11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Ninfoplastia: Entenda mais sobre a cirurgia que para muitos ainda é um tabu!

Ninfoplastia

Há algum tempo, a estética era o principal fator para que alguém se submetesse a algum tipo de plástica. Mas hoje, outra questão se sobressai: a busca por mais qualidade de vida.

Esse é o propósito de muitas mulheres que se consultam para estudar a possibilidade de fazer uma cirurgia íntima, também chamada de ninfoplastia. Inclusive, você deve se lembrar de que há algum tempo muito se falou sobre o que levou a celebridade Geisy Arruda a investir nesse cuidado. O assunto deu o que falar, cercado por tabus e críticas.

Mas saiba que não há nenhum motivo para constrangimento se você tiver a mesma necessidade que a modelo. Continue a leitura deste artigo para entender um pouco melhor sobre o assunto!

O que é ninfoplastia?

Às vezes, a única maneira de corrigir um incômodo em nosso corpo é por meio de uma cirurgia plástica. Quem tem problemas de desvio de septo, por exemplo, precisa fazer uma rinoplastia. No caso de algum problema na região íntima, esse procedimento é chamado de ninfoplastia.

Para aqueles que ainda estão por fora do assunto, essa cirurgia íntima tem como objetivo remover o excesso de pele da região genital, quando o tamanho dos pequenos lábios ultrapassa o dos grandes lábios. Isso afeta o emocional feminino e a libido, e pode prejudicar bastante a vida a dois e a própria autoestima da mulher.

A cirurgia começa com uma anestesia raquidiana ou peridural com sedação simples. Assim, a mulher pode dormir durante o procedimento. Há ainda opção de anestesia local com a sedação. Dessa maneira, é possível até mesmo sair do hospital no mesmo dia.

Em seguida, o cirurgião retira a parte dos pequenos lábios, de modo a reconstruir toda a estrutura. Os pontos são absorvíveis e a cicatriz não fica visível. Tudo isso dura, em média, apenas 40 minutos.

Quais são os benefícios dessa cirurgia?

Em um panorama, esse procedimento estético pode ser visto como um ato de busca pelo bem-estar, não só como uma atitude valiosa, por questões estéticas. A mulher que está nesse quadro se sente constrangida diante do parceiro e pode até sentir dor ao sentar.

Sendo assim, a ninfoplastia proporciona alguns benefícios importantes para reverter esse quadro: por exemplo, garante uma rotina saudável, como praticar exercícios físicos com mais segurança. Sem contar o retorno da confortabilidade em usar roupas justas ou biquíni, por exemplo.

Os momentos com o parceiro, por sua vez, ficam mais agradáveis. E, consigo mesmo, a mulher também passa a se sentir melhor, mais bonita e mais segura de si. Nada como voltar a curtir momentos simples do cotidiano, não é mesmo?

Quando investir na ninfoplastia?

Além da questão de desproporção dos lábios vaginais, outra questão que pode trazer certo incômodo é o escurecimento da região genital, o que faz a mulher se sentir ainda mais inibida. Isso também pode ser resolvido com a ninfoplastia, depois de uma avaliação profissional.

É importante ressaltar que mesmo que algumas tenham consciência de que precisam da cirurgia, ela ainda é um tabu pela falta de divulgação. Mas hoje, o número de mulheres que adotam o procedimento cresceu de maneira significativa. Em 2017, o Brasil se tornou líder na realização desse procedimento.

Esses dados mostram que a evolução da técnica é grande, assim como as possibilidades que o uso da tecnologia oferece. Portanto, diante da necessidade ou desejo de fazer a cirurgia, você pode investir com segurança.

Quais são os cuidados necessários para escolher o cirurgião?

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. Se você está insegura, converse com alguém de confiança para expor suas preocupações e procure um médico de confiança para bater um papo antes de decidir pelo procedimento estético.

primeira consulta é uma forma de esclarecer as dúvidas que a farão compreender ainda mais a ninfoplastia. No entanto, tenha em mente que nem todos os ginecologistas estão aptos a fazer essa cirurgia plástica.

Sempre consulte a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para saber sobre a aptidão do médico escolhido. Você se sentirá muito mais tranquila para passar pela cirurgia e terá uma recuperação ainda mais segura.

Quais são os cuidados indicados para o pós-operatório?

Para começar, não é comum que a região fique roxa, mas pode ser que algum pequeno vaso sanguíneo se rompa. Fale com seu médico para confirmar esse detalhe, mas fique tranquila, porque vai passar.

As relações sexuais precisam esperar um pouco mais para acontecerem: cerca de 30 a 45 dias após a cirurgia, porque o ideal é que a região não sofra atritos.

O repouso antes de voltar ao trabalho acontece por três dias. Os exercícios físicos podem ser retomados também neste período, desde que não seja feito nenhum esforço próximo da região. A sensibilidade é normal, mas passageira, e a higiene deve ser mantida tanto na hora do banho quanto no uso do banheiro.

Vista calcinhas frouxas durante a recuperação, opte pelo absorvente interno em caso de menstruação e, se a dor ou o inchaço forem muito excessivos, consulte o médico.

Viu só como a ninfoplastia não é motivo para tabu ou desconforto? Se você se identifica com algum ponto deste artigo, agende já uma consulta para discutir e diagnosticar a sua situação.

Para continuar por dentro de outros cuidados com a sua saúde, acompanhe as nossas dicas no Facebook e no Instagram!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Line Santos disse:

    Dra Luciana, eu tenho 17 anos e percebi que tenho esse probleminha, é mt constrangedor. O que devo fazer? me ajude bjo

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Line!
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos!

  2. Karoliny Ferreira disse:

    Dra Luciana. Eu fiquei surpresa ao ler isso,pois sempre quis fazer,mas nao sabia que existia algo tão especícifo para o caso. Gostaria de saber se essa cirurgia pode coprometer minha sensibilidade,atrapalhando minha vida sexual de alguma forma? E o que voce poderia me falar sobre o escurecimento da região genital? Tem alguma solução? Desde já,agradeço .

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Karoliny! Tudo bem?
      Em nosso site existe uma sessão específica para falar sobre o procedimento. Acesse o link: http://goo.gl/Exs311
      Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.
      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos!

  3. Priscilla disse:

    Dra Luciana, esse procedimento serve para que propósito, além do estético? Ele diminui a sensibilidade da área, eu por exemplo, sinto um desconforto na hora do ato, será que eu preciso fazer este procedimento?

    Obrigada desde já.

    • Luciana Pepino disse:

      Priscilla,

      Cada caso é um caso. Geralmente, a ninfoplastia é indicada quando o tamanho dos pequenos lábios excede os grandes lábios, trazendo incômodo durante a relação sexual – mas também pode ser feito apenas por estética. Mas para que eu possa dizer se é indicado para o seu caso eu precisaria avaliá-la pessoalmente. Se desejar agendar uma avaliação, entre em contato conosco. Neste link estão os nossos telefones: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  4. Mikaele Belo disse:

    Eu gostaria de saber quanto seria uma abdomenoplastia, tenho dois filhos e fiquei com o alta estima muito baixa. Não tenho vontade de nada e até meu casamento está acabando por eu deixar tanto influenciar. Me ajude.

    • Luciana Pepino disse:

      Mikaele,

      Não consigo te informar valores sem antes avaliá-la pessoalmente, pois cada caso é um caso. Como sempre digo, é de extrema importância que o paciente faça uma avaliação pessoal. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes.

      Se desejar agendar uma consulta conosco, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Beijos

  5. Ana Paula disse:

    Boa tarde Dra.
    Tenho uma duvida,se por gentileza puder me responder ficarei muito grata e feliz.
    Tenho 22 anos e não só gostaria ,mas acho necessario fazer uma cirurgia no rosto,pois devido a minhas bochechas grandes ,meu rosto fica desproporcional. Sem contar que tenho o queixo levemente para dentro….rs gostaria de saber qual tipo de cirurgia ficaia melhor no meu caso ?

    Obrigada e até.

    • Luciana Pepino disse:

      Ana,

      Como te respondi via Facebook, não tenho como sugerir um procedimento sem antes avaliá-la pessoalmente. Sobre se espelhar em outros rostos para fazer a reparação, esta prática não é aconselhável, por conta da expectativa altíssima da paciente. Por isso não faço cirurgias com esta intenção em meus pacientes.

      Beijos e uma ótima semana!

  6. Amanda disse:

    Olá dr. Luciana. Muito legal seu site, e ainda mais bacana é sua atenção em esclarecer esse assunto que é tão tabu – a cirurgia plástica em geral, no caso, afinal, ao meu ver, qualquer cirurgia plástica que não encontre um motivo aparente para ser feita é tão criticada e julgada quanto o seu exemplo da ninfoplastia.
    Gostaria de entender melhor sobre esses assuntos, pois sou muito tímida. Além disso, ainda moro no interior e não há nenhum médico especializado em minha cidade.
    Quando não há “excesso” dos pequenos lábios em comparação com os grandes, mas incomoda e machuca com roupas justas tanto quanto, a cirurgia também é indicada? E quanto à cirurgia para clarear a região genital, como é feita? Se pudesse me informar também uma faixa de preço para esses dois casos, eu agradeceria muito 🙂

    Desde já, obrigada. E parabéns pelo site, não o conhecia até ver um anuncio no Facebook, e gostei bastante.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Amanda. Primeiramente, muito obrigada pelo carinho. Fazemos as nossas mídias sociais e o blog com muito carinho especialmente para vocês. Em relação às suas dúvidas, infelizmente não te orientar por aqui.
      É muito importante que o paciente faça uma avaliação pessoal, pois cada caso é um caso. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes. Esse também é o motivo pelo qual não podemos informar valores.

      Se desejar agendar uma avaliação, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Um grande beijo!

  7. elivani disse:

    ola dr Luciana ,eu fiz a ninfoplastia .Como é o procedimento da reconstituição do himem?oBRIGADA

  8. gislaine pires de campos disse:

    Sempre tive vontade de colocar silicone,e hoje em dia não é só vontade mais sim objetivo mais fico muito alerta sobre aonde colocar o profissional,como procurar um lugar 100% seguro???

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Gislaine!

      Sempre procurar saber se o médico é Cirurgião Plástico mesmo e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois isto é uma chancela de que além de médico, ele antes de tudo é Cirurgião Geral, é Cirurgião Plástico e prestou uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade.

      Se desejar entrar em contato conosco, você encontra nossos telefones nesse link: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos