11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

O que a harmonização facial corrige?

Tire as dúvidas sobre harmonização facial

Entenda quais pontos são melhorados com as técnicas de harmonização facial

Um dos procedimentos mais procurados nos últimos tempos, a harmonização facial se tornou a técnica queridinha de homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto, conquistando inclusive personalidades famosas. 

E embora pareça uma novidade por aqui, esse tipo de tratamento estético já existe há uns bons anos, sendo capaz de alterar características físicas dos pacientes para promover maior harmonia na face. 

No entanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas relacionadas ao procedimento, principalmente quando se trata do que é e o que não é possível alcançar com a harmonização. 

Sendo assim, reunimos uma série de informações importantes sobre o tema, a fim de esclarecer os possíveis questionamentos sobre as técnicas. Acompanhe. 

O que é a harmonização facial?

Trata-se de um conjunto de técnicas não-cirúrgicas que são aplicadas no rosto para promover um melhor alinhamento dos ângulos e dando mais harmonia à face. 

Normalmente, essas intervenções utilizam substâncias preenchedoras, estimuladores de colágeno, fios de sustentação e até mesmo outras técnicas que auxiliam não só no equilíbrio do rosto, mas também ajudam no rejuvenescimento. 

Para quem ela é indicada?

Qualquer pessoa é apta a realizar uma harmonização facial, desde que possua insatisfações estéticas com a aparência do rosto ou ainda, que queira realçar características já existentes. 

Desproporções e desarmonia visíveis no queixo, mandíbulas, maçãs do rosto, lábios e até mesmo no supercílio são as queixas mais comuns de pacientes que procuram por esse tipo de procedimento. 

O que é feito na harmonização do rosto?

É importante destacar que a harmonização facial não promove mudanças radicais na aparência, mas sim, ajuda a melhorar questões que incomodam levemente as pacientes. 

Na verdade, o principal objetivo da técnica é realçar a beleza natural de cada pessoa, considerando suas características individuais para entregar um resultado satisfatório. 

Através da técnica, é possível se obter os seguintes benefícios: 

  • Melhorar o contorno facial;
  • Projetar as maçãs do rosto para deixá-las mais evidentes;
  • Ajustar imperfeições no nariz, como modificar sua ponta e corrigir o dorso alto;
  • Dar mais volume aos lábios;
  • Suavizar rugas e linhas de expressão
  • Corrigir a angulação da mandíbula;
  • Elevar ou corrigir o ângulo do supercílio (região das sobrancelhas).

Quais são as técnicas utilizadas?

Conforme mencionamos anteriormente, as técnicas utilizadas variam de acordo com as necessidades de cada paciente, sendo necessária uma avaliação criteriosa do profissional responsável. 

No entanto, dentre as técnicas mais comuns na harmonização facial, podemos destacar:

Preenchimento facial

É feita a aplicação de ácido hialurônico ou outra substância preenchedora para aumentar ou repor o volume perdido no rosto, ajudando na definição dos contornos.

Fios de sustentação

Utiliza-se os fios de ácido polilático para promover um efeito de lifting no rosto e tracionar os tecidos, dando mais firmeza e sustentação ao rosto. 

Aplicação de toxina botulínica

Outra técnica bastante utilizada, a aplicação de botox traz uma série de benefícios para melhorar a harmonia do rosto, como por exemplo ajudando a levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha, bem como no combate as rugas e linhas de expressão da face.

Sendo assim, para entender qual o procedimento mais adequado no seu caso, o ideal é que você procure um profissional qualificado e de confiança para entender o que é possível fazer e quais os resultados serão alcançados com as técnicas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Fabiana disse:

    Boa noite!
    Meu nome é Fabiana e moro no Rio de Janeiro. Vc teria algum colega de trabalho aqui no Rio que faça harmonização facial para me indicar, por gentileza?
    Desde de já agradeço a atenção.
    Parabéns pelos belos trabalhos e explicações.
    Abs,

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Fabiana! Infelizmente não conhecemos nenhum Cirurgião Plástico na sua região que possamos indicar, mas estaremos a disposição se preferir vir consultar conosco em São Paulo. Atenciosamente, Dra. Luciana Pepino e Equipe.