11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Anatomia do Corpo Humano: conheça 20 curiosidades

Anatomia do corpo humano

A anatomia do corpo humano tem uma série de características surpreendentes! Conheça algumas curiosidades que somos capazes de fazer sem nem perceber.

  1. Os músculos dos olhos se movem 100 mil vezes por dia

Não é à toa que a pele ao redor dos olhos é uma das primeiras regiões a apresentar rugas, afinal, as contrações dos músculos responsáveis pelo foco do nosso olhar são extremamente frequentes.

Conhecendo a anatomia do corpo humano. Para você ter uma ideia: se você quisesse exercitar os músculos das pernas na mesma intensidade, seria necessário caminhar 80 quilômetros diariamente.

 

  1. 90% de toda a informação que recebemos chega pelos olhos

Na anatomia do corpo humano. Nós somos seres extremamente visuais: cerca de 90% de toda a informação que recebemos chega ao cérebro por meio dos nossos olhos, enquanto os outros 10% se dividem entre os demais sentidos. De acordo com uma pesquisa da 3M Corporation, somos capazes de processar o conteúdo de uma imagem 60.000 vezes mais rápido do que o conteúdo em texto.

  1. A definição do olho humano seria de 576 megapixels

Se o seu olho fosse uma câmera digital, ele teria 576 megapixels de definição. E isso representa muita coisa: para você ter uma ideia, o modelo de smartphone mais novo da Apple, o iPhone 7, tem câmera frontal de 7 megapixels e câmera traseira de 12 megapixels – muito, mas muito longe, do olho humano.

  1. O cérebro precisa de pouquíssima energia para funcionar

O cérebro de um adulto médio precisa de 12 watts para funcionar – apenas um quinto da energia necessária para acender uma lâmpada de 60 watts, mostrando que somos muito eficientes.

Um computador com a mesma capacidade de memória que nosso cérebro precisaria de 1 gigawatt de energia, ou seja, toda a energia produzida em uma estação nuclear.

  1. Seu cérebro poderia gravar 300 anos de programação de um canal de TV

Se seu cérebro fosse um gravador de vídeo, ele precisaria de 2,5 petabytes (ou 1 milhão de gigabytes)  de dados para atingir sua capacidade total de armazenamento. Isso seria equivalente a 300 anos de transmissão de um canal televisão sendo guardados apenas na sua cabeça.

  1. A velocidade dos impulsos nervosos varia muito

A velocidade dos impulsos nervosos muda bastante de acordo com os tipos de neurônio, podendo variar entre vagarosos 3,2 quilômetros por hora até incríveis 430 quilômetros por hora no caso dos sinais referentes à posição dos músculos.

Isso explica por que demoramos alguns momentos para sentir o pico da dor quando topamos com o dedão na quina: os impulsos nervosos de dor viajam a 2,2 km/h, enquanto os impulsos gerados pelo toque têm uma velocidade de 274 km/h.

anatomia do corpo humano

O Corpo Humano é feito de vários sistemas.

  1. O coração é capaz de bombear o sangue até 9 metros de distância

A pressão exercida pelo nosso coração é capaz de lançar um jato de sangue a até 9 metros de distância a partir de um ferimento. A extensão desse trajeto varia conforme a pressão arterial, que depende da frequência cardíaca, o calibre do vaso que foi rompido e o tamanho do ferimento. Estima-se que o sangue percorra a aorta com uma velocidade de 1 km/h.

  1. Cada rim tem 1 milhão de filtros

Cada um dos nossos dois rins é formado por cerca de 1 milhão de unidades filtradoras chamadas néfrons. Cada néfron é capaz de filtrar uma pequeníssima quantidade de sangue, mas, juntos, eles alcançam uma taxa de 1 litro de sangue por hora.

  1. Uma célula do sangue leva 60 segundos para viajar por todo o corpo

Para dar uma volta completa pelo nosso organismo, uma hemácia leva apenas um minuto.

  1. Existem mais células no corpo do que estrelas na Via Láctea

O corpo humano tem cerca de 37,2 trilhões, variando conforme idade, peso e altura da pessoa. Enquanto isso, a Via Láctea tem cerca de “apenas” 400 bilhões de estrelas.

  1. Os pulmões têm 300 bilhões de capilares

Nossos pulmões contêm cerca de 300 bilhões de vasinhos ultrafinos. Se fossem esticados e colocados em uma fila, eles somariam 2,4 mil quilômetros.

  1. As pessoas têm a mesma quantidade de folículos pilosos que os chimpanzés

Apesar de termos a mesma quantidade de folículos pilosos que os chimpanzés (cerca de 5 milhões). A maior parte dos nossos folículos permanece abaixo da superfície da pele. Por isso, esses primatas são muito mais peludos do que nós.

  1. Um fio de cabelo saudável aguenta até 100 gramas

Apenas um fio de cabelo, sozinho, pode segurar até 100 gramas. Todo o cabelo de uma pessoa pode suportar até 12 tonelas.

  1. É normal perder entre 60 a 100 fios de cabelo por dia

Então, não se assuste com aqueles fios que caem pelo banheiro!

  1. A genética interfere no diâmetro dos fios de cabelo…

Europeus e seus descentes têm fios com cerca de 0,04 a 0,1 mm de espessura, enquanto os asiáticos têm de 0,08 a 0,12 mm, além de crescer mais rápido. Os loiros naturais variam entre 0,017 a 0,051 mm de espessura, enquanto os cabelos escuros vão de 0,063 a 0,1 mm de diâmetro.

  1. … E na quantidade também!

Enquanto as loiras têm cerca de 140 mil fios de cabelo, as morenas possuem 110 mil. Quem menos tem cabelo são as ruivas, com cerca de 90 mil fios.

  1. As mulheres piscam duas vezes mais que os homens

Isso se explica pelas taxas mais altas de estrogênio, o hormônio que estimula a produção dos fluidos lubrificantes.

  1. Cada unha leva seis meses para crescer da base até a ponta

Uma unha da mão cresce cerca de 3 mm por mês, levando aproximadamente 6 meses para crescer da base até a ponta. Já as unhas dos pés levam um ano para crescer totalmente.

  1. O maior órgão do corpo humano é a pele

Sua pele mede cerca de 2 metros quadrados. Ocupando um espaço maior do que muitos banheiros por aí. Ainda, a pele pesa cerca de 3 kg.

  1. Quando acordamos, estamos cerca de 8 mm mais altos

Sua altura varia durante o dia. Quando acordamos, estamos cerca de 8 mm mais altos do que quando fomos dormir. Isso acontece porque, ao acordar, o tecido cartilaginoso que fica entre as vértebras da nossa coluna está bem posicionado, um empilhado em cima do outro. Durante o dia, vamos perdendo água, os discos se desidratam como esponjas e acabam diminuindo de tamanho. Além disso, conforme o dia passa, o peso do corpo tensiona os músculos, esmagando o tecido cartilagionoso.

anatomia e fisiologia humana

Quando acordamos, estamos cerca de 8 mm mais altos do que quando fomos dormir.

Você também pode gostar de: Cor da pele: Você sabe o que define? A gente explica tudo

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).