Flacidez Facial, como o Sculptra® pode te ajudar

Saiba tudo sobre esse procedimento estético que melhora o tônus da pele e ajuda a combate o envelhecimento do rosto
Sculptra® é uma substância de origem não animal composta por ácido poli-L-láctico que é utilizada em tratamentos de combate ao envelhecimento da face. Esse ácido, que é mais conhecido como ácido polilático, é capaz de promover uma restruturação da pele, reduzindo a flacidez.
O ácido polilático é um produto que não causa danos ao nosso organismo e acaba sendo absorvido com o passar do tempo. O efeito estético conferido por esse tratamento acontece porque o ácido polilático estimula os fibroblastos, células responsáveis pela produção das fibras de colágeno, que conferem firmeza e pela sustentação à pele. Dessa forma, o Sculptra® consegue tratar a flacidez e melhorar o contorno facial.
Indicações do Sculptra®
O procedimento com o Sculptra® é indicado para homens e mulheres que já apresentem algum grau de flacidez ou que apresentam perda de volume da face devido a um grande emagrecimento ou mesmo atletas e corredores, que às vezes acabam ficando com os ossos da face muito proeminentes.
Dessa forma, o procedimento é indicado para pacientes que desejam tratar e prevenir a flacidez facial, melhorando também o contorno do rosto, pois ele também promove um aumento da tensão da pele. Não há uma idade mínima para a aplicação, mas a maior parte dos pacientes costuma procurar esse tratamento entre os 35 e os 40 anos de idade.
Em consequência a esse efeito de tensão, os sulcos, as rugas e as marcas de expressão são suavizados, resultando em uma aparência mais jovem e com menos sinais da passagem do tempo.
Porém, é preciso ter em mente que, se o objetivo for somente preencher as rugas, o Sculptra® não será a melhor opção. Além disso, o ácido polilático não deve ser aplicado ao redor dos olhos, nos lábios e nas olheiras. Nesses casos, é mais indicado recorrer à toxina botulínica ou ao preenchimento facial, dependendo do tipo sinal do envelhecimento que se deseja corrigir.
Como é feita a aplicação do Sculptra®
O procedimento é feito em clínicas ou consultórios médicos e inicia com a aplicação de um creme anestésico na pele para evitar que o paciente sinta dor no momento da aplicação. Por meio de seringas com agulhas muito finas, o médico injeta o ácido polilático diluído logo abaixo da pele do paciente, na camada subcutânea. Isso é importante para evitar a formação de nódulos ou irregularidades nas camadas mais superficiais.
O paciente poderá retornar ao trabalho logo após a aplicação, sem prejuízo para suas funções. Apesar disso, podem aparecer áreas avermelhadas ou manchas rochas nos locais de aplicação devido à ruptura de pequenos vasos, que devem sumir em poucos dias. Também pode haver um edema discreto, sem distorção das feições do paciente.
Em geral, são programadas de 2 a 4 sessões com intervalo de 30 a 60 dias entre cada uma.
Quais são os cuidados que devem seguidos depois de cada sessão?
Recomenda-se fazer uma massagem nas áreas onde houve aplicação duas vezes ao dia com o hidratante facial de costuma do paciente, principalmente na primeira semana depois do procedimento.
Se houver manchas arroxeadas ou vermelhidão, o paciente deverá evitar se expor ao sol até que elas desapareçam.
Como são os resultados do Sculptra
Logo após a primeira sessão, o paciente apresentará um leve inchaço no rosto, que causa uma espécie de lifting. Muitas vezes, os pacientes interpretam esse efeito como um resultado positivo do Sculptra®, mas ele é apenas transitório: assim que o edema é absorvido pelo organismo, a face do paciente volta à aparência que tinha antes da aplicação.
Os primeiros resultados de verdade desse procedimento estético começam a ser percebidos cerca de dois meses depois da segunda aplicação. Esse tempo é necessário para haja o estímulo dos fibroblastos e o devido aumento na produção de colágeno na pele.
Embora o efeito seja bastante satisfatório, ele não dura para sempre. O tempo varia de acordo com as características de cada paciente, mas a média de duração é em torno de dois anos. Esse prazo pode aumentar conforme outros tratamentos realizados pela pessoa com o objetivo de combater o envelhecimento e de acordo com os hábitos de cada paciente em relação à alimentação saudável e consumo de álcool e cigarro.
É melhor fazer Sculptra®, Botox® ou preenchimento facial?
Não é possível dizer qual dos três tratamentos é melhor, pois eles têm finalidades diferentes. O objetivo do Botox® é paralisar os músculos responsáveis pela formação das rugas dinâmicas (aquelas que só aparecem quando fazemos determinadas expressões faciais). O preenchimento, por sua vez, serve para nivelar olheiras fundas e rugas permanentes, como o bigode chinês.
Já o Sculptra®, por fim, é um tratamento que se destina a melhorar a firmeza da pele. Embora ele realmente apresente um efeito positivo sobre algumas rugas e sulcos, essa não é a sua principal finalidade, mas sim uma melhor no tônus e o combate à flacidez. É importante ter em mente que, mesmo depois de finalizado o tratamento com o ácido polilático, ainda poderá ser indicado fazer aplicações de toxina botulínica ou preenchimento facial para obter uma aparência jovial mais completa.