e dribla as varizes.

Se as varizes estão muito aparentes ou começarem a gerar dores onde estão localizadas, consulte um médico. Amenizar esse quadro dependerá do comprometimento com o tratamento para que bons resultados sejam atingidos.  Retornar nas datas combinadas com o especialista fará com que você volte a ter autoconfiança e o vestido dos sonhos sairá rapidinho do fundo do guarda-roupa.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Vilma Alves Yunaka disse:

    Sou cheia de vasnhos decorrentes das minhas 2 gestacoes (muito mais da 2°). Bom, atualmente fiz o Dopper das pernas e ainda não voltei na clínica para ver o resultado do exame. Iniciei na atividade Pilates e gostaria de saber se existe alguma chance de tudo piorar com a atividade física?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Vilma! Sinceramente, não tenho como te responder por aqui sobre algo tão específico de uma forma genérica. O mais adequado é que você converse com o médico que vem acompanhando o seu caso, ok? Beijos

  2. ANA Júlia disse:

    Gostaria de uma informação..
    qual o valor para fazer esclerose de varizes?