11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Que resultados esperar da ginecomastia?

Expectativas sobre a cirurgia de ginecomastia

Descubra o que esperar dos resultados da ginecomastia

A ginecomastia é uma condição que pode afetar homens de todas as idades e é causada por uma hipertrofia das glândulas mamárias, ou seja, um crescimento desproporcional da mama masculina. A hipertrofia, na grande maioria dos casos, acontece com meninos de 13 ou 14 anos, estando ligada às alterações hormonais da puberdade, e volta ao normal após aproximadamente seis meses. O problema está nos 5% dos casos em que a mama não volta ao normal, fazendo com que cirurgiões plásticos sejam procurados e questionados sobre os resultados da ginecomastia.

Geralmente, a ginecomastia é resultado de um aumento tardio da quantidade de testosterona (hormônio masculino) em relação à quantidade de estrogênio (hormônio feminino), o que faz com que o tecido mamário cresça mais do que o normal. Quando ocorre em homens mais velhos, a condição também este ligada ao nível de testosterona no corpo, mas, desta vez, à queda da produção do hormônio. Sabia que a ginecomastia é considerada frequente pelos médicos? E a cirurgia de correção não é um bicho de sete cabeças, acompanhe a seguir:

Quais os resultados da ginecomastia?

A cirurgia acontece primeiro retirando o excesso de gordura da região, por meio de uma lipoaspiração, e, depois, retirando o excesso da glândula mamária. As cicatrizes deixadas por este procedimento são bastante sutis, já que ficam na margem inferior da auréola. Contudo, após o primeiro ano dos resultados da ginecomastia é possível saber exatamente como a cicatriz ficará de maneira permanente.

Em casos comuns, o paciente pode ir para casa no mesmo dia em que fez a cirurgia e os principais desconfortos do pós-operatório costumam passar nas primeiras 72 horas. Apensar de apresentar roxos e maior sensibilidade ao toque nas primeiras semanas, os resultados da ginecomastia podem ser percebidos com clareza já no primeiro mês após o procedimento cirúrgico.

Dicas de cuidados para melhorar o resultado

Assim como em todas as cirurgias plásticas, o resultado da ginecomastia está muito ligado ao seu pós-operatório e em como cada paciente se compromete com as indicações do cirurgião. A cinta pós-cirúrgica é essencial para reforçar as novas posições dos tecidos e certificar que tudo cicatrizará exatamente do jeito que foi programado.

O repouso também é de suma importância: na primeira semana, por exemplo, não é possível ir ao trabalho ou fazer qualquer esforço físico; não é recomendado dirigir ou erguer os braços por aproximadamente um mês e a retomada das atividades normais deve acontecer gradualmente após os primeiros 60 dias.

Não se esqueça de detalhes como troca de curativos, alimentação, medicamentos e evitar exposição solar por pelo menos 45 dias, ok? Este conjunto de ações ajudam não só a melhorar o resultado da ginecomastia, mas também a garantir que não haverá nenhum risco de saúde ou má cicatrização. Fique de olho no cronograma de cuidados que será passado pelo profissional escolhido e siga à risca.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

Deixe aqui seu comentário

*