Menu

Afinal, o que é a barriga negativa?

Muito se falou sobre o assunto que virou polêmica por ser considerada uma ditatura da beleza

As mulheres sempre terão aquele desejo de ter a barriguinha enxuta, sem nenhum sinal de gordura, como se tivesse nascido desse jeito. Todos os dias, nos deparamos com promessas e milagres lançados no mercado que transmitem uma ideia que parece ser a solução para o fim dessa preocupação feminina. Atualmente, quem ganhou os holofotes foi a barriga negativa, graças a exposição de uma foto no Twitter da modelo Candice Swanepoel. Isso acarretou debates sobre até que ponto as pessoas chegam para atender certos padrões estéticos.

Em poucos dias, a barriga negativa se tornou o sonho de consumo da mulherada. Para aquelas que ainda estão por fora, a novidade que se tornou um grande divisor de águas trata-se do formato côncavo da musculatura abdominal que é diminuída para que o osso do quadril e da costela fique em destaque. Por causa dela, ditou-se um suposto novo padrão de beleza que é muito mais comumente nas passarelas.

A polêmica não fica só em torno da perda de gordura magra que pode comprometer a sustentação da coluna, mas por requerer uma magreza que pode não ser vista como saudável. Para deixar o abdome côncavo, há quem abandone totalmente os carboidratos e se entregue a dietas carentes em proteínas e fibras que fazem o organismo funcionar melhor.

Por isso, a preocupação com relação à barriga negativa também se estendeu aos casos de distúrbios alimentares, onde uma pessoa pode ficar tão obcecada para ter o abdome sequinho que não ingere nenhum alimento para “zerar” as gorduras, dando espaço para a anorexia e a bulimia. Sem contar que esse desejo pode acarretar a dismorfia corporal, ou transtorno de imagem, que faz a pessoa perder a noção da realidade e a faz ver defeitos corporais que não existem.

Dessa forma, a obsessão para atingir a barriga negativa ou até mesmo o peso ideal em curto espaço de tempo faz com que uma pessoa recorra a medidas extremistas que afetam a saúde.

Ter esse tipo de padrão na região abdominal não está ao alcance de todas as mulheres, pois é pedido um biótipo certo para alcançar essa “nova” estética. Assim, é preciso estar consciente dos prós e dos contras com relação à vontade de ter a barriga negativa e do quanto isso é possível e vantajoso. O recomendado é fazer a rotina básica, com atividades físicas, uma alimentação saudável e acompanhamento médico para ter o abdome em dia.

Conquistar o abdome perfeito requer muitos sacrifícios, especialmente para a mulher que apresenta quadros de ansiedade e estresse no decorrer da rotina. Quebrar a dieta é muito mais fácil, ainda mais quando se quer descontar a raiva em uma barra de chocolate. Por isso, antes de recorrer às tendências que prometem um corpo sarado, consulte um médico. Dessa forma, você foge da frustração e mantém o organismo e o corpo saudáveis.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Elisabete disse:

    Dra Luciana o que é Lifty na face (acho q escreve assim).

    • Luciana Pepino disse:

      Elisabete,

      O lifting facial ou ritidoplastia é uma cirurgia que visa o rejuvenescimento do rosto, por meio da retirada do excesso de pele da região. O procedimento acontece direto nas linhas de expressão que precisam de mais cuidados. Além disso, há a aplicação de vitamina C e colágeno, para suavizar os traços que indicam o envelhecimento. Você pode saber um pouco mais sobre este procedimento neste post que publicamos aqui no blog: https://www.lucianapepino.com.br/lifting-facial-a-favor-do-rejuvenescimento/

      Beijos

  2. fabiana disse:

    Nunca me preocupei com isso até um dia eu engravida e ter filho pois fiquei com a barriga flácida. e agora tenho vergonha de vestir qualquer tipo de roupas. tudo em mim acho feio.

  3. graciela disse:

    como eu faço pra marcar uma consulta ?

  4. gostaria de saber quanto tá sua plastica e se vc é do recife pe algu numero em que eu possa entrar em contato com vc

    • Luciana Pepino disse:

      Kelly,

      Infelizmente não tenho como informar valores por aqui. Como cada caso é um caso e existem diversos procedimentos diferentes, é importante passar por uma avaliação pessoal. Precisamos não apenas vê-la pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, dentre outras informações essenciais.

      Nossa clínica fica em São Paulo – se quiser agendar uma avaliação conosco, neste link você encontra o nosso contato. https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Beijos!

  5. cristiane do espírito santo disse:

    naõ consigo entender por que acada tempo que aparece uma coisa diferente as pessoas querem imitar pois para mim o padraõ da mulher brasileira naõ e igual ao europeu somos peras,maças e ampuletas barriga chapada sei naõ viu

  6. muriel cristina disse:

    ai queria muito fica com essa barriga