Rejuvenescimento facial: você conhece o MD Codes?

O MD Codes faz um mapeamento dos pontos do rosto que perderam sustentação e age de forma específica para combater a flacidez e promover o rejuvenescimento

O rosto é o nosso cartão de visitas, por isso não ficamos felizes quando percebemos que ele apresenta sinais do envelhecimento e nos deixa com ar de cansaço. Porém, com o avanço da medicina estética, hoje temos disponíveis várias técnicas de rejuvenescimento facial.

Entre a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento facial, os peelings e o lifting, que são técnicas bastante conhecidas para combater o envelhecimento, existe também o MD Codes, um tratamento bastante recente que combate a flacidez.

O que é o MD Codes?

MD Codes é um procedimento estético minimamente invasivo no qual o cirurgião aplica ácido hialurônico em pontos específicos do rosto que perderam sua sustentação. Dessa forma, esse tratamento tem como objetivo promover o rejuvenescimento facial.

Desenvolvido no Brasil depois de duas décadas de estudos, o MD Codes começou a se popularizar nas clínicas e consultórios a partir de 2016, por isso ele é considerado um procedimento relativamente novo.

A principal vantagem dessa técnica é que ela proporciona um efeito semelhante à cirurgia de lifting facial em relação ao “levantamento” dos tecidos, mas sem necessitar de todo o tempo de recuperação e sem toda a complexidade de uma cirurgia.

rejuvenescimento facial

Como funciona o MD Codes para o rejuvenescimento facial

A nomenclatura “MD Codes” é uma abreviação para “medical codes”, ou “códigos médicos”, o que reflete a técnica utilizada nesse procedimento.

Antes da aplicação, o cirurgião plástico faz um mapeamento (ou codificação) dos pontos de sustentação do rosto do paciente, com o objetivo de identificar aqueles que perderam sua firmeza e acabaram levando à flacidez.

Como cada pessoa tem um formato único de rosto, o MD Codes permite que o cirurgião avalie com mais precisão quais são os pontos que podem ser melhorados. Assim, o tratamento promove o rejuvenescimento facial de forma muito mais específica para cada paciente.

Assim, esse procedimento visa corrigir a flacidez, repor a perda de volume facial (especialmente das maçãs do rosto) e melhorar os contornos do rosto, resultando em um aspecto mais jovem e disposto.

Veja mais – Como é uma sessão de microagulhamento no rosto? Confira todos os detalhes!

Ácido hialurônico: uma substância já conhecida

O ácido hialurônico utilizado no MD Codes é a mesma substância já tão conhecida e utilizada em procedimentos como preenchimento facial, aumento de lábios, correção de olheiras profundas, nivelamento de sulcos e rinomodelação.

Além de ter efeito de preenchimento, o ácido hialurônico tem a capacidade de estimular os fibroblastos a produzir colágeno, a proteína que dá sustentação à pele. Assim, o tratamento oferece um efeito contínuo de rejuvenescimento facial e combate à flacidez.

Como é uma sessão de MD Codes

Por se tratar de um procedimento pouco invasivo, o MD Codes utiliza apenas um anestésico tópico e pode ser feito no próprio consultório ou clínica de cirurgia plástica. Antes da aplicação, porém, o médico fará o mapeamento do rosto do paciente.

Para isso, considera-se que cada lado da face tem oito pontos, com um total de 16, mas nem todos necessariamente precisam da aplicação. Depois de identificar os pontos que podem receber o ácido hialurônico, a substância será aplicada com a pele já anestesiada.

Em geral, quase todos os pacientes recebem a aplicação nas maçãs do rosto e no mento (queixo), que são regiões mais sujeitas a perder volume e sustentação, mas o tratamento pode ser feito em toda a face conforme a necessidade de cada pessoa.

Embora sejam utilizadas agulhas finas e o anestésico diminua muito o desconforto, é possível que o paciente sinta um leve incômodo provocado pelas picadas, mas ele é apenas temporário.

A aplicação de gelinhos ajuda a aliviar essa sensação e também diminui a formação de manchas arroxeadas depois do procedimento.

Não deixe de ver – Botox para o rosto: esclareça todas as suas dúvidas e descubra como ele pode te ajudar a recuperar sua autoestima.

Como é a recuperação do MD Codes

O paciente recebe alta no mesmo dia, pouco tempo depois do procedimento. Embora seja possível retomar as atividades laborais no dia seguinte, é normal que o rosto fique um pouco inchado e com algumas áreas mais avermelhadas.

Também podem surgir alguns hematomas caso as aplicações rompam algum vasinho, por isso recomenda-se fazer o MD Codes com alguns dias de intervalo antes de um evento social importante.

Para aliviar esses desconfortos, é recomendável fazer compressas geladas nas primeiras 48 horas, além de dormir com a cabeceira da cama mais elevada.

rejuvenescimento facial

O que esperar dos resultados do MD Codes

O MD Codes promove um efeito de rejuvenescimento facial bastante natural, deixando o paciente com um aspecto mais descansado e disposto. Não há aquele efeito que deixa evidente que a pessoa fez uma intervenção estética.

Já é possível observar uma leve melhora na aparência assim que o procedimento termina, mas os resultados são mais evidentes cerca de duas semanas depois, quando o organismo já tiver absorvido o edema.

Como o ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente no organismo, ele é reabsorvido dentro de 1 a 2 anos – assim como acontece no preenchimento facial. Esse tempo pode variar conforme as características e os hábitos de vida de cada pessoa.

Dessa forma, depois desse tempo será necessário repetir o procedimento para manter os resultados obtidos na sessão de MD Codes.

Agende sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir mais sobre esse procedimento e as demais opções de cirurgia plástica para ficar ainda mais linda!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Giovanna Rosado disse:

    Olá
    Estou com 49 anos.Tenho pele boa mas a flacidez facial já se instalando. O MD Codes seria uma alternativa ao Minilifiting? Sempre penso em algo mais definitivo…..

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Seria uma alternativa sim, mas só consigo te responder precisamente em uma avaliação.
      Aqui você encontra nossos contatos, caso queira marcar uma avaliação: https://goo.gl/nvCFzz ou ligue para (11) 3284-4216/ 3284-5851

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp