11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Existe uma fórmula para eliminar gordura rapidamente?

Saiba como perder gordura corporal com mudanças de hábitos e procedimentos estéticos!

Um objetivo frequente de homens e mulheres é saber como perder gordura corporal, seja para ficar mais próximo do peso ideal ou mesmo para deixar o corpo mais definido.

Antes de sair testando fórmulas para eliminar gordura, no entanto, é preciso informar-se corretamente sobre os métodos e, sempre que possível, contar com o auxílio médico especializado. Saiba mais a seguir!

Quais os perigos das formulas mágicas?

Provavelmente você já ouviu a expressão “quando estiver fácil demais, desconfie!”. E aqui podemos adequá-la, sem dúvidas, no que se refere à eliminação rápida de gordura localizada.

Não é incomum propagandas ou algum conhecido que aparece com fórmulas mágicas que prometem perder uma grande quantidade de gordura ou peso corporal em pouco tempo.

Retomando a expressão, desconfie sempre! Isso porque as fórmulas mágicas para perder peso ou gordura são, geralmente, perigosas à saúde.

Elas envolvem dietas restritivas e até malucas que podem até causar o emagrecimento, mas ao custo da sua saúde. Além disso, os resultados são facilmente perdidos, pois o corpo entende a mudança como um choque e se esforçará ao máximo para criar novas reservas energéticas assim que possível.

Outras fórmulas mágicas vendidas incluem remédios para emagrecer, uma rotina de exercícios incompatível com a realidade, entre outras.

É importante ter ideia de que até mesmo cirurgias plásticas, que são seguras e clinicamente recomendadas, não farão milagres. Falaremos mais sobre isso a seguir, confira!

Como perder gordura corporal com saúde?

A recomendação é sempre buscar fórmulas saudáveis para perder peso, principalmente porque sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar, mas também porque os resultados serão mais estáveis e duradouros.

Exercícios físicos

Sim, os exercícios físicos estão na lista de receitas de como perder gordura corporal, mas é importante conversar com um especialista sobre os limites do seu corpo.

Não adianta, por exemplo, achar que está treinando para uma maratona e depois perder o ritmo. É mais importante fazer um pouco por dia, mas todos os dias.

Para perder gordura e peso corporal o mais indicado são as atividades aeróbicas, como caminhar, correr, nadas, pedalar, dançar e outras. Podem ser realizados exercícios localizados que ajudam ainda na definição dos músculos.

É possível perder gordura corporal?

Alimentação saudável

A alimentação depende muito dos seus objetivos para perder peso. Em geral, a recomendação é sempre optar por uma reeducação alimentar, pois a continuidade dos bons hábitos é o que garante perder gordura, manter-se saudável e controlar o peso.

Com acompanhamento especializado é possível definir uma dieta que começa mais restritiva (mas não muito) e depois alguns grupos alimentares são reinseridos paulatinamente na dieta.

O mais importante, sendo dieta ou reeducação alimentar, é evitar açúcares, gorduras, frituras, processados, ultraprocessados ou opções com excesso de sódio. Lembre-se, é diminuir o consumo, mas não precisa ser proibido.

Procedimentos estéticos

Outra opção na lista de como perder gordura corporal são os procedimentos estéticos. Essas técnicas minimamente invasivas entregam resultados satisfatórios sem demandar internação hospitalar, tempo para recuperação e outros.

Entre as técnicas usadas para ajudar na eliminação de gorduras estão opções como:

Apesar de muito eficazes, essas técnicas não são milagrosas. Na criolipólise, por exemplo, após três meses de sessões é possível perder entre 20 e 25% da gordura localizada no local tratado.

Lipoaspiração

A cirurgia plástica indicada na lista de opções de como perder gordura corporal é a lipoaspiração, que consiste na técnica usada para amenizar depósitos de gordura localizada.

Apesar de muito eficaz para promover um contorno corporal mais definido e reduzir os depósitos de gordura, mesmo essa técnica tem limitações, como não ser indicada como tratamento para obesidade e perda de peso.

Outro aspecto relevante da lipoaspiração é que há um limite seguro para remoção da gordura que consiste em 5 a 7% do peso corporal da paciente.

O mais recomendado é que um especialista seja consultado para definir conjuntamente a melhor opção de como perder gordura corporal com segurança, saúde e resultados duradouros.

Em geral, é indicada uma associação de cuidados, como fazer um procedimento estético como a radiofrequência, mas realizar uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos com frequência. Agende uma consulta e saiba mais!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

Deixe aqui seu comentário

*