11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Homens também podem fazer abdominoplastia

Homens também podem fazer abdominoplastia

Há alguns anos a vaidade era uma característica atribuída exclusivamente às mulheres: só elas usavam maquiagem, passavam cremes hidratantes, se preocupavam com o corpo e faziam cirurgias plásticas. Hoje em dia, sabemos que homens também se preocupam com a aparência.

Sendo assim, muitos passaram a querer mudar seus corpos por meio de procedimentos cirúrgicos. Um dos mais populares é a dermolipectomia de abdômen – ou, como é mais conhecido, abdominoplastia.

Essa cirurgia plástica retira o excesso de tecido adiposo e de pele do abdômen para melhorar a silhueta, dando um aspecto mais firme e saudável para o corpo. Ou seja, uma ótima pedida para quem quer ter uma barriguinha menos evidente. Confira!

 

Abdominoplastia: possível para todos

Não há restrições de gênero: a abdominoplastia pode se igualmente feita tanto em homens quanto em mulheres. O procedimento é indicado para quem tem mais de 18 anos e excesso de pele na região do abdômen.

Existem algumas contraindicações, como restrições alérgicas e problemas de coagulação, mas apenas um médico pode fazer essa avaliação. Em sua primeira consulta, o cirurgião plástico pedirá uma série de exames que devem ser feitos para saber se você pode ou não fazer essa cirurgia, além de avaliar se ela é indicada para o seu caso.

O médico também poderá avaliar se você só precisa retirar a pele em excesso. Para retirar gordura, é necessário fazer uma lipoaspiração junto à abdominoplastia.

Procure por um médico de confiança, recomendado por amigos e familiares, para ter certeza de que a cirurgia é o caminho certo. Um bom cirurgião plástico pode ser a diferença que levará ao sucesso de sua cirurgia e à satisfação total com os resultados.

 

Abdominoplastia não é um método de emagrecimento

Um ponto muito importante a se pensar antes de fazer a cirurgia é que a abdominoplastia não é um método de emagrecimento e muito menos um tratamento contra a obesidade. O que a cirurgia faz é retirar a pele em excesso. Isso, muitas vezes, deixa os músculos mais evidentes e o corpo mais esguio, mas não acaba com a gordura localizada e nem define os músculos abdominais.

O paciente deve estar consciente de que, antes e depois da cirurgia, o ideal é que ele tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos com regularidade. Colocar expectativas irreais no procedimento é o primeiro passo para se decepcionar com o resultado final.

O abdômen flácido pode ter sido o resultado de muitos fatores: alimentação desequilibrada, envelhecimento, genética, etc. Fazendo ou não a abdominoplastia, você deve primeiro saber qual é a causa dessa característica e cuidar de sua saúde.

 

A abdominoplastia para os homens

Talvez você já conheça mulheres que fizeram a abdominoplastia e, mesmo conversando com elas, ficou com uma grande dúvida em mente: será que tem diferença quando o procedimento é realizado em um homem? A resposta é que há uma única grande diferença: a cicatriz.

Devido ao formato natural do corpo masculino, a cicatriz da abdominoplastia fica bem rente aos pelos pubianos, quase reta. Isso quer dizer que ela se camufla, ficando quase imperceptível. Ou seja, você não precisa se preocupar com a aparência da cicatriz e nem hesitar em fazer a cirurgia por causa dela.

 

Período pós-operatório

Os cuidados pós-operatórios são a melhor maneira de garantir uma boa cicatrização e um bom resultado final. O paciente deve fazer repouso de até duas semanas. Entre 15 a 21 dias, ele pode voltar a dirigir e trabalhar – sempre com autorização médica.

Também é indicada a utilização de uma malha compressiva durante aproximadamente dois meses. O paciente deve tomar as medicações receitadas e evitar exposição ao sol, além de fazer sessões de drenagem linfática para diminuir o inchaço. Na dúvida, sempre converse antes com seu médico.

 

Os hematomas começam a desaparecer em quatro meses e, em seis meses, já é possível ver um resultado muito próximo do final. A maturação da cicatriz dura cerca de um ano, mas já é possível observar cicatrização na primeira semana. É possível perder a sensibilidade temporariamente na região operada.

Para manter os resultados por mais tempo, é essencial que o paciente não engorde. Para alcançar esse objetivo, sempre cuide da alimentação e pratique exercícios físicos quando liberados pelo médico.

 

A abdominoplastia pode ser uma ótima solução para os homens que tenham tecido em excesso acumulado no abdômen. Esse é o seu caso? Consulte um cirurgião plástico e descubra as possibilidades!

Conhece a mastopexia? Baixe agora nosso e-book sobre o assunto e entenda tudo!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).