Menu

Rinoplastia para homens

Ela é a mais buscada pelo público masculino e as regras dela são as mesmas destinadas às mulheres

Assim como as mulheres, muitos homens também não estão satisfeitos com o formato do nariz. Nessas horas, a rinoplastia surge como a solução de muitos problemas, não só estéticos, como também de saúde. Vale lembrar que esse procedimento traz melhorias respiratórias ao paciente, como a remoção do desvio de septo e a correção da giba dorsal, aquele ossinho que fica na parte superior do nariz. Sendo assim, essa é uma cirurgia que depende muito da necessidade daquele que a procura, pois ela atinge objetivos diferentes.

No caso do público masculino, as precauções ditas para as mulheres também são válidas para eles. A começar pelo idealismo do nariz dos sonhos. Se a conversa com o médico envolver a remodelação do formato, o paciente ficará de sobreaviso que nem todos são cabíveis para ele. Afinal, a rinoplastia também visa o respeito dos contornos faciais. Esse comportamento pode até ser predominante entre a mulherada, mas, como todos os casos há exceções, o público masculino também não está longe de ter esse dilema.

Pode não parecer, mas a rinoplastia é uma das cirurgias mais buscadas pelos homens. Assim como eles estão mais preocupados com o corpo, há imperfeições que afetam a autoestima deles, como o nariz grande ou pequeno, largo ou torto ou com o famoso desvio de septo. Por se tratar de uma região que não dá para esconder, ao buscar pela cirurgia para correção do nariz‎ será possível fazer todas essas modificações, inclusive, no que condiz à largura, ao perfil e à ponta do nariz. Isso inclui as narinas que nem sempre são simétricas.

O público masculino pode ter perdido a vergonha de optar por cirurgias plásticas, mas não quer dizer que a atitude dispensa uma análise peculiar do médico escolhido, como também um diálogo e pesquisas sobre o procedimento. Sempre é bom se preparar para o que pode acontecer durante a primeira consulta, pois, além de lhe deixar mais por dentro do assunto, as dúvidas são removidas, o que confere mais confiança para seguir em frente com a decisão.

Ao contrário das mulheres, os homens costumam ter uma pele mais grossa no nariz, o que pode tornar a diminuição do inchaço um pouco mais longa, mas nada que comprometa o resultado da cirurgia plástica. Se você for daqueles que possui uma vida bastante agitada, com direito a visitas constantes à academia, é bom se preparar, pois o repouso é de suma importância para a recuperação, especialmente a cabeça, que deve ser poupada de movimentos bruscos para não comprometer os pontos.

No final das contas, a rinoplastia para homens visa trazer uma forma adequada para o nariz tendo como base o rosto do paciente. Os adolescentes que querem recorrer a essa cirurgia plástica precisam ter acima de 15 anos. Sem contar que é imprescindível uma conversa entre os responsáveis e o médico para definir qual é a melhor solução para ele, pois a estabilidade emocional é levada em conta na hora de considerar a operação.

 Não se esqueça de consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).