11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como manter o peso e aproveitar a ceia de Natal

As comemorações de fim de ano são conhecidas por atrapalhar a dieta, mas como manter o peso? Você pode tomar algumas medidas para se prevenir dos quilinhos extras trazidos pelo Papai Noel!

As festas de fim de ano, principalmente a ceia de Natal, são famosas pela reunião da família, pelos presentes e pela mesa farta, cheia de pratos deliciosos e sobremesas irresistíveis. Infelizmente, toda essa alegria também é acompanhada por calorias a mais. Que acabam se transformando em gordurinhas extras e indesejadas. E fica difícil manter o peso.

Como manter o peso com tantas “distrações”? Nem tudo está perdido: existem algumas dicas que você pode seguir para preparar seu corpo para a ceia natalina e não causar tantos prejuízos à dieta – sem deixar de aproveitar as comidas típicas desta época. Afinal, o Natal é uma época especial e podemos nos permitir algumas “escapulidas”.

como manter o peso

As festas de fim de ano, principalmente a ceia de Natal, são famosas pela mesa farta e cheia de pratos deliciosos e sobremesas irresistíveis.

Tire proveito dos temperos termogênicos

O sal é um velho conhecido causador de retenção de líquidos no nosso organismo, com o consequente inchaço e aumento do peso. Para minimizar esse problema, você pode reduzir a adição do sal aos pratos consumidos não somente na ceia, mas também nas refeições que antecedem e sucedem a noite do dia 24 de dezembro.

E se engana quem pensa que diminuir o sal vai resultar em uma comida sem graça: para substituí-lo, você pode aproveitar outros temperos que não causam esse efeito, como a canela e o gengibre – que, por sinal, são a cara do Natal. Junto com a pimenta, eles fazem parte do grupo dos temperos termogênicos. Que aumentam a temperatura do organismo e estimulam o gasto de energia, colaborando para a queima de calorias.

Outra dica é substituir os temperos industrializados, que contêm muito sódio, pelo tempero caseiro, feito com alho, suco de laranja, cravo, vinho branco, ervas e especiarias.

Capriche nas saladas coloridas

As verduras e os legumes são excelentes opções para iniciar sua refeição. Pois esses alimentos são ricos em nutrientes como vitaminas e sais minerais e ainda fornecem fibras, que ajudam a criar a sensação de saciedade. Dessa forma, consumir as saladas antes de partir para os pratos quentes colabora para que você não esteja mais com tanta fome. Diminuindo a probabilidade de exagerar na refeição.

Aproveite que o clima costuma ser quente e invista em saladas caprichadas e coloridas. A apresentação é meio caminho andado para você sentir vontade de consumir um prato.

como fazer dieta

Aproveite que o clima costuma ser quente e invista em saladas caprichadas e coloridas.

Opte pelas carnes mais magras

Uma das vantagens da ceia de Natal é que costumam ser servidas boas opções de carne para quem procura ter uma alimentação saudável. Permitindo a escolha de alimentos com menor teor de gordura.

Entre as carnes tipicamente preparadas nessa época. A dica é optar pelo peru (110 kcal a cada 100 gramas), pelo lombo (181 kcal) e o chester (130 kcal). Para você comparar: uma porção de 100 gramas de pernil tem 196 kcal, enquanto o tender contém 225 kcal.

Dica: para reduzir a ingestão de calorias, retire a pele da ave que você escolher. Pois essa parte concentra a maior parte da gordura.

Nada de passar o dia todo sem comer

Antes da ceia, é importante manter uma rotina normal de alimentação, sem fazer jejum prolongado. Tome café da manhã com frutas e leite desnatado. Faça um almoço de preferência leve e, à tarde, procure consumir iogurte desnatado com granola light, por exemplo. Ficar sem comer antes da ceia vai fazer com que o organismo crie uma tendência a acumular gordura, além de aumentar a fome.

No dia 25 de dezembro, a dica é fazer uma caminhada leve para ativar a circulação e ajudar a melhorar o metabolismo. Não é indicado fazer exercícios pesados. Pois seu corpo já estará sobrecarregado pelo processo de digestão.

dieta para manter o peso

Aproveitar a Ceia de Natal e manter o peso não é difícil.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Muitas vezes, nos preocupamos apenas com as calorias provenientes dos alimentos. Mas saiba que as bebidas alcoólicas são uma fonte rica de calorias vazias – ou seja, elas não fornecem nenhum outro nutriente além das calorias.

É bastante comum que se fazer um brinde na ceia de Natal, e você não precisa perder esse momento. Porém, preste atenção para não exagerar no consumo das bebidas alcóolicas e extrapolar o limite antes de colocar a primeira colher de arroz no prato.

Para você ter uma ideia:

  • 1 lata de cerveja (355 ml): 150 kcal
  • 1 lata de cerveja light: 75 kcal
  • 300 ml de chope: 130 kcal
  • 100 ml de caipirinha com açúcar: 250 kcal
  • 100 ml de caipirinha com adoçante: 170 kcal
  • 100 ml de batida com leite condensado: 175 kcal
  • 1 taça de champanhe (125 ml): 90 kcal
  • 1 taça de vinho tinto ou branco doce (125 ml): 210 kcal
  • 1 taça de vinho tinto ou branco seco (125 ml): 130 kcal

Comece a se exercitar bem antes da ceia

Se você ainda não tem o costume de praticar atividades físicas. Este é o momento ideal para adotar esse hábito. Você ainda tem algumas semanas pela frente antes da ceia de Natal. O que será suficiente para acelerar seu metabolismo por meio dos exercícios.

Para começar, uma boa ideia é fazer caminhadas leves, em torno de 45 minutos, de 4 a 5 vezes por semana. Além de ajudar na queima de gordura. A prática de atividades físicas também traz um excelente efeito emocional, aliviando o estresse e a ansiedade, que às vezes ficam mais acentuados nessa época do ano, diante de tantos preparativos.

O mais importante de tudo, porém, é ter em mente que o que realmente engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano-Novo, mas sim entre o Ano-Novo e o Natal. Seguindo algumas dicas, é possível aproveitar as comemorações sem culpa.

como perder peso com saude

Além de ajudar na queima de gordura, a prática de atividades físicas também traz um excelente efeito emocional.

Viu como manter o peso nas festas do final do ano é fácil? Aproveite as festas e continue linda.

Você também pode gostar de: Detox pós festas e férias

 

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).