Menu

Rinoplastia: remodelando a região nasal

Todo mundo já deve ter se deparado com aquela pergunta: o que você mudaria no corpo para se sentir melhor? Algumas desejam a barriga sequinha, outras os seios mais salientes. Porém, há uma parte dessa fatia que busca procedimentos estéticos voltados para a região facial, precisamente, o nariz. Algumas pessoas precisam duelar todos os dias com o desvio de septo, outras não gostam muito daquele ossinho que se sobressai, a giba dorsal. Isso faz com que pacientes recorram à rinoplastia para corrigir um defeitinho nasal.

Nem todos os pacientes submetidos à rinoplastia querem corrigir o desvio de septo ou dar um jeitinho no osso do nariz. Eles almejam mudar a forma da região. Como sempre comentamos aqui no blog, uma pessoa que quer ou precisa de uma cirurgia plástica precisa manter os pés no chão. Para você que deseja melhorar a estética do nariz, saiba que o médico fará o possível para que isso aconteça, mas de acordo com a proporção facial. É fácil projetar o nariz dos sonhos e almejar o de determinada celebridade ou da amiga, o que não é recomendado.

Tudo porque cada um tem uma estrutura facial diferente. O nariz da Jennifer Aniston ou da Gisele Bündchen pode não ficar bem em você. É preciso decidir pela rinoplastia de maneira consciente, sem aspirações que confrontarão com os resultados. Essa cirurgia não visa apenas corrigir defeitos de nascença ou algum tipo de dano nasal, como também oferece a oportunidade de deixar o nariz proporcional ao rosto por meio de uma remodelagem, que pode ser de tamanho ou de formato, de largura e de ângulo.

A rinoplastia também é um procedimento estético muito buscado entre os adolescentes, especialmente para suavizar a giba dorsal. É possível realizá-la, claro, mas o recomendado é que eles tenham 15 anos, munidos de autorização dos pais. É nessa idade que a região nasal já se desenvolveu completamente, o que torna a cirurgia mais viável. Lembrando que essa atitude deve partir do paciente e os responsáveis precisam ter um diálogo com o médico para saber se o procedimento é realmente necessário.

O pós-operatório é delicado e requer obediência às solicitações médicas para que ele seja o menos incômodo possível. É preciso dormir de barriga para cima e ficar um período sem tomar sol. Os movimentos faciais deverão ser contidos para não prejudicar os pontos na região. Por se tratar de uma cirurgia bem delicada, deve-se tomar cuidado.

Não se esqueça de consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) na hora de decidir pelo cirurgião plástico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Renata disse:

    Dra Luciana, gostaria de saber se vc usa a técnica aberta, fechada ou estruturada, e qual apresenta melhores resultados na sua opinião? Abçs

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Renata!
      Depende da indicação de cada caso, porém utilizo na maioria dos casos a técnica fechada. Todas as informações sobre a Rinoplastia você tem em meu site acessando https://www.lucianapepino.com.br/rinoplastia.php Caso ainda permaneça alguma dúvida, estarei à sua disposição para melhor lhe esclarecer numa consulta médica.

      Abraços!

  2. Mayra disse:

    Olá dra Luciana!
    Gostaria de saber se é possível chegar a um resultado parecido como o das atrizes mexicanas, estou perguntando porque é visível que existe uma padronização da rinoplastia por lá, e todas ficam o nariz muito parecidos após a plastica, e eu acho muito bem feito e esteticamente bonito. Obrigado e abraços!

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Mayra!

      O resultado da rinoplastia depende de uma série de fatores, como a estrutura dos ossos nasais, formato do rosto, espessura da pele, idade, entre outros. Para que você não se decepcione com o resultado da sua rinoplastia, é fundamental conversar com o médico sobre as suas expectativas.
      Um grande beijo!

  3. Fabiana C. Renosto disse:

    olá, tudo bem … fiz uma rinoplastia / funcional a 4 meses, o objetivo inicial foi a parte funcional e aproveitei para fazer a parte estética pois tinha o meu nariz com a estrutura torta. Não gostei do resultado pois a ponta do meu nariz está torta e o osso continua torto. Gostaria de saber se isso aconteceu por causa da minha estrutura óssea ou foi a parte profissional?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Fabiana!
      A melhor pessoa para te ajudar neste momento é o médico que te operou. Ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Um grande beijo!

  4. maria de freitas disse:

    queria saber se vc faz cirurgia na orelha,minha orelha e muito aberta. tem jeito e quanto?

    • Luciana Pepino disse:

      Maria,

      A otoplastia é a cirurgia reparadora da orelha, mas para que eu possa saber se é recomendado para o seu caso e informar valores, o ideal seria avaliá-la pessoalmente. Caso deseje agendar a sua consulta, neste link você encontra o nosso contato: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Beijos!