11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Conheça os tipos de incisão para mamoplastia de aumento

Tipos de incisão mamoplastia

Aumento das mamas é cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Saiba quais são os tipos de incisão da mamoplastia a seguir!

A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, representando 18,8% dos mais de 1,7 milhão de procedimentos realizados de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que leva muitas mulheres a indagar o tipo de incisão da mamoplastia.

Segundo a SBCP houve um crescimento de 25,2% na realização de cirurgias plásticas no Brasil entre 2016 e 2018. Destaca-se que 60% dos procedimentos têm objetivos estéticos. A divisão entre os procedimentos é a seguinte:

  • mamoplastia de aumento – 18,8%
  • lipoaspiração – 16,1%
  • dermolipectomia – 15,9%
  • redução de mama – 9,9%
  • blefaroplastia – 8,7%
  • rinoplastia – 4,4%
  • lifting facial – 3,4%

A pesquisa também revelou que o público que mais busca as cirurgias plásticas no Brasil são pessoas entre 36 e 50 anos.

Considerando esses dados e o fato de a incisão da mamoplastia ser um dos tópicos que mais geram dúvidas antes da cirurgia de aumento de mama, conheça mais sobre esse aspecto da cirurgia plástica mais realizada no país a seguir.

Quais os tipos de incisão da mamoplastia?

Existem diferentes tipos de incisão da mamoplastia que variam de acordo com as características da paciente e aspectos específicos da intervenção, como volume mamário, tipo de prótese de silicone e outros fatores.

A seguir conheça três das possibilidades de incisão cirúrgica que vão impactar no resultado estético com o procedimento e também na cicatriz.

Incisão infra-mamária

Um tipo de incisão da mamoplastia bastante utilizada pelos cirurgiões plásticos consiste na incisão inframamária, pela qual a implantação da prótese é realizada no sulco da mama, local que divide os seios do restante da área torácica.

Destaca-se que a cicatriz resultante é bastante discreta por ficar em uma região de dobra natural da pele, o que a deixa consideravelmente disfarçada.

Outro benefício desse tipo de incisão é uma visualização satisfatória da região operada, facilitando o acesso ao local da cirurgia e também o posicionamento correto da prótese. Essa opção não afeta a glândula mamária e a aréola.

Incisão periareolar

A incisão da mamoplastia periareolar é realizada no inferior da aréola, no local de transição entre o tecido areolar e a pele. Essa opção, no entanto, depende da parte do corpo ter um tamanho suficiente para colocação do implante mamário.

Uma das possibilidades dessa técnica é, juntamente com o aumento da mama, realizar a redução do tamanho da aréola caso esse seja o desejo da paciente.

No entanto, a opção tem algumas desvantagens que devem ser consideradas pela paciente antes da definição da incisão cirúrgica, por exemplo:

  • lesão de parte da glândula mamária e dos ductos lactíferos, podendo comprometer uma futura amamentação;
  • tamanho insuficiente da aréola para introdução do implante;
  • maior risco de contaminação por lesão aos ductos lactíferos;
  • alterações na sensibilidade;
  • cicatriz em uma região mais aparente do seio, podendo ser mais visível caso haja alterações na pigmentação.

Portanto, esse tipo de incisão cirúrgica tem sido usado por facilitar o acesso à região operada e para posicionar a prótese, mas diferentes elementos devem ser considerados pela paciente, incluindo as desvantagens da opção.

Incisão mamoplastia dicas

Incisão transaxilar

A incisão transaxilar usada na mamoplastia é realizada na axila, tendo como vantagem não resultar em nenhuma cicatriz na região das mamas e entregar uma marca mais discreta.

Entre as desvantagens dessa opção destaca-se ser mais difícil à colocação de uma prótese de maior volume de silicone e também posicionar o implante no local correto.

Essa cicatriz dificilmente pode ser reutilizada, como para substituição da prótese de silicone ou mesmo remoção do implante, tornando necessária uma nova incisão nesses casos.

Posso escolher o tipo de incisão da mamoplastia?

Considerando as vantagens e desvantagens de cada tipo de incisão da mamoplastia, a paciente deverá conversar com o cirurgião plástico sobre seus objetivos e anseios com a técnica.

Por exemplo, se desejar uma prótese mamária mais volumosa, pode ser indicada a uma incisão inframamária em vez de transaxilar, mas se desejar a alteração estética da aréola pode ser recomendada a incisão periareolar.

Portanto, cada situação é única e deve ser conversada com o cirurgião plástico para uma definição mais segura e que beneficie os resultados estéticos da mamoplastia de aumento.

A colocação de implante de silicone é considerada, majoritariamente, uma intervenção estética, sendo a principal indicação do procedimento o fato de a mulher sentir-se incomodada ou infeliz com o volume atual das mamas.

Assim, antes de optar pelo método usado na cirurgia de aumento da mama, converse com um cirurgião plástico de confiança sobre as possibilidades de incisão da mamoplastia.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).