O verão está chegando e, com ele, aumenta a preocupação com a aparência do corpo e mulheres começam procurar formas de combater o aspecto de casca de laranja na pele. Um dos métodos caseiros é o massageador para celulite, mas será que ele resolve o problema?
Os modelos disponíveis no mercado variam entre os massageadores manuais e os elétricos. Ambos dispõem de uma superfície recoberta por bolinhas, que entram em contato com a pele e se destinam a desmanchar as células de gordura enquanto aquecem a pele.
Enquanto os massageadores elétricos são mais práticos, os manuais exigem que a pessoa aplique um pouco mais de pressão para fazer a massagem. Os dois, porém, carregam a promessa de possibilitar uma automassagem que acaba com a celulite e reduz medidas.
Ao serem comprimidas contra a pele, as bolinhas do massageador para celulite ativam a circulação local, aumentando o fluxo sanguíneo e o aporte de oxigênio e nutrientes para a região. No caso dos massageadores elétricos, esse efeito é potencializado pela vibração do aparelho.
Com isso, o organismo recebe uma ajuda para eliminar toxinas e a retenção de líquidos, dois dos fatores que contribuem para o surgimento da celulite. Além disso, eliminar o inchaço também promove uma redução de medidas, melhorando os contornos.
O mecanismo de ação desses aparelhos pode ser muito interessante, mas será que eles realmente têm o poder de acabar com a celulite?
Por conterem a superfície com bolinhas, o massageador para celulite pode causar um pouco de desconforto durante sua utilização. Dessa forma, pode ser um tanto complicado manter a pressão adequada enquanto você se faz uma automassagem.
Apesar disso, a maior limitação desses aparelhos é que nenhuma massagem sozinha elimina gordura. Na verdade, o que acontece é a redução de medidas e o rompimento das células adiposas, liberando a gordura para ser usada como fonte de energia pelo corpo.
Isso, porém, não significa que a pessoa emagreceu ou perdeu gordura. Esses efeitos só vão acontecer se a massagem for acompanhada por dieta equilibrada e exercícios físicos.
Além disso, é preciso lembrar que o massageador para celulite tem algumas contraindicações. Ele não é recomendado para pessoas com infecções agudas no local a ser massageado, tumores, insuficiência renal e problemas cardíacos.
Embora não seja um problema de saúde, a celulite incomoda muitas pessoas. Felizmente, existem vários tratamentos que oferecem bons resultados, sendo mais eficazes do que os massageadores. Conheça algumas opções:
Dependendo do grau da celulite e das características da pele do paciente, pode existir um procedimento que funcione melhor do que o outro. Por isso, é importante fazer uma avaliação com o médico dermatologista ou cirurgião plástico para descobrir qual é o mais indicado.
O uso contínuo desses aparelhos realmente pode ajudar a estimular a circulação local, o que aumenta a oxigenação e a firmeza da pele, facilitando também a absorção de produtos tópicos. Assim, eles podem funcionar como bons coadjuvantes no tratamento da celulite.
Porém, é preciso ter em mente que, se for utilizado sozinho, o massageador para celulite não vai surtir muito efeito. É preciso aliar dieta, exercícios que combatem a celulite e tratamentos estéticos mais eficientes para observar uma mudança significativa na aparência da pele. E para um melhor tratamento entre em contato com uma Clínica de Cirurgia Plástica.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.