Exercícios que aliviam o estresse

Quer livrar-se do estresse e da ansiedade? Veja quais exercícios adotar.

Não é de hoje que sabemos que os exercícios físicos são de grande importância não só para a boa manutenção da saúde do corpo, mas também para a sáude mental do indivíduo. Eles combatem vários problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão, por exemplo. Os exercícios físicos também funcionam como uma válvula de escape para os estressados e ansiosos. Quem trabalha sentado o dia todo termina o dia exausto, mas com muita energia acumulada. Nesse caso, é preciso arrumar uma forma de extravasar e conseguir relaxar. O mesmo vale para os mais sedentários. Porém, quando falamos de exercícios físicos, isso não significa que não tenhamos que selecioná-los de acordo com cada caso.

Exercícios como boxe, spinning, corrida ou outros mais agressivos, competitivos ou estimulantes não são as opções mais indicadas para quem já está sofrendo com o estresse e precisa relaxar corpo e mente. Quem está em busca de momentos de tranquilidade e relaxamento precisa optar por outras modalidades esportivas que não visem apenas o corpo, aquelas que ajudam quem está sob tensão e servem como um remédio para equilibrar a natureza corporal e mental como um todo. Veja abaixo algumas alternativas.

Ioga

O ioga veio do Oriente e pelo jeito não volta mais. O número de pessoas que adota a prática para livrar-se do estresse e da ansiedade já é enorme e só cresce a cada ano. O ioga alivia o estresse por meio de uma série de técnicas que visam, principalmente, a respiração adequada, além de trabalhar a flexibilidade e concentração do corpo. Quem é ansioso ou estressado tende a respirar de forma ofegante, alimentando um ciclo que acaba gerando ainda mais estresse. Deitado, sentado ou de pé, o aluno precisa respirar de forma consciente pelas narinas, variando posturas e beneficiando-se com intensidade de tudo o que o oxigênio pode proporcionar ao corpo, inclusive o bem-estar. O ioga também é um exercício físico e trata da flexibilização dos tendões e músculos, além de fortalecer ossos e melhorar nossa postura.

Escalada

A escalada exige um grau de concentração e outro de força física, mas sempre respeitando o próprio ritmo do atleta. Graças às suas características, essa modalidade esportiva pode ser ideal para quem está em busca de relaxamento. Você pode calcular seus movimentos ao praticar a atividade, bloqueando devaneios ou pensamentos obsessivos sobre tarefas e trabalhos, por exemplo. Com equipamentos adequados e um instrutor ao lado, é possível realizar a atividade em ambientes naturais, fugindo daquela trilha sonora estressante das cidades e mergulhando nas maravilhas que a natureza tem para oferecer.

Tai chi chuan

Outra modalidade que veio do Oriente e está cada vez mais em alta é o Tai chi chuan, mais conhecido apenas como Tai chi. A arte chinesa, que se tornou mundialmente conhecida e praticada pelos ocidentais, surgiu como um desdobramento das artes marciais e é recomendada principalmente para quem sofre de tensão, estresse e ansiedade. Durante as aulas, os exercícios são feitos objetivando a melhora das habilidades físicas e mentais, com técnicas de controle corporal, respiração, meditação e atenção. Isso ajudará a trazer a pessoa para o presente, ou seja, tirá-la do futuro. O relaxamento também permite um maior envolvimento, tornando os sentidos mais receptivos e aguçando a concentração do praticante.

Natação

A natação é mais do que um simples exercício físico que visa o aprendizado da habilidade em si, mas é um esporte terapêutico, uma vez que embaixo da água tudo fica mais silencioso e demorado. A natação é um esporte indicado para promover o relaxamento do corpo e da mente. Ao mesmo tempo, ela melhora o condicionamento físico e ajuda a liberar serotonina, que é o hormônio do prazer – e que melhora nossos níveis de estresse. Outra vantagem da natação é que ela permite um momento de introspecção com pouca ou nenhuma interação com outras pessoas. O indivíduo se concentra apenas em seus movimentos e no som da água, que também é conhecida como uma ferramenta terapêutica e de relaxamento.

Pilates

O pilates se difundiu de forma bastante acelerada e hoje é recomendada por muitos médicos como forma de relaxar ou trabalhar o equilíbrio e a sustentação do corpo. Tratas-se de um exercício físico maravilhoso para quem está em busca de momentos de relaxamento através de exercícios físicos. Diferentemente do ioga, o pilates trabalha a respiração abdominal, incentivando a inspiração/expiração e ajudando a relaxar a musculatura. Seu método tem como base movimentos lentos e amplos, não indicado para quem quer perder peso, já que se trabalha apenas o alongamento e as articulações. Como resultado, a pessoa tem menos ansiedade, além de desenvolver uma estrutura muscular tonificada e uma postura adequada.

Dança

Quando pensamos em exercícios físicos, esquecemo-nos que qualquer coisa pode vir a se tornar um exercício, pelo simples fato de movimentar nossos corpos. Isso também inclui a arte da dança. A dança é uma das formas artísticas mais belas de expressar o corpo e a mente, podendo ser também uma eficiente maneira de drenar aquele estresse do trabalho e extravasar todas as preocupações do dia a dia. É uma verdadeira terapia, que permite exercitar o corpo de forma criativa e descontraída, principalmente quando é feita a dois ou com mais participantes, como no caso das academias, por exemplo, onde a dança é guiada e todos precisam efetuar os movimentos de forma sincronizada, trabalhando também a interação do indivíduo com seus semelhantes. A dança, além de emagrecer, estimula o corpo a relaxar e tem uma característica bastante útil, que é a de dar uma sacudida nos sentidos, lembrando-nos que há vida.

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp