Lipo HD: conheça mais sobre esse procedimento e suas vantagens

A imagem mostra um homem em frente ao espelho, sem camisa, com o corpo definido e sorrindo

Quer ressaltar seus músculos e conquistar a tão sonhada barriga de tanquinho? Então você precisa saber mais sobre esta cirurgia plástica que deixa o corpo mais definido.

Em meio às novidades do universo dos celulares e aparelhos de TV, você já deve ter ouvido falar da tecnologia HD, sigla para “high definition” ou “alta definição”, que está associada a uma qualidade superior. Mas você sabia que também existe a “lipo HD”?

Também conhecido como lipoaspiração de alta definição, high definition lipo e lipo 4D, esse procedimento remete à tecnologia HD por oferecer um método mais preciso para remover gorduras e remodelar a silhueta, promovendo uma “alta definição” dos músculos.

Conheça a lipo HD e suas vantagens

A lipo HD é uma técnica cirúrgica moderna que chegou ao Brasil por volta de 2015. Ela consiste em uma lipoescultura na qual o cirurgião remove as gordurinhas extras do paciente e, depois, as utiliza para dar mais destaque aos músculos.

Dessa forma, essa técnica procura deixar os músculos da região trabalhadas mais “definidos”. Assim, se a cirurgia for feita na barriga, ela busca dar mais evidência aos “gominhos” que constituem o famoso “tanquinho” – ou aos músculos de outra área do corpo.

Por ser mais precisa, a lipoaspiração de alta definição permite melhorar o contorno corporal ao remodelar a silhueta, de forma a fazer com que os músculos fiquem mais salientes sob a pele – já que parte da camada de gordura será removida.

Essa possibilidade representa uma evolução em relação às técnicas tradicionais de lipoaspiração e lipoescultura. Embora elas sejam capazes de proporcionar uma barriga mais sequinha, por exemplo, não é possível obter o visual de “tanquinho” com essas cirurgias.

Assim, com a lipo HD, é possível obter um perfil abdominal mais atlético, com ênfase nos sulcos e saliências que caracterizam os músculos, ressaltando seus contornos de forma estratégica e harmoniosa.

Dessa forma, a lipoaspiração de alta definição costuma atrair pessoas que já estão inseridas no universo fitness e que desejam aperfeiçoar ainda mais seu contorno corporal.

A imagem mostra uma mulher com o corpo definido, em um fundo preto, com roupas de academia

Indicações e contraindicações da lipo HD

Por proporcionar um resultado que ressalta os músculos, a lipo HD é indicada para homens e mulheres que gostariam de ter um visual definido e “sarado”, mas não conseguiram chegar à aparência desejada mesmo seguindo uma dieta regrada e uma rotina puxada de treinos.

Ou seja, por se tratar de uma espécie de aperfeiçoamento da definição da musculatura, essa técnica é recomendada para pessoas que:

Assim, além de ser recomendada para dar um “toque final” na “barriga de tanquinho”, a lipoaspiração de alta definição é indicada para dar mais destaque aos músculos do peitoral, cintura, costas, braços, glúteos e coxas.

Da mesma forma, podemos concluir que, assim como a lipoaspiração e a lipoescultura tradicionais, a lipo HD não é um método de emagrecimento. Portanto, ela é contraindicada para quem está acima do peso.

Além disso, essa cirurgia não é recomendada para quem tem muita gordura intra-abdominal e baixo tônus muscular devido ao excesso de tecido adiposo ao redor das vísceras, formando a famosa “barriga de chope”. Nesse caso, os resultados seriam muito aquém do esperado.

Como é feita a lipo HD

Como os pacientes ideais para a cirurgia de lipo HD devem estar no peso ideal e não apresentam excesso de gordura, esse procedimento costuma ser mais simples e rápido do que a lipoaspiração e a lipoescultura convencionais.

Dependendo da quantidade de tecido adiposo a ser removido, a cirurgia utiliza anestesia local ou peridural, sempre com sedação intravenosa para que o paciente durma e não sinta nenhum tipo de aflição. Em função disso, a cirurgia deve ser realizada no hospital.

Com os tecidos já anestesiados, o cirurgião faz as incisões por onde será inserida a cânula que aspira a gordura em excesso. Dependendo da técnica, a cânula tem um mecanismo vibratório em sua extremidade que facilita a ação no tecido adiposo sem causar tantos traumas.

Depois, se necessário, essa gordura é tratada e reinserida nas regiões do corpo do paciente às quais se quer dar mais volume. A cirurgia de lipo HD dura de uma a três horas e necessita de um período de internamento de cerca de 12 horas.

Cuidados no pós-operatório

Depois da alta hospitalar, o paciente deve fazer repouso por um período que varia de 7 a 10 dias. Os exercícios físicos mais leves podem ser retomados aos poucos depois de 3 a 4 semanas, enquanto os mais intensos devem ser suspensos por pelo menos 45 dias.

Além disso, o paciente deve utilizar uma cinta pós-cirúrgica por um período de 30 a 60 dias. Essa peça só deve ser retirada na hora do banho, pois ela é fundamental para “segurar” os tecidos em suas novas posições e proporcionar uma cicatrização de melhor qualidade.

A partir do quarto dia depois da lipo HD, o cirurgião pode recomendar que a pessoa faça sessões de drenagem linfática para ajudar a eliminar o inchaço e evitar a formação de seroma.

Por fim, ao paciente deve evitar se expor ao sol enquanto houver manchas e hematomas, pois essas marcas podem se tornar permanentes. É necessário ter liberação médica para retomar a exposição.

O que esperar dos resultados da lipo HD

Embora seja possível notar uma leve mudança logo depois da cirurgia, é necessário aguardar a reabsorção do inchaço para observar o resultado final, assim como acontece com outras técnicas.

Além disso, essa avaliação só poderá ser feita quando a cicatrização estiver completa. Nos primeiros meses, as cicatrizes serão mais avermelhadas, mas elas tendem a ficar bastante discretas por volta do sexto mês depois da lipo HD.

É importante ter em mente que os resultados só serão mantidos se a pessoa seguir um estilo de vida saudável e mantiver o peso, assim como acontece na lipoaspiração e na lipoescultura.

Ficou interessado nessa cirurgia plástica? Entre em contato com a clínica da Dra. Luciana Pepino para agendar sua avaliação presencial e descobrir se ela é indicada para você!

 

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Andreia Aparecida Pires Regis disse:

    Quero saber valores,tel 11981140366

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Andreia! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!