Preenchimento facial e Botox®: o que você precisa saber sobre eles

Preenchimento facial e o Botox

Fique por dentro das diferenças de aplicação desses dois métodos estéticos e escolha o melhor para você

É bastante comum as pessoas se perderem quanto as diferenças entre preenchimento facial e Botox® (toxina botulínica). Ambos são opções para quem está com a pele do rosto flácida e quer dar uma rejuvenescida nos traços faciais. Claro que, a primeira vista, eles parecem tratamentos estéticos bastante semelhantes, mas atendem impasses diferentes quando o assunto é amenizar, por exemplo, as rugas. Em conversa com o médico, o paciente saberá qual é o método estético ideal, além da quantidade de vezes que cada um se repete.

As diferenças entre preenchimento facial e Botox® começam nos locais de aplicação. O primeiro é destinado para quem quer amenizar as marcas de expressão, as rugas, os sulcos, até mesmo melhorar as maçãs do rosto e a mandíbula. Sem contar que o preenchimento facial ainda melhora a aparência de cicatrizes. Já o segundo procedimento, atua nas rugas da testa, nos pés de galinha e ameniza a flacidez no pescoço. Ambos são métodos estéticos minimamente invasivos e permitem o retorno rápido para as atividades rotineiras.

A substância popular utilizada no preenchimento facial é o PMMA (polimetilmetacrilato). Ela trata sulcos de tamanho médio a profundo e é utilizada para preencher cicatrizes que requerem mais de uma injeção para que o resultado esteja dentro das expectativas do paciente. A aplicação também é repetida para quem quer aumentar o volume das bochechas. No caso deste procedimento, é importante conversar com o médico sobre a sensibilidade da pele, pois, aplicada em condições erradas, a substância pode gerar efeitos negativos.

O Botox® é apenas um nome comercial que se refere à toxina botulínica que é aplicada por meio de injeção direta nas regiões do rosto delimitadas pelo médico e pelo paciente. Esse procedimento pode ser associado aos peelings faciais, bem como ao preenchimento, o que dá resultados mais completos. Essa substância ainda pode ser usada para controlar o excesso de suor nas axilas, nas mãos e nos pés. Após a aplicação, é preciso tomar cuidado nas áreas em que ela foi injetada, pois pode gerar fraqueza muscular e fala arrastada.

Preenchimento facial e Botox®: aplicação nas regiões comumentes

 

As diferenças entre preenchimento facial e Botox® extremamente cruciais são: um aumenta o volume facial e a aplicação se repete, em média, depois de 1 ano; o outro serve para relaxar os músculos faciais e deixá-los estáticos, e a aplicação se repete, em média, depois de 4 a 6 meses.

É preciso se lembrar de que preenchimento facial e Botox® também se diferem de acordo com a necessidade do indivíduo. Para quem quer fugir dos pés de galinha, melhorar a testa franzida, as linhas de expressão e arquear as sobrancelhas, o mais recomendado é a toxina botulínica. Para os casos de amenizar olhar cansado e olheiras, rugas acima do lábio superior, bochecha caída e bigode chinês, o recomendado é o preenchimento facial.

Os resultados do preenchimento facial aparecem depois de algumas semanas e é preciso repeti-lo, assim como o Botox®. Contudo, esse é um detalhe que deve ser combinado com o médico. Se o paciente optar por não repetir qualquer um desses procedimentos, a pele voltará à condição original, onde rugas, cicatrizes e linhas de expressão perderão o volume.

Não se esqueça de consultar a credencial do profissional de saúde escolhido na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. edna agnoletto disse:

    quero saber o valor ja coloquei tem 6 messes na regiao da testa

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Edna!

      Como cada caso é um caso eu não tenho como informar valores por aqui, pois eu preciso avaliá-la pessoalmente. Caso queira, agende uma avaliação conosco. Neste link você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos