Hidrolipo de Papada, Elimine essa Indesejada Ação do Tempo

Hidrolipo de Papada, dá para eliminar com um procedimento estético.

Quando a pele começa a perder sua firmeza, uma das consequências pode ser a formação da papada, que incomoda homens e mulheres. Embora ela seja difícil de disfarçar, a papada pode ser eliminada por meio de procedimentos estéticos como radiofrequência e hidrolipo.

A papada é o acúmulo de gordura na região do pescoço, também conhecido como queixo duplo. Ela deixa um aspecto desagradável no rosto da pessoa, pois causa uma deformação da sua aparência natural.

Além da perda da firmeza da pele, esse acúmulo de gordura pode surgir devido ao excesso de peso, à flacidez muscular da região ou a uma combinação desses fatores.

Os procedimentos estéticos indicados para a papada dependem do grau e da intensidade do problema. No caso de papadas causadas de grau leve, pode-se empregar a radiofrequência para amenizar o problema.

Porém, dependendo do caso, pode haver indicação da hidrolipo, que é uma variação da lipoaspiração, ou mesmo da lipo a laser de papada.

Hidrolipo de papada: conheça esse procedimento estético

A hidrolipo, também chamada de lipo light ou minilipo, é praticamente igual à lipoaspiração convencional, com a diferença de utilizar anestesia local em vez da anestesia geral.

Em geral, a hidrolipo de papada é mais procurada por pacientes a partir dos 45 anos. Ela é indicada para pacientes que têm a pele com boa elasticidade e sem muita gordura na região.

Como é feita a hidrolipo de papada

Depois de aplicar o anestésico local, o médico vai inserir pequenas cânulas logo abaixo do queixo para fazer a sucção das células adiposas que estão em excesso. Geralmente, é injetada uma mistura de soro com adrenalina para ajudar a romper essas células e facilitar a aspiração.

Embora o paciente não sinta dor, o procedimento pode ser desconfortável porque é possível sentir os movimentos da cânula abaixo da pele. Dessa forma, para evitar esse incômodo e a ansiedade, pode ser utilizada uma sedação venosa para que o paciente durma.

O procedimento leva de 30 a 40 minutos. O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia, podendo retomar suas atividades depois de 48 horas. Pode ser necessário utilizar uma malha compressora nos primeiros dias enquanto o paciente estiver em casa.

Devido ao inchaço natural que ocorre depois de procedimentos estéticos invasivos, pode ser recomendado fazer sessões de drenagem linfática para eliminar o edema. O paciente deve proteger a região da exposição ao sol.

Consultório, clínica ou hospital: onde fazer a hidrolipo?

A hidrolipo de papada até pode ser feita em consultórios ou clínicas médicas, mas, para utilizar a sedação venosa, ela deve ser feita no hospital, assim como outros procedimentos estéticos que utilizam esse recurso.

Essa medida é importante porque somente o hospital dispõe de uma equipe treinada e dos equipamentos necessários caso haja alguma complicação em decorrência da anestesia. As clínicas e consultórios não são tão preparados para essas ocasiões.

A hidrolipo é mais segura que uma lipoaspiração tradicional?

A hidrolipo é tão segura quanto a lipoaspiração tradicional, desde que todas as recomendações de segurança sejam seguidas. Existe um pensamento comum de que a lipoaspiração é perigosa por causa da anestesia geral, mas isso é mito.

Na verdade, o anestésico local, utilizado na hidrolipo, é mais tóxico do que o anestésico geral. Por isso, a hidrolipo é recomendada quando o paciente quer aspirar gordura de apenas uma região, e ela ainda deve ser pequena – como a papada ou as axilas, por exemplo.

Combinar mais regiões no mesmo procedimento de hidrolipo vai aumentar a quantidade de anestésico local injetado, expondo o paciente a um risco de intoxicação neurológica e até mesmo ao óbito.

Assim, se o objetivo é fazer uma redução de medidas no corpo todo, procedimentos estéticos como a hidrolipo devem ser deixados de lado, recorrendo-se a uma lipoaspiração tradicional.

Lipoaspiração a laser de papada

Quando o paciente apresenta certo grau de flacidez da pele ou quando há um grande volume de gordura acumulada na papada, a hidrolipo pode não ser a solução mais indicada para resolver o problema.

Isso porque a lipoaspiração pode aumentar a flacidez da região, piorando a aparência da região. Nesse caso, uma opção de tratamento pode ser a lipoaspiração a laser de papada.

As vantagens do uso do laser é que ele quebra a gordura, facilitando sua aspiração, diminui o sangramento e as manchas roxas ao cauterizar os vasos e ainda estimula a produção de colágeno, melhorando a flacidez da pele.

Qual é o profissional recomendado para fazer hidrolipo e lipo a laser de papada?

Esses dois procedimentos estéticos são simples e seguros, desde que sejam feitos pelo cirurgião plástico, que é o profissional devidamente habilitado para realizados.

Para sua segurança, sempre verifique se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que garante que ele cumpriu toda a formação obrigatória para realizar cirurgias estéticas.

Aproveite e conheça outros procedimentos estéticos no site da Luciana Pepino!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp