11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Informações sobre anestesia, procure um profissional confiável

Anestesia Geral

Saiba mais sobre a anestesia e entenda sua importância.

Atualmente, quem não quer estar feliz com seu corpo? O número de pessoas que passam por cirurgias plásticas é enorme e só cresce a cada ano. A mulher moderna passou a se preocupar mais com suas silhuetas e com a saúde de seu corpo. O que acabou acontecendo graças ao estilo de vida da sociedade moderna.

As enormes transformações tecnológicas, que nem sequer poderiam ser imaginadas há duas décadas, ajudaram a sofisticar as cirurgias plásticas e também a anestesia. A cirurgia plástica, que era vista como algo fútil e desnecessário. Hoje é uma ótima alternativa para ajudar a mulher a se fortalecer e corrigir partes do corpo que a deixam insegura ou insatisfeita.

E quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, é impossível não lembrarmos das anestesias. Nesse artigo, vamos abordar um pouco mais sobre elas e sua importância não só para a conveniência do paciente. Mas para o sucesso de qualquer cirurgia.

anestesia peridural

O que é anestesia?

Anestesia é o nome dado ao estado de ausência de dor. A anestesia pode ser geral (corpo todo) ou regional (região específica do corpo). Com a anestesia geral, é mantido sem dor e em sono muito profundo todo o tempo, com a ajuda de aparelhos para a respiração.

Já com a anestesia regional. A dor será eliminada somente na região onde a operação será feita a cirurgia e o paciente fica acordado ou pode receber um sedativo e ser mantido dormindo também. Porém sem o auxílio de aparelhos. As anestesias regionais são a raquianestesia e peridural.

anestesia raque

Quem é o anestesista?

O anestesista é o médico especialista que cursou seis anos de Medicina e mais, no mínimo, três anos de curso de especialização na área, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Esse  profissional, pode trabalhar em conjunto com a equipe do cirurgião ou fazer parte da equipe de anestesistas do hospital.

Vale lembrar também que os anestesistas não aplicam apenas anestesias. Mas também cuidam do paciente durante todo o procedimento cirúrgico e pós-anestésico. Além de induzir a anestesia, eles controlam a pressão arterial, o ritmo cardíaco, a temperatura, a respiração, o pulso e outras funções orgânicas importantes do seu corpo.

Ou seja, esse profissional tem como responsabilidade proporcionar o mínimo possível de sofrimento ou desconforto ao paciente durante a cirurgia. Garantindo uma melhor autonomia e tranquilidade por parte do cirurgião responsável. Isso, inclusive, facilita o trabalho de toda a equipe.

dúvidas anestesia

Quais são os tipos de anestésicos?

Existem vários tipos de anestésicos. Os anestésicos locais são depositados em áreas próximas a que será operada. Já os anestésicos gerais são depositados via venosa – em geral, por um acesso onde conectamos o soro para hidratação – ou por vias respiratórias (anestesia inalatória).

A escolha do tipo de anestesia vai variar de acordo com o tipo da cirurgia realizada e, claro, de acordo com as condições físicas e emocionais do paciente. Por isso, é extremamente importante que sejam feitos os exames solicitados pelo cirurgião. Além de o paciente sempre informar os medicamentos que utiliza ou reações alérgicas, drogas e histórico anestésico.

Após avaliar os exames pré-operatórios e saber mais sobre a cirurgia proposta pelo cirurgião. O anestesista seleciona a melhor opção para seu caso, de modo que os riscos sejam minimizados. Em geral, dependendo do tipo de procedimento, o paciente já fica sabendo do tipo de anestesia à qual será submetido durante a consulta com o cirurgião. 

Para saber mais sobre anestesia: Anestesia: Mitos e Verdades

Conheça mais sobre os procedimentos em: Cirurgias Plásticas

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).