8 técnicas de relaxamento para ansiedade antes da cirurgia

Mulher relaxando no sofá

Formas de se acalmar antes de cirurgia incluem desde ioga até ouvir música. Confira!

No período que antecede a cirurgia plástica é normal que o paciente sinta-se ansioso e nervoso, ficando mais tenso e preocupado. Por essa razão é importante conhecer algumas técnicas de relaxamento para ansiedade que podem ser adotadas antes do procedimento.

Destaca-se que ficar relaxado antes da cirurgia plástica ajuda até mesmo na recuperação após o procedimento, fortalecendo o sistema imunológico, o que contribui para evitar inflamações e infecções.

A seguir conheça 8 técnicas de relaxamento para  acabar com a ansiedade e saiba como desenvolvê-las para ficar mais calmo nesse período.

8 técnicas de relaxamento para ansiedade

Existem diferentes técnicas de relaxamento que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade sendo que algumas envolvem auxílio profissional e outras não.

Caso você já mantenha algum hábito que te ajude a relaxar no dia a dia invista nele para manter-se mais calmo no período que antecede a cirurgia plástica. Conheça outras opções a seguir!

1. Bolinha anti-stress

A bolinha anti-stress é realmente uma alternativa eficaz para quem deseja relaxar antes de se submeter a uma cirurgia.

Ela ter um uso prático e eficaz para aliviar o estresse e como benefício pode ser usada em diversos locais, como em casa, no trabalho e até mesmo no transporte.

Ao apertar a bolinha é possível diminuir a tensão emocional e muscular. Intercalar o movimento de tensão muscular aguda e relaxamento ajuda a administrar a ansiedade e estresse.

Destaca-se ainda que um estudo publicado no European Journal of Pain demonstrou que o uso da bolinha anti-stress durante cirurgia de varizes reduziu em 22% a dor dos pacientes e em 18% a ansiedade em comparação ao grupo de controle.

2. Aconselhamento profissional

Já um estudo da Universidade do Texas publicado na revista Psychosomatic Medicine revelou que homens que passaram por aulas de controle de estresse e relaxamento antes de uma cirurgia tiveram uma recuperação mais rápida e maior taxa de sobrevivência no longo prazo.

O estresse seria responsável por reduzir as atividades do sistema imunológico, prejudicando a recuperação.

Por sua vez, os pacientes que receberam aconselhamento profissional tiveram um aumento da atividade do sistema imunológico após a cirurgia, melhorando a recuperação pós-cirúrgica.

Destaca-se que uma forma de aconselhamento é um diálogo honesto com o cirurgião plástico. A ansiedade está relacionada ao receio do desconhecido, sendo que se informar sobre os detalhes do procedimento aumenta a segurança.

3. Massagem

Uma técnica mais conhecida e também com benefícios comprovados à saúde é a massagem corporal. Ela ajuda a reduzir o estresse, diminuir a pressão arterial, controlar os batimentos cardíacos e melhorar o sistema linfático.

Entre os resultados também destacam-se o estímulo ao sistema imunológico, combate à insônia e aceleração de tratamentos.

Por essas razões, a massagem está entre as técnicas de relaxamento que mais ajudam na ansiedade mais procuradas antes de uma cirurgia plástica.

4. Acupuntura

A acupuntura é uma técnica chinesa que utiliza a aplicação de agulhas em pontos específicos para tratar doenças e promover o bem-estar, sendo uma opção para reduzir a ansiedade antes da cirurgia. Entre os benefícios destacam-se:

  • melhora a circulação sanguínea;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • reduz distúrbios hormonais e do sono;
  • melhora sintomas da depressão e ansiedade;
  • promove o relaxamento;
  • reduz o estresse.

Devido esses resultados, o paciente que está ansioso e tenso com a realização de uma cirurgia pode obter ganhos significativos ao submeter-se à técnica.

5. Respiração

Pessoa fazendo meditação

Você já deve ter ouvido essa dica e pode até ter subestimado os benefícios da respiração. O que ocorre é que nem todas as pessoas respiram corretamente, o que poderia ajudar na redução do estresse, hipertensão e até depressão.

A tensão ou nervosismo provoca uma respiração mais rápida e superficial que leva ao cérebro uma mensagem de alerta e não oxigena suficientemente os órgãos.

A respiração profunda, por sua vez, transmite tranquilidade ao organismo. Respirando corretamente o cérebro recebe 30% a mais de oxigênio o que promove uma sensação de bem-estar.

Para melhorar a respiração inicialmente é preciso focar nela, controlando-a por minuto. Quando tornar-se um hábito ficará mais fácil manter a respiração estabilizada e obter os benefícios decorrentes desse processo.

6. Meditação

A meditação é uma prática que envolve o relaxamento físico e mental para reduzir a ansiedade, depressão e tensão.

Ao meditar, a pessoa promove a diminuição da atividade de músculos e órgãos, por meio do controle do metabolismo, da taxa de respiração, da frequência cardíaca e da atividade cerebral.

Para iniciantes pode parecer difícil, mas a frequência da atividade vai torná-la mais fácil. Busque um lugar tranquilo, corrija a postura e concentre-se na respiração.

7. Ioga

A ioga é uma prática milenar indiana que combina posturas e posições que, com a prática constante, permitem o aumento da mobilidade, força, flexibilidade e controle da respiração.

Para iniciar a prática de ioga é possível buscar alguns tutoriais específicos ou começar a frequentar aulas. Ela baseia-se na definição de posturas, exercícios respiratórios, relaxamento, concentração e meditação.

Devido essas características a ioga contribui para reduzir o estresse e tensão podendo ser uma aliada entre as técnicas de relaxamento para ansiedade antes de uma cirurgia.

8. Ouvir música ou ler

Pode parecer muito simples, mas praticar atividades que te distraiam também ajuda a diminuir o estresse que antecede um procedimento cirúrgico.

Por exemplo, se você se distrai facilmente lendo, ouvindo música ou assistindo filmes essas são opções válidas para você ocupar o tempo antes da cirurgia plástica e não alimentar tanta ansiedade em relação ao procedimento.

O nervosismo e tensão são comuns nessa fase, mas como visto o controle da ansiedade é importante inclusive para melhorar a recuperação posterior.

Portanto, converse com o cirurgião plástico caso sinta-se mais ansioso do que o normal e confira essas outras técnicas de relaxamento para ansiedade antes da cirurgia.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Juliana dos Santos Silva disse:

    Eu gostaria de agendar uma consulta