O que você precisa saber sobre anestesia

dúvidas anestesia

Muitas pessoas ainda têm medo dela, mas é sempre bom esclarecer algumas dúvidas

É fato que a anestesia é um dos fatores que geram medo entre os pacientes que estão prestes a ingressar no centro cirúrgico. Há alguns que imaginam que acordarão no meio da cirurgia ao mesmo tempo em que outros acham que ela não fará nenhum efeito. Esses pensamentos criam sim preocupações extras, mas é importante saber que ela é essencial para lhe fazer imune à dor. Sendo assim, tirar as dúvidas sobre o assunto nunca é demais.

Quais são os tipos de anestesia?

São três os tipos mais usados no mundo da medicina: a local, aplicada na região em que será operada para procedimentos menos invasivos e menores; a peridural ou raqui que são anestesias regionais aplicadas nas costas; a geral é aplicada pela veia ou pela inalação.

Em quais cirurgias plásticas elas são mais usadas?

A anestesia local é utilizada em operações de implante de próteses de silicone, otoplastia, blefaroplastia, rinoplastia, etc. Essa é a mais comumente no mundo das cirurgias plásticas por ser aplicada em regiões específicas. A peridural ou raqui é usada na lipoaspiração, abdominoplastia, etc., e a geral é comumente usada em crianças, quem passará por cirurgias associadas (como lipoaspiração e lipoescultura) ou operações mais longas.

Mesmo com a anestesia, eu posso acordar?

Esse é um fator que não acontece com tanta frequência. Porém, é um comportamento que precisa ser analisado com o cirurgião plástico, pois o paciente pode consumir medicamentos que comprometem os efeitos da anestesia, como os anticoncepcionais. É importante conversar com o médico sobre o uso de remédios, independente se eles forem prescritos ou não. Esse comportamento é válido para evitar alergias a substâncias que podem ser inseridas na anestesia.

Há quem tenha episódios de Consciência Transoperatória, que também pode ser um problema na hora de entrar no centro cirúrgico.

Quanto tempo levarei para recuperar a consciência?

Em média, de 1 a 6 horas, mas isso depende da anestesia.

É comum ter medo na hora da anestesia e é papel do cirurgião plástico acalmar o paciente e esclarecer quaisquer dúvidas. Não vá para o centro cirúrgico cheio de dúvidas!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Daniele disse:

    Olá, Doutora

    Tenho muita vontade de colocar silicone mais tenho muito receio ao tipo de anestesia, fui em uma médica ela conversou comigo e me avaliou, disse anestesia indicada seria geral, como meu caso e só de colocar prótese por abaixo da mama e por cima do músculo, será sedação com anestesia local não seria mais indicada? Dotoura toda cirurhiabtem risco mais como posso ficar tranquila, me ajude.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Daniele!
      É normal que o paciente sinta receio, no entanto, o mais importante é que confie no profissional escolhido para realizar a cirurgia. Converse sempre abertamente com ele e tire todas as suas dúvidas, isso é essencial para amenizar qualquer receio que venha tendo. É fundamental saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade. Beijos!

  2. Alexsandra Cavalcante disse:

    Olá tenho muita vontade de colocar silicone e fazer uma lipo mas tenho muito receio quanto anestesia pois ja vi muitos casos em que pacientes morrem durante a cirurgia devido a anestesia.Gostaria de saber o que acontece nesses casos ou se tem como eu fazer tranquila sem riscos

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Alexsandra!
      É normal que o paciente sinta receio, no entanto, o mais importante é que confie no profissional escolhido para realizar a cirurgia. Converse sempre abertamente com ele e tire todas as suas dúvidas, isso é essencial para amenizar qualquer receio que venha tendo.
      É fundamental saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade. Beijos!

  3. Margareth disse:

    Tenho medo de anestesias, à seis anos atrás fiz uma cirurgia de varizes e fiquei inconsciente. estava consciente quando me tiraram da mesa de cirurgia para a maca, chegando no quarto a enfermeira me deu um comprimido e depois não ví mais nada, mas fiquei agressiva inconsciente, durante 24hs.
    Preciso fazer blefaroplastia, mas tenho medo.
    Poderia me ajudar?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Margareth. Como vai?

      É normal que o paciente sinta receio, ainda mais depois deste tipo de experiência. No entanto, o mais importante é que confie no profissional escolhido para realizar o procedimento. Converse sempre abertamente com ele e tire todas as suas dúvidas, isso é essencial para amenizar qualquer receio que venha tendo. É fundamental saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade.

      Caso deseje, podemos conversar pessoalmente durante uma avaliação. No link abaixo você encontra o nosso contato, será um prazer recebê-la. http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos

  4. Djanira Maria de Jesus disse:

    Tenho 66 anos. Existe algum problema em relação a idade?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Djanira, tudo bom?

      A idade não interfere, mas sim outros fatores que são confirmados em uma avaliação pessoal. Essa consulta é muito importante, pois além de conhecê-la confirmo informações essenciais do seu histórico médico – assim, consigo garantir conforto e segurança a você.

      Se desejar agendar uma consulta, entre em contato conosco. Neste link você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos 🙂

  5. Djanira Maria de Jesus disse:

    Tenho interesse em fazer blefaroplastia. Gostaria de ter mais ou menos uma noção de preço. A avaliação é paga? Qual o valor. É procedimento ambulatorial? Clinica ou hospital?
    Djanira

    • Luciana Pepino disse:

      Olá novamente, Djanira! 🙂

      Eu não consigo estipular valores sem antes avaliar o paciente, pois cada caso é um caso. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.
      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica.