Menu

Suco detox funciona mesmo?

Copos de suco detox

Saiba quais resultados você pode esperar ao consumir os famosos sucos detox.

O feriado de Páscoa está chegando e você já imagina que vai exagerar na comilança. A família se reúne, a bacalhoada é deliciosa, as sobremesas são fartas e você ainda renova o estoque de chocolate. Ou seja: é bem possível que você – e todo mundo! – saia do feriado um pouco mais inchada do que o normal.

E aí, na segunda-feira, quando a calça não fecha, você tem uma ideia: vou fazer uma dieta à base de suco detox para emagrecer! Afinal, os sucos detox estão na moda e parecem ser os queridinhos das famosas e das personalidades fitness do Instagram.

Feitos à base de frutas, legumes e verduras, geralmente com a adição de elementos termogênicos como canela e gengibre, os sucos detox prometer uma série de benefícios ao nosso organismo.

A febre dos sucos detox é tão grande que eles saíram da produção diária para consumo próprio e se tornaram uma indústria à parte, com inúmeros fabricantes dedicados à produção em grande escala dessas bebidas. Afinal, não é todo dia que temos tempo de lavar, picar e bater couve no liquidificador com uma variedade de frutas e verduras.

Mas será que essa é mesmo uma boa ideia? Saiba quais resultados você realmente pode esperar ao consumir os sucos detox e decida se vale a pena investir nessa tendência.

Copos de suco detox

As promessas do suco detox

O principal objetivo de quem recorre aos sucos detox costuma ser a perda de peso. E esses sucos têm uma promessa interessante, que vai desde emagrecer 1 kg por semana até perder 1 kg por dia! Tudo dependendo do ritmo da dieta, se ela é somente à base dos sucos ou se inclui outros alimentos nas refeições.

Outros benefícios atribuídos aos sucos detox são a eliminação do acúmulo de líquidos, diminuindo o inchaço, a desintoxicação do sistema digestivo depois de uma “farra alimentar” como a da Páscoa e um alto conteúdo de substâncias antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento e doenças como o câncer.

Além disso, os sucos desintoxicantes forneceriam muitas vitaminas e fibras ao organismo, melhorando nosso metabolismo e facilitando o funcionamento digestivo.

Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Pois é: infelizmente, nem todos esses efeitos realmente acontecem conforme anunciado pelas inúmeras fabricantes, casas de produtos naturais e artigos publicados na internet.

Não é bem assim

Como você já deve saber, os produtos anunciados como “milagrosos” costumam decepcionar ao não entregar todos os resultados prometidos. E isso não é diferente com o suco detox.

É verdade que essas bebidas oferecem substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combater o envelhecimento e prevenir doenças como o câncer. Porém, esse não é um benefício exclusivo dos sucos: consumir folhas verdes e frutas vermelhas in natura tem o mesmo efeito, e costuma ser bem mais em conta do que comprar a bebida.

Além disso, não há provas científicas de que o suco detox realmente seja capaz de promover uma “limpeza” no organismo, contribuindo para a eliminação de toxinas que supostamente se acumulariam no nosso corpo.

Segundo os especialistas, nosso corpo já conta com um sistema próprio de desintoxicação, composto pelo fígado e pelos rins. Se, por acaso, eles não estiverem dando conta desse trabalho, é porque há uma doença em curso – e essa patologia precisa de tratamento médico, algo que o suco detox não vai resolver.

Mulher bebendo suco detox em um copo com canudo

Vale a pena fazer uma dieta somente com sucos detox?

Apenas incluir o consumo desse suco uma vez ao dia, sem fazer nenhuma outra mudança na dieta no sentido de adotar hábitos mais saudáveis e sem praticar exercícios físicos, não vai surtir nenhum efeito na balança. Por outro lado, trocar refeições pelo suxo detox até pode fazer com que você perca alguns quilos, mas não de forma realmente saudável.

De acordo com os especialistas em nutrição, fazer uma dieta totalmente à base de sucos detox, pulando as refeições com saladas, cereais integrais e proteínas magras, pode levar a uma hipoglicemia, pois essas bebidas oferecem baixo índice glicêmico. Como resultado, a pessoa pode sentir dores de cabeça, tonturas, náuseas e até mesmo acabar desmaiando.

Se uma dieta que contenha apenas sucos detox for seguida por muitos dias, ela pode até levar à desnutrição. Isso acontece porque, mesmo que os sucos sejam cheios de vitaminas e minerais derivados dos vegetais da sua composição, essas bebidas carecem de macroelementos como carboidratos e gorduras – que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, desde que nas quantidades corretas.

E você sabe o que acontece quando nosso organismo é privado dos elementos essenciais para seu funcionamento: na primeira oportunidade, você vai acabar perdendo o controle e descontando a falta desses elementos na comida, ingerindo muitas calorias a mais do que o necessário.

Copo com suco detox e limões

Os benefícios que você realmente pode tirar dos sucos detox

Apesar de não haver evidências científicas sobre os supostos efeitos que os sucos detox exerceriam no organismo como a limpeza e a eliminação de toxinas, muitas pessoas dizem se sentir mais dispostas e menos inchadas ao consumir esses sucos regularmente. Se esse é o seu caso, qual é a melhor forma de seguir essa tendência?

De acordo com os profissionais de nutrição, o truque é consumir o suco detox como café da manhã ou como lanche da tarde, sem trocar as refeições sólidas pela bebida. Seu corpo ainda precisa de carboidratos, proteínas magras e gorduras boas, e isso não é fornecido pelos sucos.

Vale prestar atenção também em como a bebida é feita: os sucos prensados a frio realmente conversam mais as vitaminas, minerais e antioxidantes, mas os sucos feitos no liquidificador ou centrífuga contêm mais fibras. Então, a escolha depende do seu objetivo. Se a ideia for secar os quilinhos extras do feriado, é melhor optar pela versão com mais fibras, que garante a saciedade por um tempo maior.

Lembre-se: não existe produto milagroso. Uma dieta saudável aliada a exercícios físicos é o melhor caminho para controlar o peso.

Você também pode gostar de: Água detox para emagrecer e melhorar a saúde, veja a receita

 

 

  • 36
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).