5 Mitos e Verdades Sobre Chá de Folha de Abacate

Você já ouviu falar sobre o chá de folha de abacate? Conhecer os benefícios reais que ele oferece ajuda você a manter sua saúde e beleza

Parece dica da vovó, mas está na moda na internet: muitas digital influencers de beleza se declaram fãs do chá de folha de abacate. De acordo com elas, essa bebida traz uma série de benefícios para a saúde e a beleza, mas será que tudo isso é verdade?

  1. O chá de folha de abacate ajuda a prevenir o envelhecimento

    Envelhecimento

Verdade. As folhas do abacateiro contêm flavonoides e fenóis, substâncias que têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Como resultado, essa bebida ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no DNA das células, que provocam o envelhecimento.

Além disso, o chá de folha de abacate contém minerais como magnésio, manganês, ferro, zinco e potássio, que contribuem para a manutenção da saúde e da beleza da pele, dos cabelos e das unhas.

Saiba mais sobre os segredos de beleza do abacate.

  1. Esse chá é bom para tratar gastrite e úlceras

    Gastrite e ulceras

Mito. Embora o chá de folha de abacate seja conhecido por aliviar problemas estomacais como úlceras e gastrites, esse benefício não foi comprovado pela ciência.

Na verdade, um estudo mostrou que o extrato aquoso obtido a partir das folhas do abacateiro pode combater as úlceras estomacais produzidas artificialmente em ratos. A explicação para isso está em seu conteúdo de flavonoides, saponinas e taninos.

Porém, esse benefício só foi constatado em ratos, não em seres humanos. Por isso, se você sofre com dores de estômago ou já foi diagnosticado com gastrite ou úlcera, não é recomendado trocar o tratamento convencional pelo chá.

  1. O chá de folha de abacate combate infecções urinárias

    Infecções urinárias

Meia verdade. As folhas do abacateiro possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e por isso elas podem exercer algum efeito sobre a prevenção das infecções. Porém, caso uma infecção urinária já esteja instalada, o chá não será suficiente.

Nesse caso, o tratamento da doença deve ser feito da forma convencional recomendada pelo médico, provavelmente com o uso de medicamentos antibióticos. Apostar apenas no chá de folha de abacate para tratar uma infecção pode acabar piorando o problema.

Contudo, o consumo de chás em geral pode ajudar a prevenir as infecções urinárias, pois eles estimulam o funcionamento da bexiga, dos rins e dos canais urinários. O chá de folha de abacate tem efeito diurético, aumentando ainda mais esse benefício.

  1. O chá de folha de abacate previne as pedras nos rins

    Pedras nos rins

Verdade! Conforme explicamos no item anterior, o chá de folha de abacate tem efeito diurético, como grande parte dos chás naturais. Assim, ao estimular o aparelho urinário, essa bebida aumenta a produção e a eliminação da urina, prevenindo os cálculos renais.

As temidas pedras nos rins surgem quando há a formação de cristais localizados nos rins, nos canais urinários ou em qualquer outro órgão desse aparelho. Eles podem ser formados por cálcio, cistina, estruvita ou ácido úrico.

Um fator de risco para a formação de cálculos renais é a ingestão insuficiente de líquidos, o que dificulta a eliminação das substâncias que podem dar origem aos cristais.

Dessa forma, ao consumir regularmente o chá, você está aumentando sua ingestão de líquidos, estimulando a diurese e ajudando seu organismo a se prevenir contra a formação dos cálculos renais.

  1. O chá de folha de abacate emagrece

    Emagrece

Mito. O chá de folha de abacate não vai fazer você perder gordura nem emagrecer – pelo menos até o momento, não existem evidências de que ele possa trazer esses benefícios para os seres humanos. Será que o abacate engorda?

Em um estudo feito com ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol, os animais tratados com derivados da folha do abacateiro tiveram um aumento no metabolismo de queima de gordura do tecido adiposo em relação àqueles que não receberam a folha.

Dessa forma, os animais que consumiram os derivados da folha do abacateiro apresentaram uma perda de gordura, ou seja, emagreceram, quando comparados aos demais. Porém, esses resultados ainda não foram demonstrados em seres humanos.

Contudo, por ter efeito diurético, o chá de folha de abacate ajuda o corpo a eliminar líquidos acumulados, combatendo o inchaço. Dessa forma, ao se livrar da retenção de líquidos, é possível reduzir medidas e “pesar menos” na balança, mesmo sem perder gordura.

Embora o chá não promova o emagrecimento, a eliminação dos líquidos em excesso também estimula a eliminação das toxinas, e isso ajuda a atenuar casos de celulite.

Como fazer o chá de folha de abacate

Chá de abacate

A preparação do chá de folha de abacate é bem fácil. Para isso, você pode utilizar a folha retirada diretamente do abacateiro ou, então, recorrer às folhas desidratadas que são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

Caso você tenha acesso a um pé de abacate e escolha utilizar as folhas colhidas da árvore, o primeiro passo é lavá-las muito bem. Pique as folhas e coloque uma colher de sopa dentro de uma xícara. Em seguida, despeje água fervente sobre as folhas.

Deixe as folhas em infusão por 30 minutos. Você deve consumir o chá logo depois desse período, pois ela pode perder suas propriedades com o passar do tempo. Se você não gostar do sabor natural, você pode adoçar o chá com adoçante.

Caso opte por armazenar a bebida, coloque-a em um recipiente de vidro com tampa e guarde na geladeira por no máximo 24 horas. Ao utilizar folhas de abacate secas para preparar o chá, use apenas meia colher de folhas para cara xícara.

Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre o chá de folha de abacate, você pode incluir essa bebida na sua rotina para estimular a diurese e evitar o inchaço, o que certamente fará você se sentir melhor com seu corpo.

Para melhores informações sobre outros procedimentos que irão transformar a sua vida e manter sua beleza, entre em contato com uma Clínica de Cirurgia Plástica.

  • 43
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).