Abdominoplastia: Entenda o procedimento e os cuidados após a cirurgia

A maioria das mulheres reclama das gordurinhas localizadas na região abdominal. Mesmo com uma dieta balanceada e um treino intenso na academia, parece que os esforços não amenizam a barriguinha que fica um pouco marcada ao usar uma blusinha mais justa. No período pós-gestação, a preocupação em remediar a frouxidão da pele do abdome para retornar a antiga forma corporal parece uma realização surreal, especialmente se as causas forem genéticas.

A inserção da prática de atividade física e a perda de peso podem não garantir o desaparecimento da flacidez na região abdominal, devido aos depósitos de gordura que podem atingir um tamanho desproporcional em relação ao restante do corpo. O exercício e a dieta, nem sempre são eficazes para aniquilar essas gordurinhas. Dessa forma, a mulherada, e até mesmo os homens, não hesitam em recorrer à cirurgia plástica para amenizar o quadro e voltarem a se sentirem confortáveis. Para esse caso, o recomendado é a abdominoplastia.

A abdominoplastia é uma cirurgia focada na diminuição da gordura abdominal, seja para melhorar a frouxidão da região ou por questões de saúde, como os casos de obesidade. Ela não é voltada para o emagrecimento, pois não substitui a prática de atividades físicas, muito menos uma dieta balanceada. Esse procedimento estético remove também os depósitos de gordura e as marcas de distensão na região abdominal. Além disso, contribui para reforçar os músculos abdominais enfraquecidos com o passar do tempo, dando-lhes firmeza.

Em alguns casos, a abdominoplastia pode ser realizada junto à lipoaspiração, o que garante resultados notáveis, por condicionar a melhora no contorno corporal. Para que o procedimento seja realizado é preciso que o paciente esteja saudável e relativamente no peso ideal. Todas as medidas de cuidados solicitadas pelo médico, como controlar as alterações no peso após a realização do procedimento, devem ser obedecidas à risca, pois podem comprometer a eficácia e a duração do método cirúrgico.

O resultado definitivo após a abdominoplastia demora cerca de 12 a 18 meses para aparecer. Nesse período, é preciso ficar atento às recomendações pós-operatórias do seu médico. Dentre elas, incluem-se as limitações como não fazer esforços, não molhar o curativo, não usar cinta elástica, não fazer atividades que exigem grande esforço físico, como dirigir e fazer ginástica, não consumir alimentos que geram gases, etc. Tomar cuidado com a postura é primordial. Evite andar curvada ou com muita pressa, pois pode comprometer a recuperação.

Há também a possibilidade da cirurgia de retoque com relação à abdominoplastia, que pode ocorrer para melhorar a cicatriz na região abdominal ou corrigir as irregularidades na distribuição da gordura. Se a sua intenção é apenas remover aquela gordurinha da parte inferior do abdômen, o mais recomendado é a mini-abdominoplastia, pois faz a retirada de uma quantidade de gordura menor se comparada à abdominoplastia.

É preciso seguir todas as recomendações médicas após o procedimento para que a recuperação ocorra de maneira correta e satisfatória. Seguir as regras, mesmo que seja por poucas semanas, fará toda a diferença após o status de cuidados pós-operatório.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Janete disse:

    Ola Dra Luciana, a minha duvida é que faz 68 dias que realizei minha cirurgia, foi realizada no dia 01 de setembro 2014, gostaria de saber se tenho realmente a necessidade em usar a cinta todos esses meses, e já posso fazer exerci cios, físicos e se eu não usar a cinta ate completar 3 meses pode me prejudicar e voltar tudo como era antes, estou usando a cinta somente no meu período de trabalho pois trabalho anoite e sou técnica de Enfermagem trabalho em uma UTI, tenho medo de da errado, há e já estou fazendo caminhada estou errada? Por favor aguardo a resposta, muito obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Janete!

      Para um resultado realmente eficaz, é necessário sim que você siga corretamente todas as orientações do seu médico no período pós operatório. Isso fará toda a diferença no resultado final.

      Beijos

  2. JACK disse:

    Fiz Abdominoplastia a um mes e meio tenho um volume grande abaixo do umbigo, parece que virou um formato de um bunda ainda continuo com avental isso seria um erro medico?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Jack!

      Como faz pouco tempo que você realizou a cirurgia, o inchaço pode ser normal. O resultado definitivo poderá ser visto em 18 meses. No entanto, se você tiver com dúvidas, é interessante que você procure o profissional que operou você para tirar suas dúvidas.

      Abraços!

  3. nani disse:

    Boa tarde!fiz uma consulta para abdominoplastia e ja fiz exames pre operatorios todos deu resultdo bom porem o de urina mostra 32.000 de leucócitos e hemoglobina positivo + o medico disse q esta td bem q posso fazer a abdominoplastia ,sera q ele esta certo posso fazer mesmo com estas alterações?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Nani!
      É importante que você procure e converse com o médico que irá te operar, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Abraços!

  4. Cíntia disse:

    Bom dia Dra Luciana.
    Realizei abdominoplastia há 14 anos. à época, perdi 20 kg, dos 80 kg passei a 60, antes da cirurgia.
    O tempo passou, hoje estou novamente com 80 kg.
    Sinto que meu abdome está dilatado a nível de estômago, principalmente acima do umbigo, um pouco endurecido.
    Não fui orientada na época a realizar drenagem linfática. Fiz ultrassom recentemente e nada foi visualizado, a não ser um cisto no ovário.
    Isso é normal?
    Obrigada.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Cíntia. Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

  5. Elaine disse:

    Olá, drª Luciana fiz abdominoplastia há 4 meses estou satisfeita com resultado, mas acho muito estranho o meu médico não ter me orientado a fazer drenagem em nenhum momento, hoje abaixo do meu umbigo é bastante inchado e ás vezes penso que isso é por falta da drenagem?? Será é casos que não precisa mesmo de uma drenagem?? Obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Elaine! Tudo bem?
      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Mesmo em relação à dúvida de tempo entre uma cirurgia e outra, é melhor conversar com ele. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Abraços!

  6. susete disse:

    Boa noite Dra. Gostaria de saber se após a cirurgia de abdomonoplastia, há a necessidade de andar curvada por 20 dia …

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Susete! No pós-operatório da abdominoplastia, as recomendações quanto a isso são de evitar esforços por 15 a 30 dias e não pegar peso algum por 30 dias. Não há necessidade de andar curvada na recuperação.
      Se tiver mais alguma dúvida, você pode ler mais sobre o assunto no nosso site: http://goo.gl/tMeG7k Grande beijo!

  7. gelma disse:

    Doutora,pretendo fazer uma abdominoplastia,mas tenho mioma,será possível fazer?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Gelma!

      Miomas não impedem a paciente de fazer a abdominoplastia, a menos que estes miomas estejam aumentando muito o volume abdominal.

      Beijos!

  8. KATIA disse:

    Dra. Luciana, boa tarde…

    Fiz minha abdominoplastia a exatemente 22 dias, e a inda nao consigo andar reta, tenho a impressao que minha pele vai rasgar.. isso e normal.. Conheco pessoas que com 15 dias ja estavam andando corretamente..

    Obrigado.
    Abracos

    • Luciana Pepino disse:

      OI Katia!
      A melhor pessoa para te orientar é o especialista que realizou o procedimento em você. Seria anti-ético de nossa parte dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco, mesmo em relação a duração. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Abraços!

  9. Claudia Barbosa de Melo Ramos disse:

    Ola DR Luciana, quero saber se uma pessoa hipertensa pode estar realizando a abdominoplastia. E em quanto tempo voltar ao trabalho e o tempo de recuperaçao.

    • Luciana Pepino disse:

      Claudia,
      Por se tratar de um caso específico eu não tenho como te orientar por aqui. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      É dessa forma que eu garanto o conforto e a segurança dos meus pacientes.
      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  10. luzia disse:

    quanto custa essa cirurgia

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Luzia!
      Não tenho como te informar valores por aqui, pois cada caso é um caso. Para isso, eu precisaria avaliá-la pessoalmente. A consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.

      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos