Valorize seu rosto: invista em uma harmonização facial

Mulher com os olhos fechados e sorriso entreaberto

Harmonização facial envolve diferentes técnicas para promover um resultado mais satisfatório!

A harmonização facial é um tratamento cada vez mais procurado por pessoas que querem realizar alterações estéticas na face com o objetivo de obter uma estrutura mais harmoniosa entre os elementos da face, como olhos, nariz, sorriso e queixo.

Destaca-se que a técnica refere-se a um conjunto de tratamentos definidos de acordo com a necessidade do paciente, fazendo com que os resultados sejam mais personalizados e alinhados às expectativas dele.

A seguir saiba como é esse tratamento que se propõe a valorizar o rosto e quais procedimentos estão inclusos.

O que é a harmonização facial?

A harmonia facial é um objetivo comum, visto que ela refere-se a uma combinação mais adequada entre os elementos da face, como boca, nariz, tez, dentes, maxilar etc.

Dessa forma, um formato de nariz, por exemplo, pode harmonizar com a face de uma pessoa e ser esteticamente desagradável em outra. Portanto, a avaliação é muito singular, considerando as características individuais de cada paciente.

O tratamento também recebe o nome de harmonização orofacial, pois os cuidados odontológicos estão inseridos entre as opções, visto que uma face harmoniosa é impactada pela dentição.

Entre os tratamentos odontológicos que podem estar inclusos destaca-se a colocação de aparelho para alinhar os dentes, realizar um clareamento dental ou mesmo acertar o tamanho dos dentes.

Diferentemente dos procedimentos de cirurgias plásticas, a harmonização facial propõe-se a um estudo completo da face, viabilizando a correção de diferentes insatisfações em uma mesma técnica.

Ao realizar a análise facial, o cirurgião plástico vai considerar os diferentes procedimentos que são necessários para gerar um resultado mais satisfatório e promover maior harmonização entre os componentes da face.

Quais procedimentos são usados na harmonização?

Devido à proposta de promover diversas mudanças faciais no paciente para que ele fique mais satisfeito com os resultados, a harmonização facial dispõe de um leque de técnicas que podem ser utilizadas.

Entre os procedimentos estéticos que podem fazer parte do tratamento estão: rinomodelação, bichectomia, aplicação de toxina botulínica, PRP (Plasma Rico em Plaqueta), fios de sustentação, preenchimento com ácido hialurônico, lifting facial e redução de papada.

Conheça alguns desses procedimentos a seguir e saiba quais resultados podem ser esperados com o uso dessas técnicas.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

Um dos procedimentos mais realizados na harmonização facial é o preenchimento facial com ácido hialurônico. Ele ameniza sulcos e vincos faciais que ocorrem devido à diminuição do volume da face.

Um problema comum que pode ser amenizado com esse tratamento é o sulco nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês. Além de corrigir essa marca, o preenchimento pode ser usado para devolver o volume dos lábios e bochechas.

Um efeito benéfico da técnica é a hidratação promovida. Destaca-se que os resultados não são definitivos, pois a substância é reabsorvida pelo organismo.

A imagem mostra o rosto de um homem modelo

Aplicação de Botox

Outra opção de tratamento é a aplicação de toxina botulínica, conhecido popularmente com Botox. A substância promove um bloqueio neuromuscular, impedindo que haja a contração de alguns dos músculos da face.

Por essa razão, o procedimento é indicado para fins preventivos, minimizando o surgimento de linhas de expressão e auxiliando a amenizar as rugas dinâmicas que surgem ao sorrir, contrair a testa, falar, entre outros movimentos cotidianos.

Rinomodelação

Uma opção de tratamento não cirúrgico para melhorar a harmonização facial por meio da alteração estética do nariz é a rinomodelação.

Esse tratamento não é definitivo, mas permite corrigir insatisfações com o formato do nariz ao utilizar o ácido hialurônico para proporcionar um contorno nasal mais alinhado com o desejo do paciente.

Lifting facial

Uma técnica cirúrgica que também melhora a harmonização da face é o lifting facial, conhecido também como ritidoplastia. O procedimento promove o rejuvenescimento facial ao retirar o excesso de pele e gordura e reposicionar as estruturas da face.

O lifting facial é indicado para pessoas com mais idade e nas quais tratamentos pontuais são menos efetivos na conquista de uma face harmônica e mais jovem.

O procedimento pode ser direcionado a diferentes partes do rosto, como terço superior (tez e olhos), médio (bochechas e nariz) ou baixo (boca e maxilar).

Além disso, o lifting facial consegue amenizar a papada, principalmente quando associado a uma mini lipo, melhorando os resultados obtidos com a técnica e aumentando a satisfação do paciente.

Portanto, o tratamento é dividido em duas etapas igualmente importantes, a avaliação do cirurgião plástico e a realização das técnicas estéticas em si.

É fundamental que a harmonização facial seja realizada por um cirurgião plástico de confiança e com experiência nos diferentes procedimentos que podem ser necessários durante o tratamento. Agende uma consulta e conheça se a conduta é a mais recomendada para o seu caso!

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp