11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Manter o corpo em forma nas festas de fim de ano, é possível? Veja algumas dicas

como manter o peso

Veja as nossas dicas para manter o corpo em forma no Natal e começar 2017 com a silhueta dos seus sonhos.

A época de confraternizações de final de ano é repleta de alegria, reconhecimento pelo trabalho dos últimos 12 meses e esperança de um novo ano melhor do que este que está se encerrando. Porém, dezembro não vem recheado apenas de coisas boas: com tantas reuniões, comemorações e festas, acabamos exagerando na comida e entramos no ano seguinte já com alguns quilinhos a mais.

O momento mais temido por quem deseja manter a dieta é a ceia de Natal, quando toda a família se reúne ao redor de uma mesa muito farta, com uma imensidão de pratos salgados e doces deliciosos, porém cheios de calorias. E fica difícil manter o corpo em forma. Mas isso não é motivo para pânico: as tentações existem, mas é possível sobreviver ao Natal sem exageros e iniciar 2017 sem tantas “lembranças” de 2016 acumuladas na barriga, nas coxas e nos glúteos. Para isso, basta seguir as dicas para manter o corpo em forma que nós preparamos.

Controle-se nas festas de dezembro

Jantarzinho com as amigas da faculdade, festa de fim de ano da empresa, amigo-secreto da academia, happy hour com o pessoal do curso da pós-graduação… Dezembro é um mês repleto de reuniões para comemorar o ano que passou, e todas elas costumam ser regadas a guloseimas e bebidas alcóolicas.

Nessas horas, é preciso ter foco. Escolha apenas uma das festas para comer sem culpa – pode ser a ceia de Natal, por exemplo – e mantenha-se firme na dieta durante as outras comemorações. Abusar das frituras, dos carboidratos simples, das sobremesas e dos drinks várias vezes por semana inevitavelmente vai resultar em ganho de peso. Você não deve se privar das comemorações, mas será preciso ter disciplina para fazer as melhores escolhas e não cair em tentação em todas as festas.

como ter um corpo saudavel

Cuidado com as calorias das bebidas

É dezembro, é calor, é verão! Com as temperaturas elevadas, é comum recorrer às bebidas refrescantes para aliviar a sensação de abafamento. O ideal seria se aproveitássemos o calor para tomar muita água, mas o que acontece muitas vezes é um exagero no consumo de refrigerantes, chás gelados industrializados, sucos açucarados, cervejas, caipirinhas e outros drinks.

Essas bebidas são fontes de muitos açúcares, muitas vezes sódio e também de muitas calorias, que acabamos ingerindo sem perceber. Para aplacar o calor, você deve abusar do consumo de água, que hidrata o corpo, melhora as funções intestinais e ainda ajuda a eliminar as toxinas.

Também são recomendados sucos naturais de frutas como limão e abacaxi. Que contêm menos carboidratos do que o suco de laranja, de preferência sem açúcar ou adoçados com adoçante. Os chás naturais também podem ser consumidos. Especialmente aqueles com poder diurético e desintoxicante, como o chá verde – claro, eles devem ser bebidos sem açúcar.

No caso das bebidas alcóolicas, tenha em mente que, além dos carboidratos, elas ainda trazem um monte de calorias vazias por causa do álcool – ou seja, elas engordam e não trazem nenhum benefício à saúde. Se possível, recorra a cervejas light e a caipirinhas do adoçante, mas tudo sempre com moderação.

como manter o corpo em boa forma

Limite o consumo de aperitivos

Castanhas, nozes, frutas secas, queijos, azeitonas… São muitos os petiscos servidos como aperitivos antes da ceia de Natal. Como a refeição geralmente é servida mais tarde. É comum enganarmos o estômago consumindo um monte de aperitivos nas horas que antecedem o jantar.

O problema disso é que acabamos consumindo um excesso de calorias – além de estarmos constantemente estimulando a produção de insulina, que induz a entrada do açúcar nas células e promove o depósito de gordura nos tecidos.

Dê preferência ao consumo de nozes e castanhas com casca, pois, com o trabalho para descascá-las, você conseguirá controlar a compulsão e evitará comer um monte sem perceber. As frutas secas também são uma boa opção, desde que consumidas com moderação e que não tenham adição de açúcar.

Você não deve ficar sem comer até a hora da ceia, pois isso fará com que você coma mais na refeição, estimulando seu corpo a guardar todas as reservas. Dessa forma, é muito recomendado que você faça um lanche antes da ceia. Contudo, se possível, troque os aperitivos calóricos e cheios de sal por um lanche saudável, como iogurte desnatado com cereais, frutas ou um sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo light.

manter a forma

Faça boas escolhas durante a ceia de Natal

Ao se deparar com a mesa repleta de pratos deliciosos. Você não deve se privar totalmente de comer as coisas que você mais gosta. Mas é necessário fazer escolhas inteligentes. Para começar, faça um grande prato de salada, de preferência bem colorido, temperado com pouco sal, limão e azeite de oliva.

Além de proporcionar a sensação de saciedade, o consumo de fibras vai ajudar seu corpo a eliminar o restante da refeição. Lembre-se de dispensar os molhos industrializados, pois eles acrescentam muita gordura e sal à alimentação.

Na hora de se servir dos pratos quentes, escolha apenas uma fonte de carboidratos. Misturar arroz, lasanha, batatas e outros pratos desse grupo alimentar vai causar uma elevação no índice glicêmico. Fazendo com que você sinta fome pouco tempo depois e estimulando o corpo a armazenar gordura.

Uma das vantagens da ceia de Natal é que costumam ser servidas boas opções de carnes: o peru, o chester e o lombo são opções saudáveis, que fornecem proteínas e contêm baixo teor de gordura. Não se esqueça de remover a pele das aves, pois essa parte concentra muita gordura.

Na hora da sobremesa, a dica é escolher aquela que você mais gosta e servir-se apenas de uma opção. Consumir uma grande variedade de doces inevitavelmente vai propiciar que seu organismo acumule peso e gordurinhas indesejadas.

Por fim, esteja atenta na hora do brinde: você pode sim tomar uma tacinha de espumante, mas evite passar a noite toda com um copo de bebida alcóolica na mão, consumindo calorias vaziar sem nem perceber. Boas festas!

manter o peso

Você também pode gostar de: Como manter o peso e aproveitar a ceia de Natal

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).