Menu

Posso fazer duas cirurgias ao mesmo tempo?

Saiba quais são os prós e os contras da realização de mais de um procedimento estético

É verdade que, quando se fala em saúde, o bem-estar vai muito além da sensação física. Quando falamos de cirurgia plástica, as pessoas que recorrem a ela não buscam apenas amenizar ou eliminar um problema, mas querem voltar a se sentir bem, seja por necessidade ou apenas por vaidade. O que entra em cheque é a autoestima. Afinal, nem todo mundo está satisfeito com o nariz pontudo, a orelha saliente, os pneuzinhos, entre outros fatores que fazem homens e mulheres buscarem métodos estéticos sem pensar duas vezes.

Toda cirurgia plástica possui pontos positivos e negativos, mas qualquer uma tem o objetivo crucial de respeitar os limites do corpo para que o paciente fique satisfeito com os resultados. Assim, é importante que as ilusões ao decidir por um método estético sejam eliminadas, especialmente no primeiro contato com o cirurgião plástico. Muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação à ocorrência de duas ou mais operações no mesmo dia e sempre fica a questão se isso é realmente possível e se acarreta algum problema de saúde.

Duas cirurgias ao mesmo tempo são comuns de acontecer. Porém, é preciso pensar nelas como se fosse um casamento, onde uma deve ter como objetivo essencial complementar a outra. Uma lipoaspiração, por exemplo, remove as gordurinhas localizadas que podem servir de enxerto para outro método estético. Nesse caso, entra a lipoescultura, onde o cirurgião usará a gordura retirada para inseri-la em outras partes do corpo para corrigir imperfeições. Para que elas sejam realizadas no mesmo dia é preciso alinhar com o cirurgião plástico.

Outro exemplo são as cirurgias faciais que podem ser associadas, como correção nas pálpebras e no pescoço.

As mulheres grávidas também se perguntam se há possibilidade de realizar uma cirurgia plástica pouco tempo depois do parto. Não é recomendado, tudo porque o corpo precisa de um período para voltar a ser como era antes da gravidez. Recorrer à lipoaspiração em meio aos inchaços e as alterações hormonais, que ainda perduram depois do nascimento da criança, pode acarretar resultados nada satisfatórios, além de requerer a repetição do processo.

A abdominoplastia junto com a cesariana é bastante debatida, mas por causa do pós-operatório é preciso esperar, pois pode comprometer os cuidados com o bebê, sem contar as dores e o desconforto.

Ainda é preciso ter cuidado quanto a duas cirurgias mais complexas realizadas ao mesmo tempo. É função do cirurgião plástico informar os prós e os contras com relação a decisão do paciente, além de ressaltar os riscos e os benefícios. Esse controle acontece porque o corpo perde uma boa quantidade de sangue durante a operação, o que influencia na cicatrização. Inclusive, pode haver complicações. Por isso, tenha um diálogo com o médico escolhido e se informe. Conhecimento é sempre bom na hora de decidir por uma cirurgia plástica.

  1. Renata Falcão disse:

    Dra. Luciana eu sei q você vai dizer q o bom seria uma avaliação. Vou fazer sim. mais se minha saúde estiver em bom estado eu poderia?

  2. Renata Falcão disse:

    Dr. gostei de ver que vc respondeu a todos. Gostaria muito de saber se posso realizar uma cirurgia na mão pra deformidades e colocar silicone? ficarei muito feliz!

  3. Lais Vieira de Oliveira disse:

    Olá, gostaria de saber se posso fazer abdominoplástia e lifting da parte interna das coxas no mesmo dia? Tenho 27 anos não sofro de problemas de saúde como pressão alta ou diabetes, treino regularmente na academia e minha alimentação é mais correta possivel, tive problemas com a tireoide, mais faço tratamento regularmente com médico mantendo tudo controlado, no ultimo ano eliminei cerca de 30 kilos, minha auto estima melhorou demais, mais gostaria de melhorar ainda mais, pois mesmo treinando todos os dias, tem partes do meu corpo que não consegui o resultado desejado. Aguardo ansiosa por sua resposta.

    Obrigada.

    Lais.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Lais. Caso desejar, agende uma avaliação conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica! Após essa avaliação, podemos definir o procedimento mais indicado para você. No link abaixo você encontra o nosso contato:
      http://goo.gl/fwys7x

      Beijos!

  4. jessica souza disse:

    Olá,gostaria de saber se posso fazer três corurgias em um só dia?? Seria: rinoplastia,abnoplastia e a mama?? Agradeço se puder me ajudar.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Jéssica!
      Em geral não há problema algum em realizar mais de um procedimento por dia, no entanto isso depende do que definirmos na avaliação. Por isso uma consulta presencial é extremamente importante.

      Abraços!

  5. Maria Lima disse:

    Boa tarde Dra.
    Quanto tempo levaria a combinação de rinoplastia aberta com aumento de cartilagem e lipoaspiração,
    O que é mais seguro fazer uma de cada vez ou combinar as duas, se for uma de cada vez depois de quanto tempo poderia fazer o segundo procedimento.

    Obrigada.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Maria, na maioria das situações não há nada que impeça a realização de dois procedimentos, mas cada caso é um caso, por isso só passo tais informações após a avaliação. Nada substitui uma visita presencial para te avaliar e assim indicar os melhores procedimentos. Em https://www.lucianapepino.com.br/contato/ você encontra nossos telefones e endereço, caso queira agendar uma visita.
      Abraços!

  6. ivana disse:

    Olá doutora!!! Tenho que fazer uma histerectomia que não será por vídeo vou ter que abrir a barriga e em funçao disso para aproveitar o corte e anestesia gostaria de saber se é possível fazer uma abdominoplastia. Tenho 40 anos e já fiz duas cesáreas, aguardo seu contato. Obrigado

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Ivana!
      É muito comum associação de dois ou mais procedimentos numa mesma cirurgia, porém preciso te avaliar antes, uma vez que cada caso é um caso e tem um diagnóstico específico. Que tal agendar uma consulta sem compromisso? A avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Abraços!

  7. Solange da Silva Paula disse:

    Bom dia! Dra. Luciana.

    Pretendo realizar duas cirurgias plástica no final do desse ano, mas, gostaria de saber se é possível fazer Abdominoplastia e Rinoplastia juntas. Tenho 53 anos e gozo de boa saúde.

    Aguardo resposta.

    Solange Paula

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Solange!
      Sim, é muito comum associação de dois ou mais procedimentos numa mesma cirurgia, porém preciso te avaliar antes. Cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você.
      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos!

  8. Thays disse:

    Bom dia, estou muito enteressada em fazer uma abdominoplatia, e gostaria de saber se posso fazer no mesmo dia dus ciruugias que no caso seria a abdominoplastia e a redução de mama.

    Obrigado.

    Thays Gomes

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Thays!

      Sim, é muito comum associação de dois ou mais procedimentos numa mesma cirurgia, porém preciso te avaliar antes. Cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você.
      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos!

  9. Pedro disse:

    Posso fazer uma cirurgia de Otoplastia e Ginecomastia juntas?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Pedro!
      Sim, é muito comum associação de dois ou mais procedimentos numa mesma cirurgia, porém preciso te avaliar antes.
      Beijos!

  10. Diana disse:

    Boa tarde Doutora!
    Eu emagreci 30 kgs em um periodo de 1 ano,com isso minha pele ficou bem flácida, principalmente nos braços, pernas (pior parte é a interna da coxa, mas a perna como um todo é bem mole) glúteo e acina dele há uma sobra de pele junto com gordura localizada. Estive em avaliação com o mesmo médico que há um ano fez minha mamoplastia de aumento. Onde meu seio era somente pele e bico. A cirurgia foi um sucesso, e ajudou minha auto estima. Como não sou mãe ainda, ele me aconselhou no ato da cirurgia de silicone, não fazer abdominoplastia, então eu não fiz, mas eu não tenho a alegria de usar um biquini, pois minha barriga cai por cima da parte debaixo, e parece até que eu tive uma cesária. A minha dúvida é, fiz orçamento agora para dermo de coxas e braços,mas tbm quero fazer lifting no gluteo e no abdomên. A questão é, qual é a combinação melhor? Faço dermo na coxa + lifting no gluteo e abdomen, e deixo o braço para depois? Ou faço só dermo na coxa + abdomen? Estou confusa, mas o que mais me irrita no meu corpo são as pernas, barriga e bumbum. Acho que o braço dá para esconder. Aguardo retorno.

    Obrigada.
    Beijos.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Diana! Tudo bem?
      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Mesmo em relação à dúvida de tempo entre uma cirurgia e outra, é melhor conversar com ele. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Abraços!