Melhore a sua qualidade de vida com 07 exercícios INCRÍVEIS de Ioga para fazer em casa!

Que tal deixar seu corpo trabalhando enquanto você relaxa no conforto de sua casa? Isso é possível com 7 exercícios incríveis de ioga

Os benefícios alcançados com a prática ioga vão muito além daqueles que se atingem suando numa academia. Existe, inclusive, uma série de exercícios de ioga cujo foco é radicalmente oposto ao da malhação. Eles fazem parte do estilo Yin, que você vai conhecer agora. Veja como a Ioga pode te ajudar na sua evolução pessoal!

A ioga Yin funciona de forma passiva e sem repetições. O objetivo não é fazer esforço, e sim manter-se nas posturas de 1 a 5 minutos. Mesmo relaxado, seu corpo exerce pressão sobre certos pontos que só podem ser atingidos por meio de uma permanência prolongada.

Esse estilo de ioga é indicado para todos os níveis e pode até ser realizado numa cama, desde que o colchão não seja macio demais. Você deve se ajeitar nas posturas até parar num ponto que ofereça resistência, mas que não provoque dores ou desconforto.

Para não ter que se preocupar com a contagem do tempo, escolha uma trilha sonora suave e procure fazer cada exercício durante a execução de uma música. Aí é só relaxar, porque seu corpo vai trabalhar por você com estes exercícios de ioga Yin:

  1. Postura do Cadáver

Postura do cadáver para fazer exercicios de ioga

Não se assuste com esse nome! Você já deve ter feito essa postura ao final de outra atividade física. Porém, na ioga Yin, ela surge no início da série como base para uma meditação ativa.  

Deite de barriga para cima, com os braços ao longo do corpo e as pernas levemente separadas. Depois, feche os olhos e sinta o contato físico com a superfície e o relaxamento das tensões.

Preste atenção ao ar que entra e sai de seu corpo, sem modificar o ritmo. Evite se apegar aos pensamentos que surgirem nesse momento e deixe a respiração aprofundar naturalmente. Confira também a diferença entre Ioga e pilates.

  1. Postura da Criança

postura da criança como exercicios de ioga

Ainda deitada, comece a transição para esta postura com calma. Gire o corpo para um dos lados, apoiando as mãos e empurrando levemente a superfície para erguer a coluna.

Depois, ajoelhe de forma que seus pés permaneçam unidos enquanto os joelhos ficam separados, a uma distância que ultrapasse o alinhamento com seus quadris.

Vá tateando à sua frente ao mesmo tempo em que desce o tronco, deixando os braços esticados e repousando sua cabeça na superfície. Esta postura age como um calmante natural e ajuda em casos de constipação.

  1. Postura da Esfinge

postura da esfinge para fazer em casa diversos exercicios de ioga

Deite de bruços com as pernas unidas, cotovelos dobrados e mãos na altura dos ombros. Em seguida, eleve o tronco até se apoiar nos antebraços. Seu corpo vai formar uma suave curva para trás. Mantenha os cotovelos alinhados aos ombros e relaxe…

Se você sentir qualquer desconforto, ative os músculos das pernas ou do abdômen para ajudar na sustentação dessa postura. Ela articula as vértebras e é excelente para pessoas que trabalham sentadas por muitas horas.

Importante: proteja sua coluna fazendo as transições entre estes exercícios de ioga com suavidade.

  1. Postura do Cisne

Postura do cisne exercicios de ioga

Comece com a posição de 4 apoios, ou seja, com mãos e joelhos na superfície. Depois, leve o joelho esquerdo para junto de sua mão esquerda e direcione o pé para a direita. Desça os quadris (mantendo-os apontados para frente) e estique a perna direita para trás.

Você ainda pode sentar num travesseiro para se acomodar melhor, ou usá-lo sob o joelho traseiro. Se quiser intensificar o exercício, desça o tronco à sua frente. Ambas as variações são excelentes para quem deseja melhorar o desempenho sexual.

Não esqueça que sua flexibilidade aumentará à medida que você for praticando esses exercícios de ioga, portanto estabeleça seu limite e relaxe. Ao final, volte aos 4 apoios para repetir o processo alternando as pernas.

  1. Postura do Laço

Postura do laço exercicios de ioga

Primeiro, sente com as pernas entrelaçadas. Lentamente, ajeite as pernas para posicionar um joelho sobre o outro – direcionando cada pé para a lateral oposta, junto ao quadril.

Procure manter os joelhos alinhados e os quadris bem apoiados na superfície. Desça o tronco até o seu limite, curvando ligeiramente as costas e descansando a cabeça para baixo – como na Postura da Criança (exercício número 2).

Se você não estiver confortável, estenda a perna de baixo. Mesmo nessa variação, a postura favorece a descompressão da parte inferior de sua coluna.

  1. Postura do Bebê Feliz

Postura bebê feliz exercicios de ioga

Deite com as costas apoiadas na superfície, dobre os joelhos em direção ao abdômen e segure cada pé com uma mão – do jeito que os bebês costumam fazer. Depois, afaste as pernas até que elas fiquem paralelas aos ombros.

Mantenha os calcanhares apontando para cima e ative os braços, criando uma leve tensão, para que os seus tríceps também sejam trabalhados durante o exercício.

Essa postura traz benefícios para o sistema digestivo e, além disso, é confortável para a maioria das pessoas. Aproveite o momento para mentalizar coisas boas!

  1. Postura do Tronco Torcido

postura do tronco torcido exercicios de ioga

Deitada de barriga para cima, abrace seus joelhos. Em seguida, empurre-os suavemente para a direita até repousarem na superfície. O objetivo é promover uma torção, portanto tente manter as costas no lugar e somente o quadril esquerdo elevado.

Estenda o braço esquerdo na lateral do corpo e gire a cabeça nessa direção, visualizando sua mão esquerda. Você pode apoiar a outra mão nos joelhos, para evitar que eles se movam. Depois, repita o processo para o outro lado.

Encerrar a prática com estas torções ajuda a restaurar o equilíbrio do sistema nervoso e eliminar qualquer tensão que você ainda possa estar sentindo. E para melhor entendimento sobre todos os procedimentos estéticos que poderão te ajudar na busca do seu conforto interior, consulte uma Clínica de Cirurgia Plástica especializada.

CTA Ainda tem duvidas

Deixe aqui seu comentário

*