11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Segredos de Beleza do Abacate

Aprenda a usar o abacate para hidratar pele e cabelo.

Quem não conhece essa fruta deliciosa? Famoso em sucos, vitaminas e sobremesas, o abacate é uma das frutas mais populares e consumidas no Brasil. É rico em Vitaminas A, B, E e K, além de conter sódio, potássio, ferro, cobre, cálcio e uma série de outros nutrientes ideais para nossa saúde. Para citar alguns dos benefícios do abacate, ele melhora a circulação sanguínea porque contém gorduras como o ômega 3, por exemplo, que atua como antioxidante e regula o nível de colesterol. Quem gosta de praticar exercícios físicos também terá um melhor rendimento consumindo o abacate, visto que a fruta aumenta a energia e previne doenças cardíacas e o câncer. Isso porque o abacate possui vitaminas e antioxidantes que jogam nosso sistema imunológico lá para o alto, prevenindo, ao mesmo tempo, a formação de aterosclerose.

Mas, você sabia que além de todos os benefícios da fruta para o corpo, o abacate também é excelente para a beleza? A fruta funciona como um ótimo hidratante natural para pele e cabelos, sendo uma verdadeira fonte de beleza. O segredo do abacate é que ele consegue penetrar mais profundamente na pele em comparação com outras frutas, promovendo uma maior elasticidade e trazendo uma hidratação de qualidade. Seus componentes também são conhecidos por desentupir os poros, eliminar gordura e hidratar a pele. Nos cabelos, o abacate nutre e fios, deixando-os mais sedosos, macios e saudáveis.

Como obter os resultados do abacate?

Antes de citar os dois procedimentos, gostaríamos de ressaltar que o uso do abacate para hidratar pele e cabelos deve ser semanal e não diário, já que, se usado em excesso, a fruta aumenta a oleosidade.

Na pele do rosto:

Muito presente em cremes faciais e máscaras, o abacate é um dos alimentos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, potentes no quesito saúde. Você pode preparar um creme caseiro de abacate, recomendado para todos os tipos de peles. Para preparar a máscara de abacate, você vai precisar de ½ abacate maduro e 4 colheres (sopa) de mel. Misture o abacate e o mel em um recipiente e aplique o creme caseiro em sua pele, deixando que aja por, no mínimo, 20 minutos. Dado o tempo, é só lavar a pele com água morna e secar, evitando esfregar com a toalha. Vale lembrar que, antes de aplicar o abacate, recomenda-se lavar o rosto com um sabonete neutro para que as propriedades do abacate sejam potencializadas.

Para usar o abacate como esfoliante natural, você pode acrescentar 3 colheres (sopa) de aveia com os dois ingredientes citados e aplicar a mistura em sua pele fazendo movimentos circulares. Deixe agir por pelo menos 15 minutos e enxague com água morna. Se o intuito é higienizar a pele, misture 3 colheres (sopa) de limão e 6 colheres (sopa) de abacate, aplicando por 5 minutos e enxaguando em seguida. Evite sair ao sol enquanto estiver usando a máscara de abacate. O ideal é relaxar e curtir o momento!

Na pele do corpo:

O abacate contém óleos naturais que, como dissemos acima, conseguem penetrar de forma mais profunda na pele do corpo. Se você tem pele ressecada, por exemplo, apostar no abacate irá ajudar a regularizar a saúde de sua pele. Para usar a fruta no corpo, basta amassá-la bem até formar um creme e espalhá-lo em qualquer área desejada, deixando agir por cerca de 15 minutos e lavando com água morna. Se você quiser reduzir estrias, misture a fruta com a planta Aloe vera – popularmente conhecida como babosa – para tratar e suaviar as estrias. O abacate consegue esse efeito porque traz mais flexibilidade à pele e a ajuda a repor nutrientes. Nesse caso, misture 1/2 abacate com um talo de babosa e uma colher (sopa) de óleo de amêndoas, batendo tudo até obter uma mistura homogênea. Aplique o creme onde desejar e massageie suavemente, deixando agir por 20 minutos e lavando o rosto em seguida.

Nos cabelos:

Cabelos lisos ou ondulados
Se você busca reduzir os gastos com salão de beleza e está em busca de um creme caseiro eficaz para deixar seus cabelos lindos, sedosos e saudáveis, o abacate pode fazer tudo isso. Essa receita vai para quem tem cabelos lisos ou ondulados. Para obter todos os seus benefícios, amasse-o com a ajuda de um garfo ou use uma peneira para empapá-lo. Após isso, misture-o com 4 colheres (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite. Depois de obter a mistura, aplique o hidratante caseiro nos cabelos e deixe agir por uma hora usando uma touca. Em seguida, lave o cabelo com um bom xampu e condicionador.

Cabelos crespos ou afro
Se você tem cabelos mais cacheados, crespos ou afro, esse creme de abacate vai embelezar seus cachos. É extremamente importante saber disso, pois essa é uma hidratação que deixa esse tipo de cabelo incrível! Para fazer a hidratação com a fruta, você só precisa bater 1/2 abacate maduro e 1 colher (sopa) de óleo de rícino. Após esse processo, aplique o creme nos cabelos úmidos e deixe agir por 30 minutos. Depois disso, você já pode lavar os cabelos normalmente com um xampu e condicionador – não se esqueça de usar sempre produtos adequados para seus cachos para obter todos os benefícios.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).