Gostoso e saudável: iogurte natural faz sucesso durante o dia a dia

Tigela de iogurte natural com framboesas

Ele deixa a pele mais bonita, estimula o bom humor e ajuda a emagrecer: conheça esses e outros benefícios do iogurte natural e saiba como fazer o seu em casa!

Seja porque você ficaria feliz em perder uns quilinhos ou gostaria de ter uma alimentação com mais qualidade, saiba que o iogurte natural é uma opção que traz uma série de benefícios à sua saúde e que deve fazer parte do seu cardápio diário.

Boa parte desses benefícios é proveniente do fato de que a lactose (presente no leite) é transformada em ácido lático durante o processo de fermentação, favorecendo a presença de bactérias benéficas nesse produto, conhecidas como probióticos.

Porém, fica o alerta: a redução do teor de lactose no iogurte em comparação ao leite é de 20% a 30%, o que não é suficiente para quem tem intolerância. Dessa forma, esse público deve procurar versões específicas, nas quais redução desse açúcar seja de pelo menos 70%.

Benefícios do iogurte natural no dia a dia

O consumo regular do iogurte natural ajuda seu organismo a funcionar de forma mais ativa e equilibrada, proporcionando mais saúde e bem-estar. Confira os principais benefícios desse alimento:

1. Fortalecimento de dentes e ossos

Assim como o leite, o iogurte natural é rico em cálcio, o principal mineral para a constituição dos ossos e dentes, fortalecendo essas estruturas. Uma porção de 100 ml desse alimento oferece cerca de 120 mg de cálcio, 10% das necessidades diárias de um adulto.

Esse é um benefício especialmente interessante para as mulheres, pois a menopausa acentua a desmineralização do tecido ósseo, aumentando o risco de osteoporose.

2. Mais beleza e saúde para pele e cabelos

O iogurte natural também é fonte de vitaminas do complexo B, que participam de uma infinidade de processos no organismo. Um dos destaques é a vitamina B2, conhecida como riboflavina, que tem papel especial para a beleza.

Esse micronutriente melhora a circulação sanguínea e favorece o aporte de oxigênio e nutrientes para a pele, ajudando a combater manchas, olheiras e linhas de expressão.

Quando o organismo tem um déficit de vitamina B2, podemos apresentar pele ressecada (principalmente nos cantinhos da boca) e dermatite seborreica, que leva à descamação em regiões como couro cabeludo, queixo e laterais do nariz.

3. Bom funcionamento do intestino

O iogurte natural é rico em bactérias boas chamadas probióticos, as quais conseguem passar pelo estômago e chegar vivas no intestino, colonizando a mucosa. Dessa forma, esses micro-organismos combatem a proliferação de bactérias ruins.

Essas bactérias maléficas prejudicam o funcionamento do intestino, o que pode levar à prisão de ventre e aumenta o risco da formação de pólipos e até mesmo de um tumor. Além disso, há estudos que mostram que essas bactérias aumentam a absorção de calorias pela mucosa.

Porém, ao consumir alimentos que são fontes de probióticos, como é o caso do iogurte, o crescimento dessas bactérias maléficas é limitado pela “disputa territorial” entre esses dois tipos de micro-organismos.

4. Ajuda a melhorar o humor

Você já ouviu falar que o intestino funciona como um segundo cérebro? Isso acontece porque esse órgão contém cerca de 500 milhões de neurônios, o mesmo tipo de célula encontrada no sistema nervoso central.

Embora o cérebro apresente muito mais neurônios, é no intestino que o organismo produz aproximadamente 90% da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar.

Assim, temos outro benefício proporcionado pelos probióticos presentes no iogurte natural: como eles contribuem para o bom funcionamento desse órgão, a consequência é uma produção de serotonina mais elevada, ajudando você a manter o bom humor.

5. Fonte de proteínas

O iogurte natural é uma fonte de proteínas, os macronutrientes que são utilizados pelo corpo para produzir nossos músculos, anticorpos e boa parte dos hormônios.

Assim, ele contribui para a formação de massa magra, fortalece nossas defesas e ajuda a promover o bom desempenho de processos que estão sujeitos à regulação hormonal.

Além disso, vale destacar que as proteínas são nutrientes que prolongam a saciedade, diferente dos açúcares simples. Dessa forma, o iogurte pode ser um coadjuvante do emagrecimento, especialmente se consumido com frutas e cereais.

Como fazer iogurte natural em casa

Existem diversas opções de iogurte natural no supermercado, mas, se você desejar, é possível fazer o seu próprio iogurte em casa – e você não precisa do kefir! Anote a receita e confira as dicas:

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral ou semidesnatado (pode ser de caixinha)
  • ½ pote de iogurte natural

Atenção: observe a composição do iogurte natural. Ele deve conter apenas leite (pode estar escrito algo como leite reconstituído, leite em pó, leite pasteurizado, leite integral etc.) e fermentos lácteos. Os iogurtes naturais da Nestlé e da Vigor costumam atender a esse quesito.

Não utiliza iogurtes que contenham açúcares (xarope de frutose, por exemplo), aromatizantes, corantes, espessantes (como o amido de milho), emulsificantes e outros ingredientes diferentes de leite e fermento lácteo.

Modo de preparo

Coloque todo o leite em uma panela grande e leve ao fogo até levantar fervura. Tire do fogo e espere o leite ficar morno. Dica: coloque algumas gotinhas nas costas da mão e conte até 10: se não causar desconforto, está na temperatura certa.

Em um recipiente à parte, dissolva o iogurte em um pouco do leite fervido e junte essa mistura à panela. Mexa bem até incorporar todo o iogurte. Transfira a mistura para um recipiente com tampa, enrole em um pano de prato e deixe fermentar dentro do forno (desligado).

Aguarde cerca de 8 horas e seu iogurte natural caseiro está pronto! Dica: se o dia estiver bem quente, o iogurte pode chegar ao ponto ideal em 6 horas. Transfira seu iogurte caseiro para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira.

Na próxima vez que você quiser fazer seu próprio iogurte natural, para ter uma alimentação mais saudável você pode utilizar 100 ml dessa receita no lugar do iogurte comprado no mercado.

Você já conhecia essa dica? Já experimentou fazer iogurte natural na sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco!


Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp