Menu

Você sabe o que é a Dieta do Jejum?

A nova moda promete o emagrecimento rápido por meio da privação de horas ou dias sem fazer uma refeição – mas será que faz bem à saúde?

Depois da barriga negativa, o assunto agora é a Dieta do Jejum. Você deve ter se deparado com ela em algum momento e deve ter achado um tanto quanto inusitada essa nova forma de emagrecimento. Para quem está desantenada, a premissa dessa dieta é o jejum intermitente que faz com que uma pessoa se alimente por 5 dias e jejue por 2. O tempo sem comer é variante, pois há aqueles que não pensam duas vezes em prolongar a pausa da alimentação por uma semana, por exemplo.

O período em que se fica de jejum serve para desintoxicar o organismo, para facilitar a perda de peso e para diminuir o colesterol e o açúcar do sangue. Sem contar o aumento de energia e o melhor funcionamento do cérebro.

Mas será que a Dieta do Jejum funciona?

O Jejum Intermitente (do inglês Intermittent Fasting) pede que o adepto fique de olho na quantidade de valores calóricos consumidos por dia, que devem ser mínimos para se atingir o resultado que uma pessoa procura. Ao contrário daquilo que os nutricionistas recomendam, não se come de 3 em 3 horas, pois esse ritmo é quebrado por causa do jejum que faz com que uma pessoa precise diminuir o número de refeições, isso em dias alternados.

A dieta pontua que não é preciso ficar o dia inteiro sem comer, pois é permitido tomar café da manhã e almoçar. Contudo, o jantar, por exemplo, fica de fora e a próxima refeição fica para o dia seguinte. Assim, quem adere à dieta seleciona os horários em que não comerá nada sólido, substituindo por bebidas que contribuem para a queima de gordura.

Em teoria, o jejum contribui para reduzir a quantidade de calorias ingeridas durante a semana, mas ninguém fica sem comer nenhum dia. Dentre os benefícios apontados está a perda de 1 quilo por semana, pois o corpo usa a gordura armazenada para tirar energia.

A Dieta do Jejum é saudável?

O benefício que mais atrai as pessoas para essa dieta é a possibilidade de perder peso rápido. Porém, vamos nos lembrar sobre os longos períodos em que o corpo não recebe nenhum alimento. Essa restrição das refeições faz com que o organismo estoque gordura e a use, e não o açúcar, como fonte de energia, o que, de fato, acelera o emagrecimento. Porém, você emagrece, mas as gordurinhas ficam presentes, e há perda de massa muscular.

Sem contar que optar pelo jejum é uma medida rigorosa que afeta o corpo se não houver uma adaptação e, feita sem acompanhamento médico, pode gerar desidratação. Quem tem diabetes não se favorece com a Dieta do Jejum, pois a ausência de alimento no organismo pode causar hipoglicemia e queda de pressão.

Por mais que qualquer dieta soe atraente, é sempre importante consultar um médico nutricionista, pois cada metabolismo é diferente. Se você tem problemas de saúde, esse comportamento é imprescindível. Restringir-se das maravilhas da alimentação pode acabar em frustração, o que acarreta em uma alimentação ainda mais recheada, especialmente de guloseimas, para descontar a raiva. E a autoestima fica abalada, não é verdade?

Faça o que é melhor para você e para seu corpo de maneira saudável!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. OI DOUTORA TENHO MUITAS DIFICULDADES DE EMAGRECER,JA FIZ MUITAS DIETAS HOJE PERDI O ESTIMULO TENHO DIABETE TIPO 2 TOMO GLIFARGE XR 500 TENHOS TODOS ALIMENTOS P/ UMA BOA DIETA BASICA.TOMO CHAS VERDES HIBICO.TENHO VONTADE DE EMAGRECER ESTOU PESANDO 80,20 KL.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Irani. Tudo bem? Sugiro que você procure um nutricionista para te orientar melhor. Após a consulta, ele poderá montar uma dieta adequada ao seu estilo de vida.
      Continue acompanhando o nosso blog, fazemos esse espaço com muito carinho especialmente para vocês!
      Um grande beijo!