O que São MD Codes e Como Eles Podem te Ajudar

Um lifting sem cirurgia: conheça o MD Codes um procedimento facial de rejuvenescimento à base de ácido hialurônico.

Quando falamos em rejuvenescimento facial, logo pensamos em aplicação de toxina botulínica e preenchimento, além do lifting cirúrgico. Porém, existe uma novidade que ainda não é assim tão famosa: trata-se do MD Codes, um procedimento de sustentação facial.

Essa técnica de rejuvenescimento nasceu no Brasil em 2016, como resultado das pesquisas do cirurgião plástico Dr. Maurício de Maio. Por duas décadas, Dr. Maurício estudou como poderia fazer um lifting facial sem recorrer necessariamente a uma cirurgia.

Assim, surgiram os MD Codes, uma abreviação para “medical codes” (ou “códigos médicos” em português), que têm começado a fazer sucesso nas clínicas de cirurgia plástica.

Quais são os objetivos do MD Codes?

A técnica consiste em codificar os pontos de sustentação da face e identificar aqueles que podem ser melhorados. Ou seja, o cirurgião faz um mapeamento dos pontos que perderam sua firmeza e acabaram permitindo o surgimento da flacidez.

O procedimento se baseia na ideia de que cada pessoa tem um rosto único, com formato distinto e diferentes áreas de flacidez. Com o MD Codes, o cirurgião consegue fazer um tratamento mais específico para combater o envelhecimento.

Existem oito pontos de cada lado da face, totalizando 16. Porém, nem todos eles necessariamente vão precisar de uma aplicação – apenas aqueles em que for necessário melhorar a capacidade de sustentação.

Dessa forma, esse procedimento estético tem como objetivo corrigir a flacidez, melhorar os contornos faciais e repor a perda de volume que acontece com o passar do tempo, principalmente nas maçãs do rosto.

As regiões com maior frequência são as maçãs do rosto, que perdem volume e sustentação, e a região do mento, que é a parte inferior dos lábios e da face. Apesar disso, o tratamento pode ser aplicado desde a testa até a mandíbula.

O principal benefício dessa técnica é obter um resultado semelhante ao lifting facial, mas sem que o paciente precise passar por uma cirurgia. Dessa maneira, há menos riscos, menos desconforto e um tempo de recuperação menor.

MD Codes e o ácido hialurônico

O MD Codes é feito por meio de aplicações de ácido hialurônico nos pontos de sustentação identificados pelo cirurgião plástico. Essa é uma substância que existe naturalmente em nosso organismo, de forma que ela não causa rejeição.

O ácido hialurônico é a mesma substância utilizada em preenchimentos faciais e labiais e também para corrigir olheiras profundas. Além de preencher, o ácido ainda estimula a produção de colágeno, a proteína que dá sustentação para a pele.

Por ser uma substância que ocorre naturalmente no organismo, o ácido hialurônico é reabsorvido entre 1 a 2 anos depois do procedimento – assim como acontece em outros tratamentos contra o envelhecimento.

Dessa maneira, é necessário repetir o procedimento depois desse período. Porém, mesmo que o ácido hialurônico tenha sido absorvido, seu efeito de estimulação do colágeno continua existindo por mais tempo.

Como é uma sessão de MD Codes

Por ser um procedimento minimamente invasivo e que utiliza apenas um anestésico tópico, o MD Codes pode ser feito no consultório ou na clínica de cirurgia plástica ou dermatologia.

Depois que o médico avaliar o rosto do paciente e identificar os pontos que precisam receber a aplicação, será aplicada uma máscara anestésica para aliviar o desconforto. Porém, é possível que o paciente sinta uma dor leve na ocasião das aplicações.

Podem ser utilizados gelinhos logo após as aplicações para diminuir a dor da picada e as possíveis manchas roxas.

Como fica o rosto logo após a sessão

O paciente recebe alta pouco tempo depois do procedimento e é bem provável que ele apresente inchaço e pontos de vermelhidão no rosto. Em seguida, podem aparecer alguns hematomas devido ao rompimento dos vasinhos na ocasião da picada.

Por causa disso, é recomendável agendar o procedimento com antecedência caso haja algum evento social à vista.

Quando aparecem os resultados do tratamento do MD Codes

Embora o paciente possa observar uma melhora no rosto logo após o MD Codes, o resultado pode ser visto com mais clareza cerca de duas semanas após a sessão, quando o inchaço já tiver sido reabsorvido.

Para facilitar esse processo, é recomendável fazer compressas geladas nas primeiras 48 horas e dormir com a cabeça mais elevada em relação ao corpo, em um ângulo de 30 graus.

Uma das vantagens dessa técnica é que ela oferece um resultado bastante natural. Assim, o paciente fica com uma aparência mais descansada e jovem, mas não fica evidente que houve uma intervenção estética.

Duração dos resultados

O ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo entre 1 a 2 anos, de forma que é necessário repetir a técnica para que os resultados sejam mantidos depois desse período. Felizmente, o efeito estimulante do colágeno continua existindo por mais tempo.

Alguns elementos individuais podem influenciar a duração dos resultados, como o tabagismo e as atividades físicas muito intensas, que podem contribuir para a flacidez do rosto.

Lembre-se: os tratamentos estéticos não cessam o processo natural de envelhecimento. Dessa forma, o MD Codes não vai impedir a passagem do tempo, mas sim proporcionar uma aparência mais disposta e jovem, muito satisfatória para a maior parte dos pacientes.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Carla disse:

    Qual o valor do tratamento MD CODE ?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Carla. Tudo bem?
      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Nossas secretárias terão o maior prazer em atendê-la. Aqui você encontra nossos contatos: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!