11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Próteses de mama: o que você precisa saber

Implante de Silicone

O sonho de muitas mulheres é colocar prótese mamária, confira algumas dicas

Que mulher é um ser eternamente insatisfeito com seu próprio corpo não é novidade. Mas desde que as próteses de mama chegaram ao mercado ficou muito mais fácil ter os seios dos sonhos. Apesar disso, vários aspectos do procedimento precisam ser analisados com responsabilidade.

Desde a escolha correta da prótese até os cuidados com o pós-operatório. Quem tem receio que os implantes de silicone possam aumentar o risco de câncer de mama. Doença autoimune ou distúrbios do tecido conjuntivo pode dormir sossegada: não há evidências significativas neste sentido.

Prótese de Silicone

Escolha da prótese deve se basear em diversos fatores

Aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA) desde 2006. Os implantes são conchas de elastômero preenchidas com gel de silicone e têm diversos modelos, que variam entre tamanho, formato e textura. A escolha do tipo ideal deve se basear em vários fatores. Como estilo de vida, silhueta corporal, a aparência desejada e ainda a quantidade de tecido mamário.

A colocação das próteses pode ser feita por incisão na auréola, nas axilas ou abaixo dos seios, e o procedimento costuma durar cerca de uma hora. As próteses de mama são colocadas na frente ou atrás do músculo, de acordo como biótipo da paciente.

Cicatrizes começam a desaparecer já a partir do primeiro mês

As cicatrizes dependerão do local da incisão e tendem a desaparecer rapidinho desde que observadas as recomendações de pós-operatório. No primeiro mês após a cirurgia a cicatriz fica mais visível e os pontos podem dar algum tipo de reação.

Mas daí até o 12º mês a pele vai naturalmente ficando mais espessa e mudando da cor vermelha para a marrom – que clareará depois de um ano. Daí até o 18º mês a pele clareará e a cicatriz deve tomar seu aspecto definitivo. A mamoplastia de aumento é hoje a cirurgia plástica mais estética mais realizada em todo o Brasil, à frente mesmo da lipoaspiração.

Recomendações do pós-operatório devem ser respeitadas à risca

Para que o resultado seja o esperado, no entanto, é precisos seguir as recomendações do pós-operatório. Usar sutiã cirúrgico de mobilização nos primeiros 30 dias. Período em que deve-se evitar pegar peso. Fazer movimentos bruscos com os braços e fazer drenagem linfática.

Quem engravidou ou pensa em engravidar pode ficar tranquila, o resultado não será comprometido a menos que haja muito ganho de peso durante a gestação – e a amamentação também não é prejudicada. Apesar de não haver ainda próteses de mama definitivas, elas duram bastante tempo e só precisarão ser trocadas se perderem a integridade ou houver comprometimento significante do contorno.

Você também pode gostar de: Descubra como a prótese mamária vai aumentar sua autoestima


CTA e-book Mitos e Verdades sobre Protese Mamaria baixe aqui

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. bydu gomes disse:

    gostaria muito de fazer essa cirurgia é meu sonho. mais falta o dinheiro .preciso falar on como faço?

  2. milena disse:

    Dra Luciana boa noite! Gostaria de saber em quanto tempo posso retornar ao trabalho apos a cirurgia de protese mamar
    ia. Obrigada !

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Milena!
      Tudo depende de caso para caso, por isso é sempre importante a consulta presencial. Mas as recomendações gerais são:
      – Evitar esforços nos 7 primeiros dias.
      – Por 30 dias é proibido: movimentos bruscos com os braços, pegar peso, deitar de lado ou de bruços e elevar os braços acima da linha dos ombros.
      – Evite as atividades físicas por no mínimo 15 dias.
      Abraços!

  3. safira maria de sousa santos disse:

    Gostaria de saber se tem aqui no Rio de janeiro?

  4. Cláudia Tatiane da Costa disse:

    É meu sonho colocar próteses de mama. Qualquer dia marco uma consulta. Me responda uma pergunta essa cirurgia pode correr risco de morrer?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Cláudia!
      Toda cirurgia possui riscos, por isso é tão importante que confie no profissional escolhido para realizar a cirurgia. É fundamental também saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade. Beijos!