11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Entenda porque a procura por cirurgia plástica aumentou na pandemia

Procura por cirurgia plástica na pandemia aumentou entre famosos com destaque para realização da rinoplastia.

Pessoas que acompanham famosos pelas redes sociais devem ter percebido que a procura por cirurgia plástica na pandemia aumentou entre eles, o que tem gerado dúvidas sobre a realização ou não desse tipo de procedimento no momento.

Com a Covid-19 é essencial que as pacientes ampliem os cuidados para procurar um cirurgião plástico e garantir segurança no atendimento e também na opção imediata ou não pela realização de procedimentos estéticos. Saiba mais a seguir!

Quais as orientações quanto à cirurgia plástica na pandemia?

Seguindo recomendações internacionais, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) indica que os atendimentos sejam limitados ao essencial e que cirurgias eletivas sejam adiadas para minimizar o impacto no sistema de saúde.

Dessa forma, a realização da cirurgia plástica na pandemia está parcialmente suspensa, sendo preferível que a paciente adie a realização desse tipo de procedimento, o que não impede que outras etapas sejam colocadas em prática.

Por que os famosos têm aderido à rinoplastia nesse momento?

Apesar das recomendações de adiar os procedimentos eletivos, observou-se um aumento da procura por cirurgia plástica na pandemia, especialmente por famosos.

As celebridades, que em geral tem uma vida muito agitada e com pouco tempo para parar, estão aproveitando o descanso forçado pela pandemia para realizar cirurgias plásticas.

Nesse cenário, a rinoplastia está entre os procedimentos mais procurados e foi realizada por famosos como a ex-BBB Flayslane, a cantora MC Mirella, MC Rebecca e Kevinho.

Essa procura pela rinoplastia se explica devido ao tempo de recuperação do procedimento, que pode deixar a face inchada, com hematomas e edemas por meses após a realização da cirurgia.

Veja o porque a procura por cirurgia plástica aumentou na pandemia

O tempo de recuperação da rinoplastia é diretamente influenciado pela extensão das alterações, no entanto, a cicatrização é lenta e exige repouso.

Dessa forma, os famosos estão aproveitando as férias forçadas pela pandemia para realizar essa intervenção estética que também pode ser estendida a correções funcionais, como corrigindo o desvio de septo e melhorando a respiração.

Famosas como a Mayra Cardi e Fabiana Teixeira também aproveitaram o momento para intervenção estética, optando pela substituição da prótese de silicone. No caso de Cardi, a prótese estava aparente apresentando riscos à saúde, o que exigiu a substituição imediata.

Quero realizar uma cirurgia plástica – o que fazer?

Para realizar uma cirurgia plástica na pandemia é preciso conversar com um cirurgião plástico de confiança, membro da SBCP e experiente para avaliar a segurança de realizar uma intervenção estética nesse momento.

Com a possibilidade de atendimento remoto, a consulta inicial pode ser agendada e usada para esclarecer dúvidas sobre a indicação da cirurgia, se o momento é adequado para fazê-la e outras.

Uma das opções dadas as limitações de realizar uma cirurgia plástica na pandemia é usar o momento para um planejamento adequado da cirurgia, como:

  • pesquisar informações completas sobre o procedimento desejado;
  • procurar um cirurgião plástico de confiança e que possa orientar quanto à realização do procedimento;
  • pesquisar e planejar aspectos financeiros;
  • eliminar hábitos ruins que prejudicam a imunidade como o uso de tabaco e bebidas alcoólicas;
  • dedicar-se a melhora da saúde e estética com cuidados como reeducação alimentar e uma rotina de exercícios físicos.

A realização de uma cirurgia plástica na pandemia só é indicada em situações excepcionais, sendo importante conversar com o cirurgião plástico de confiança para entender as implicações dessa escolha. Saiba mais aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).